Estou a precisar da vossa ajuda. A minha gata foi mamã há cerca de 2 semanas. Exactamente no dia em que eles faziam 2 semanas ela apareceu muito doente, não se mexia, não comia e miava desesperadamente com dores. Fui com ela ao veterinário e disseram que o diagnóstico seria uma inflamação nas maminhas. está a tomar antibiótico e anti-inflamatório. No entanto, a inflamação parece estar a aumentar, apresenta uns caroços grandes e as mamitas em sangue e com fissuras à volta. Por conselho do vet, separei-a dos filhotes e só a junto a eles de 3 em 3 horas para eles não estarem sempre a mamar o que lhe provoca muitas dores e não permite que a ferida cicatrize. Estou a dar aos bebes um leite suplementar.
Agora a minha dúvida (que também é a do vet) é se devemos, ou não desmamar os gatinhos. Por um lado, seria melhor para ele curar de vez aquilo. mas, por outro lado, ela anda completamente desorientada sempre a miar atrás de nós para nós a levarmos até aos filhos e ela própria, mesmo com dores não deixa de dar de mamar aos filhos. Aquilo que tenho feito é evitar que mamem todos ao mesmo tempo para não mamarem nas mamitas mais doentes. Enquanto ela dá de mamar a uns, eu dou a outros com o biberão e depois troco.
O que acham, devo ou não fazer o desmame dos gatinhos? O que será melhor para ela e para os gatitos? Agradeço a vossa ajuda!