Muito sinceramente não me dei ao trabalho de ir ver se este tema já foi abordado ou não, se já, as minhas desculpas.
A situação é a seguinte:
No passado fim-de-semana eu e o meu namorado fomos passear de trela com o Simão, só que, ao invés de irmos com ele até à Praia, como usualmente, decidimos passear com ele por lá, na aldeia onde moro.
O Simão ia na trela e quem o levava era o meu namorado, bem a cena foi digna de se ver, à medida que iamos na estrada e passando por vivendas com outros cães eram uma barulheira desgraçada eo Simão... completamente passado da cabeça a mandar-se a tudo quanto era cães do lado de lá dos muros, o meu namorado viu-se grego para conseguir controlá-lo...
Finito o passeio para lá, ele mandou-me trazer o Simão (de trela) no caminho de volta, para ver se eu conseguia controlar o cão ou não!!
Então não é que o meu amiguinho resolveu vir nas calmas, ao meu lado e ignorar tudo o que era cão do outro lado muro!!

Escusado será dizer que o meu namorado estava passado da cabeça com a cena, e é aqui que a minha dúvida surge será, que o Simão sentiu que visto ser eu «femea» e ter menos força ele tomou aquela atitude para me proteger???
É já não é a primeira vez que assisto a atitudes deste género, por ex. eu tenho uma vizinha que tem uma Boxer, e já não é a primeira vez que eu a filha de 9 anos a passear a cadela, que vai ao lado da criança, devagar, calma, descontraida... Quando por sinal é o Dono (Pai da criança) a passeá-la a atitude é completamente diferente!!!
Será que os cães sentem mesmo quem é o «elo mais fraco»???
Situações como as que o Simão me fez no passado fim-de-semana eu tenho imensas, principalmente no que toca a mim, às minhas sobrinhas (4 e 6 anos) ou ao meu pai (67 anos), o Simão tem sempre uma atitude de enorme respeito e protecção para connosco, porque será?
Cumprimentos,
Olga