Quantidade de ração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

sábado abr 30, 2005 10:26 pm

Boa noite,

Quando adoptei o meu gatinho Jonas, há 1 mês e meio atrás, ele era muito pequenino e magrinho. Já cresceu muito e eu acho que está muito pesado. Será que lhe estou a dar ração a mais??
Ele tem sempre a tijelinha com comida e come sempre que lhe apetece.
Estarei a fazer mal?

Obrigada pelos vossos comentários e sugestões.
Beijinhos e ronrons :) :)
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

domingo mai 01, 2005 12:22 pm

Os gatinhos devem ter sempre a comidinha na tijela, ainda bem que ele tem apetite e está a crescer. A comida nunca é demais para um bébé.

Guida
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 02, 2005 8:57 am

Peço desculpa mas não estou de acordo! Deve-se consultar a dosagem de comida necessária para o gatinho, caso esteja a comer ração e dividi-la em 4 tomas diárias. A partir dos 8 meses pode dividir por duas doses diárias. A ideia de ter a tigela sempre cheia é muito prejudicial para a sua saúde.
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

segunda mai 02, 2005 9:43 am

Olá a todos,

Agora é que eu fiquei baralhada :? :o
Agradeço mais opiniões..... é preciso desempatar!!! :roll:

bjs e ronrons do Jonas e da Zitinha
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 02, 2005 9:47 am

:lol: Tem razão, é sempre complicado, mas pergunte ao seu veterinário, ou consulte um livro sobre gatinhos ou leia mesmo, as indicações da ração, vai ver que ninguém aconselha a ter a tigela sempre cheia. Claro que há gatos que gostam de petiscar e outros de devorar, os meus, por exemplo, são dos que devoram, mas seja em que caso for, a ração deve ser dada consoante o total diário que o gatinho deve ingerir. ;)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda mai 02, 2005 9:52 am

Ola bom dia,
Não sei qual a ração que esta a dar ao seu gatito, eu dou ração seca, e no pacote da ração vem a dose diaria recomendada.
O meu gato ate aos 3/4 meses comeu uma especial para gatinhos e dava-lhe 3 doses diarias, agora come uma para gato jovens e a dose é dividida em duas refeições.
Consulte a tabela da sua ração, provavelmente que na embalagem aconselha a quantidade.
Fique bem.
Lucarina
Membro Veterano

segunda mai 02, 2005 9:58 am

Olá,

Segundo a informação do vet, eu devia dar a quantidade de ração indicada na embalagem. Mas pareceu-me tão pouca.... :(
Então comecei a ter sempre comida na tigela :?
Contudo, acho que o meu Jonas aumentou muito no prazo de 1 mês e meio :roll: :roll: . Já estou a ver.... comida a mais :oops:

Agora só mais uma questão:
Neste momento tenho dois gatos. Eles comem da mesma tigela ;)
Como é que eu vou saber se cada um está a comer a dose certa :?
Até acho que a Zitinha (tem 6 semanas) come mais que o Jonas! :o

Bjs
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 02, 2005 10:05 am

Pois eu tenho esse problema, tenho 3 gatos, mas entre eles a coisa vai mais ou menos bem dividida. A velhota agora começou a comer como um verdadeiro alarve, torna-se mais complicado de gerir. Mas, ou se espera que cada um termine a sua refeição e se retira a tigelinha ou teremos que confiar na politica gastronómica deles. Pessoalmente nunca retirei as tigelinhas e a mais velha tem 17 anos, seguida do macho com 11 anos e da filhota com 10 anos. Estabeleceram as suas rotinas e eu deixei-os estabelece-las.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda mai 02, 2005 12:40 pm

Não há nada de errado em deixar sempre a comida à discição aos gatos. O tipo de predação que eles exerçem na natureza (captura de pequenos roedores e pássaros) permite que façam várias refeições ao dia, pelo que se deixar a comida à descrição ele à partida come até estar saciado e isso não o prejudica em nada. Se em adulto notar que o gato tem tendência para a obsidade, aí com orientação vet, pode dosear a comida a dar-lhe mas isso não é de forma alguma obrigatório. Há imensos gatos que vivem toda a vida com comida à descrição sem ficarem gordos nem que daí advenha qualquer problema de saude. Não confundir gatos com cães!
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 02, 2005 12:56 pm

Quando os gatos vivem exclusivamente dentro de casa, raramente conseguem evitar comer demais. Os gatos que têm acesso à rua não têm esse problema. Não sei se o gato da Lucarina tem acesso à rua. Seja como for, quando o gato despeja sistemáticamente o que se põe na tijela, está a comer demais e só nós continuamos a colocar comida na tijela, então estamos a alimentá-lo em excesso.
Lucarina
Membro Veterano

segunda mai 02, 2005 1:03 pm

Olá,

Para já os meus gatos não saem de casa, ainda são pequeninos e eu tenho medo que fujam. Talvez mais tarde os deixe andar pelo jardim.
Eles não são tão gulotões assim. Comem muitas vezes mas pouco de cada vez. Acho que vou continuar com o método da tigela com comida, e ficar mais atenta ao que eles comem.

Obrigada a todos :) :)
Bjs
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

segunda mai 02, 2005 1:42 pm

Já obtive várias opiniões sobre este assunto e o consenso geral vai de acordo com o que disse a Hecep: comida à descrição logo que não haja problemas de obesidade.

Eu raramente ligo às quantidades indicadas na embalagem - tanto com a minha gata como com as cadelas. Acredito que eles se manteriam saudáveis com aquelas quantidades mas não necessariamente satisfeitos. A minha gata tem sempre comida na sua taça e consegue dosear muito bem. E não é, de forma alguma, obesa. As minhas cadelas são outra história - uma devora tudo em 5 minutos enquanto a outra leva quase uma hora, pelo que temos que separá-las na hora da refeição. Se é isto que acontece com os seus gatos, se calhar devia controlar melhor as refeições. Caso contrário, proceda como tem feito até agora que eles encarregam-se de si próprios.
Responder

Voltar para “Gatos”