Eriçar o pêlo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta nov 06, 2002 9:55 am

Olá

Penso que isto é comum a todos os cães (e outros animais), quando se aproximam de outros que são desconhecidos.
Isto é uma reacção de medo? De intimidação? É mais próprio de animais pouco possantes? Também se verifica naqueles tais cães “perigosos”?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quarta nov 06, 2002 10:29 am

Posso-te dizer que as minhas cadelas levantam o pelo qdo estão zangadas, ou qdo passa alguèm ou um cão pelo muro...penso que é normal.

Carla
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 06, 2002 10:32 am

É tipico de todos os cães, pelo menos anqueles em que é possivel eriçar o pêlo.
Normalmente indica uma pretenção de confronto, os animais, querem parecer maiores para intimidarem o adversário. Se o objectivo é a fuga, não eriçam o pêlo e encolhem-se, pois querem parecer mais pequeninos para não provocar o adversário.

O confronto pode nunca chegar-se a dar, aliás isso é o mais frequente, mas é um bluff que eles usam para medir forças antes de se cheirarem.

Nos gatos normalmente está associado ao medo, ao pânico.
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

quarta nov 06, 2002 11:10 pm

Apenas num dos meus cães observo isso e é no Dogue, se calhar também por ter pêlo curto é mais fácil notar-se. Eriça o pêlo perto da cauda e atrás do pescoço.
Mas sempre associado ao medo (como os gatos pelos vistos, se calhar o canito é mesmo gato :? :lol: ). Digo isto porque a reacção dele nunca é confrontar mas antes fugir e quando se assusta faz a mesma coisa imediatamente nem que seja por tropeçar em alguma coisa (é logo rabo entre as pernas, orelhas para trás e pêlo eriçado). Se se assustar com alguém que lhe toca de repente faz a mesma coisa recuando imediatamente.
Se passarem cães ou pessoas desconhecidas no portão ladra mas não eriça o pêlo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

domingo nov 10, 2002 10:09 pm

Olá Nel,

Pela exeperiência que tenho com os meus cães, vejo que eles se eriçam quando estão irritados com qualquer coisa, querem medir forças com um possível invasor do seu território, ou mesmo quando se desafiam um ao outro.

Penso, como já disseram, que será para parecerem maiores, mas também que pode funcionar como um aviso, do estilo «Estou mesmo irritado, é melhor não pisares o risco...!». Muitas outras espécies animais têm estes avisos quando existe perigo de confronto, o que se verifica muito útil para a própria sobrevivência dessa mesma espécie.

Abraços,
Nokio.
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

domingo nov 10, 2002 10:49 pm

Elsa,
Nos gatos o levantar o pêlo não está ligado somente ao medo ou pânico. O levantar do pêlo e arquear do dorso faz parte de uma arte usada pelos gatos que significa: Olha para mim, vê como eu sou grande!
Ou seja, é também uma forma de intimidar o eventual inimigo.

Ainda agora, quando resolvi trazer para casa um cão já grande, os meus 5 gatos investiam na sua direcção todos enfulados e arqueados. O cão tinha que se afastar para eles passarem. Foi de morrer a rir. Os gatos tão pequenos a manterem á distância um cão que faz 6 ou 7 deles 8é um Boxer).

Passou um mês e hoje já tudo está calmo, mas os gatos quando querem deitar-se no sítio onde está o cão, levantam o pêlo, bufam e o pobre do cão afasta-se.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo nov 10, 2002 11:23 pm

Aby Escreveu: Elsa,
Nos gatos o levantar o pêlo não está ligado somente ao medo ou pânico. O levantar do pêlo e arquear do dorso faz parte de uma arte usada pelos gatos que significa: Olha para mim, vê como eu sou grande!
Os meus gatos fazem isso é a brincar um com o outro. A Margot como não tem medo dos outros cães, porque associa cães a brincadeira, por isso raramente levanta o pelo...
Rosinha2000
Membro Veterano
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo nov 10, 2002 11:24 pm

Os meus gatos fazem isso é a brincar um com o outro. A Margot como não tem medo dos outros cães, porque associa cães a brincadeira, por isso raramente levanta o pelo...
Rosinha2000
Membro Veterano

domingo nov 10, 2002 11:25 pm

Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda nov 11, 2002 8:58 am

A NáNá (gata) levanta o pelo quando se assusta ou quando investe.
O Luso e a Luna bem podem levantar pois com o pelo deles não se nota.
O Oscaar se se assustar levanta o pelo e, quando ouve qualquer barulho estranho ou quando vê alguém que não gosta a aproximar-se é vê-lo com o dorso completamente encrespado, desde o pescoço até ao rabo!!
Responder

Voltar para “Cães”