SB em Obedience

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça São Bernardo! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CostaLusa

Responder
expatriada
Membro Júnior
Registado: quinta abr 28, 2005 5:43 pm

domingo mai 01, 2005 7:51 pm

Olá! Minha Sb de 6 meses, está a fazer desde os 4 meses, a modalidade desportiva Obedience. Antes que se crie uma confusão, a Fanta, começeou o treino na base da "recompensa" e só agora está a fazer o desmame da recompensa alimentar, para as festinhas e etc. O mais incrivel é que para todo mundo que diuz que essa raça é burra, Fanta, está a sair-se muitoooo bem. Já fazquase toda obediencia básica e até o final do ano passa para a moderada.
Ela irá concorrer nos campeonatos de Obedience, e com certezá irá quebrar aqueles tabu de que o SB não se treina, ou não aprende...rsrsrsrsr.
Queria saber se vcs tambem treinam vossos SB em alguma modalidade, além da famosa competição de beleza...

Abraços
Queen1
Membro Júnior
Registado: terça mar 29, 2005 8:47 am

segunda mai 02, 2005 9:26 am

Olá.
Eu por enquanto não treino a Queen em nenhuma modalidade mas penso seriamente em treiná-la também em obedience. Segundo uma informação que nos foi dada por um GNR cinófilo só valerá a pena começar com os treinos a partir dos 6 meses de idade pois, até essa idade tudo o que nós lhe ensinarmos será somente uma brincadeira para ela. Ela tem neste momento 4 meses e portanto estamos a aguardar....

No que respeita à inteligência dos nossos São Bernardos, já me questionei várias vezes por que razão eles se encontram no nº 65 em inteligência!! Realmente não compreendo já que a rapidez de aprendizagem (falo pela Queen) parece-me ser muito boa e estou bastante contente!!! Nós estamos a ensinar-lhe os comandos básicos e ela aprende muito rápido. De qualquer forma....também não nos obedece sempre!!! Mas...de BURRA não tem nada.
Por vezes dou comigo pensar...."se a Queen aprende com esta rapidez...imagino um Border Colie que se encontra em 1º lugar!"

Boa sorte para os seus treinos e para o campeonato de obedience. Espero que se quebre o tabu a respeito dos São Bernardos.

Já agora pergunto-lhe se acha conveniente começar os treinos aos 4 meses?
expatriada
Membro Júnior

segunda mai 02, 2005 5:39 pm

Olá Queen!
Eu penso assim e essa opinião é compartilhada pelo meu treinador.
O cachorro e mesmo cão, irá obedecer as ordens sempre naquele espirito bricalhão, fazendo tudo para agradar o dono e não por obrigação.
O Pastor Belga do treinador da Fanta, é campeão em Agility. Sempre que ele termina de obedecer uma ordem, ele pula em cima do dono para dar e receber festinhas!! Isso é ou não um sinal de que o cão está a fazer as ordens, sempre naquele espirito de agradar??

A maior parte dos treinadores, aconselham sempre a partir dos 6 meses, poque o metodo que utlizam, eu abomino. Muitos deles batem nos cães, gritam com os cães, obriga-os a abedecerem os comandos.
Fanta começou aos 4 meses, numa base totalmente diferente. Em vez dos berros e da agressão, ela recebe uma recompensa sempre que obedece os comandos. Por agora, ela assim que obedece um comando ganha uma salchisa bem gostossa..rsrsrsrs. Agora com 6 meses é que estamos tirando a recompensa alimentar e ela está adaptando super bem.
Esse dias fui a uma famrcia com ela, dei a ordem Fica, ela ficou na porta a me esperar o tempo inteiro! Com 6 meses!!!

Por isso eu acho que seu cachorro pode sim começar a treinar a escola, até porque isso ajudará na sua sociabilização e em torna-lo um cão seguro. No meu caso, as aulas da minha cachorra são individuais (acho que as aulas em grupo tem o problema, de metade dos cães aprenderem e outra metade nem por isso) assim é mais fácil treina-la com carinho e paciencia. Por isso, se vc decidir por colca-la agora numa escola, procure um treinador experiente e que não agrida seu cachorro.

Ah! Fanta é teimosa tambem!! O facto dela fazer obedience e já obedecer ordens básicas, não sginifca que ela não apronte e queria testar a nossa paciencia..rsrtsrsrsrs. As vezes é preciso mesmo uma palmadas..rsrsrsrs. Mas isso é comum da raça, por isso não se preocupe.
Vc é do Norte?

Abraços,
expatriada
Membro Júnior

segunda mai 02, 2005 5:40 pm

Olá Queen!
Eu penso assim e essa opinião é compartilhada pelo meu treinador.
O cachorro e mesmo cão, irá obedecer as ordens sempre naquele espirito bricalhão, fazendo tudo para agradar o dono e não por obrigação.
O Pastor Belga do treinador da Fanta, é campeão em Agility. Sempre que ele termina de obedecer uma ordem, ele pula em cima do dono para dar e receber festinhas!! Isso é ou não um sinal de que o cão está a fazer as ordens, sempre naquele espirito de agradar??

A maior parte dos treinadores, aconselham sempre a partir dos 6 meses, poque o metodo que utlizam, eu abomino. Muitos deles batem nos cães, gritam com os cães, obriga-os a abedecerem os comandos.
Fanta começou aos 4 meses, numa base totalmente diferente. Em vez dos berros e da agressão, ela recebe uma recompensa sempre que obedece os comandos. Por agora, ela assim que obedece um comando ganha uma salchisa bem gostossa..rsrsrsrs. Agora com 6 meses é que estamos tirando a recompensa alimentar e ela está adaptando super bem.
Esse dias fui a uma famrcia com ela, dei a ordem Fica, ela ficou na porta a me esperar o tempo inteiro! Com 6 meses!!!

Por isso eu acho que seu cachorro pode sim começar a treinar a escola, até porque isso ajudará na sua sociabilização e em torna-lo um cão seguro. No meu caso, as aulas da minha cachorra são individuais (acho que as aulas em grupo tem o problema, de metade dos cães aprenderem e outra metade nem por isso) assim é mais fácil treina-la com carinho e paciencia. Por isso, se vc decidir por colca-la agora numa escola, procure um treinador experiente e que não agrida seu cachorro.

Ah! Fanta é teimosa tambem!! O facto dela fazer obedience e já obedecer ordens básicas, não sginifca que ela não apronte e queria testar a nossa paciencia..rsrtsrsrsrs. As vezes é preciso mesmo uma palmadas..rsrsrsrs. Mas isso é comum da raça, por isso não se preocupe.
Vc é do Norte?

Abraços,
Queen1
Membro Júnior

terça mai 03, 2005 10:25 am

Obrigado pela sua resposta.
Também sou completamente contra o treino dos cães à base de violência e de grandes castigos. O método pelo qual optou no treino da Fanta também me parece o mais correcto e dou-lhe toda a razão. Quando penso em treinar a Queen nunca me passou pela cabeça fazê-lo à base de violência mas sim, à base de recompensas tal como me disse.

Tenho um amigo meu que é treinador de cães e irei falar com ele a respeito pois, ainda não surgiu a oportunidade de lhe telefonar e falar sobre o assunto (pois estava a aguardar os 6 meses). Penso que ele é um bom profissional e que não funciona à base da agressão.

Quando estamos (eu e o meu namorado) a ensinar à Queen os comandos básicos (senta, deita....) também funcionamos com recompensas....não uma salsicha...mas um biscoitinho!
Estamos é com um problemazinho ou seja, está muito complicado andar com ela de trela. De qualquer forma, julgo que este problema será solucionado numa escola de treino.

Agradeço novamente os seus concelhos.

Sou do Algarve.
expatriada
Membro Júnior

quarta mai 04, 2005 9:20 pm

Oi quee, só fiquei com uma dúvida, seu cachorro está com que tipo de problemas com a trela?
A primeira trela que usamos na Fanta, era um peitoral, mas rapidamente descobrimos que essa colera não é adequada para um cão do porte do SB. Nós íamos para um lado e ela ia para o outro, era super dificil controla-la. Até que pesquisando, descobrimos quea melhor trela é aquela de por no pescoço. Assim é muito mais fácil controlar o cachorrinho e educa-lo a andar sempre do seu lado e obedecer os seus comandos.
Mas não sei se é esse o seu problema.

Em relação a salchicha, corto-a em pedacinhos, é mais fácil de dar ao cachorro. Não dou a salchicha inteira..rsrsrsrsrsr

Bem, espero que vc tenha sorte com o treinador. Mas é sério, vale mesmo a pena :-)

Um abraço,
Priscila
expatriada
Membro Júnior

quarta mai 04, 2005 9:20 pm

Oi quee, só fiquei com uma dúvida, seu cachorro está com que tipo de problemas com a trela?
A primeira trela que usamos na Fanta, era um peitoral, mas rapidamente descobrimos que essa colera não é adequada para um cão do porte do SB. Nós íamos para um lado e ela ia para o outro, era super dificil controla-la. Até que pesquisando, descobrimos quea melhor trela é aquela de por no pescoço. Assim é muito mais fácil controlar o cachorrinho e educa-lo a andar sempre do seu lado e obedecer os seus comandos.
Mas não sei se é esse o seu problema.

Em relação a salchicha, corto-a em pedacinhos, é mais fácil de dar ao cachorro. Não dou a salchicha inteira..rsrsrsrsrsr

Bem, espero que vc tenha sorte com o treinador. Mas é sério, vale mesmo a pena :-)

Um abraço,
Priscila
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

quinta mai 05, 2005 9:58 am

Digam o que disserem, eu acho que esta raça é de facto muito inteligente e não só, os tipos sãos uns espertalhões.

Ensinei os comandos básicos ao Sansão, tipo senta, deita, fica, sim, não, bonito e feio, sempre na base da recompensa - biscoito ou brincadeira - também não gosto de violência com o animal.

Ele agora cada vez que me vê com um biscoito na mão senta-se logo à espera da recompensa, nem espera que eu dê a ordem. tá a funcionar por antecipaçãoImagem Por isso eu digo que ele é um chico-esperto.

Ele percebe exactemente o que eu quero que ele faça, mas às vezes só cumpre quando lhe apetece, enfim...Depois tenho que elevar o tom de voz para ele perceber que não há brincadeira enquanto não obedecer.

O 'fica' é que ainda está um bocado difícil. O sansão não se aguenta muito tempo quieto, ele é muito brincalhão e parece-me que tem uma personalidade muito independente (apesar de andar sempre atrás de mim, até mete a cabeçorra entre as minhas pernas quando estou de costas para ele e depois espreita-me)

Nos passeios de trela ainda estamos a adaptar-nos à passada um do outro. Ele gosta de andar à pressa mas já percebeu que eu é que imponho o nosso ritmo, apesar de continuar a tentar a sorte uma vez ou outra. Para ele ficar satisfeito deixo-o fazer umas corridas no campo.
Também não gosta muito de se manter a meu lado, quer ir sempre à frente e a saltar para cima dos muros dos vizinhos. É um codrilheiroImagem Com paciência a coisa vai.
Queen1
Membro Júnior

sexta mai 06, 2005 2:18 pm

Boa tarde.
Quando me referi aos problemas de andar com a Queen de trela, referia-me ao facto de ainda não conseguir mantê-la ao meu lado quando passeamos ou seja, ela está constantemente a puxar-me e quer por força ir sempre à minha frente. Contudo, o que faço quando ela me pucha é parar ou então mudar de direcção. Com efeito, num percurso de por exemplo, 3 min nós levamos 15 min a percorrê-lo!

Agradeço a sua atenção face à trela que eu estou a utilizar mas, parece-me que não seja esse o problema pois a trela que uso é mesmo daquelas de colocar ao pescoço.

Contudo, parece que a regularidade dos nossos passeios já está a surtir algum efeito pois, já consigo passear "uns quantos metros sem que ela me leve atrás"... Também já me apercebi de que, quando nos encontramos em lugares ou ruas completamente novos para ela, ela acelera rapidamente o passo e, pelo contrário, o mesmo já não sucede quando ela conhece bem o lugar por onde passeamos. Julgo que seja o seu desejo de exploração e de descoberta que, consequentemente reina sobre os meus comandos nos sítios novos para ela. No entanto, com muita paciência acabamos por conseguir.[/img]
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

sexta mai 06, 2005 3:45 pm

Nos primeiros passeios, de cada vez que o Sansão puxava eu puxava também, o suficiente para ele perceber que não o devia fazer, e ralhava com ele. Agora de cada vez que acelera o passo é só levantar a voz que ele acalma-se.

Mas, tal como a Queen, fica doidão quando andamos por sítios que não conhece. Penso que à medida que se habituar aos passeios vai acalmando.
expatriada
Membro Júnior

sábado mai 07, 2005 12:50 pm

Olá meninas!
Em relação ao passeio a Fanta é assim: se vai por um sitio que já conhece, anda a vontade e vai muitas vezes a minha frente sempre controlada pela minha trela.
Quando está num sitio que não conhece, sai cheirando todos os pedacinhos de chão de chão possiveis, parando muitas vezes durante vários minutos a cheirar um mesmo local!
Nesse caso eu permito e até espero, pois sei qjue é a forma que ela tem de conhece o "mundo" ao seu redor e saber quem já passou por ali :-)
Ela sócaminha ao meu ladinho mesmo, quando dou o junto. De resto deixo ela andar a vontade.
Só tenho pena, porque com a nova lei, elã não pode correr solta, mesmo que num jardim grande. Agora está sempre pesa pela trela.
Claro que aqui perto d eminha casa, como ela conhece todomundo, as vezes os meninos vão jogar futebol, e pedem para que eu a solte para ela ir jogar com eles. Detalhe: O jagar que eles dizem é, enquanto eles jogam a bola, ela corre atrás de todo mundo e da bola tambem..rsrsrsrsrs.
É engraçado :-)
Abraçosa todas!
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

domingo mai 08, 2005 8:34 pm

Cara expatriada...
Ficamos felizes por saber o resultado dos treinos da Fanta :lol: :lol: :lol:
Agora ela só precisa mesmo é de uma treinadora adjunta ;)
Para todos os donos de SB fica um conselho:
Um cachorro está pronto para aprender desde muito cedo (memoriza a partir do 21º dia). Assim que o programa de vacinação estiver completo, o cachorro está pronto para começar a treinar com profissionais que podem evitar um erro involuntário dos donos. Claro está que um bom treinador deve respeitar sempre o cão e adaptar o treino à sua idade e carácter.
DONA PRISCILA O PB DO SEU TREINADOR NÃO É CAMPEÃO DE AGILITY, É DE MONDIORING :evil:

Abraços para todos!
Dos treinadores zelozos :lol:
Responder

Voltar para “São Bernardo”