adopção de outro cão 2

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
teresapeixe
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 02, 2005 4:57 pm

quinta mai 05, 2005 9:13 am

como ainda sou novata nisto não sei deveria ter posto esta resposta como nova mensagem... ou se fazendo "responder" bastava...

obrigada! já agora aproveito para fazer mais umas perguntas...
Será melhor adoptar um cachorro ou um cão mais crescidote?
O meu problema é que para o cachorro, neste momento, talvez não tenha o tempo necessário para o educar (mas se for essa a escolha...cá me hei-de arranjar!). Para um cão mais velho não sei com que "hábitos" virá... (dominância, relação com a molly e outros cães...)
Há algum sitio preferencial (em lisboa, para maior facilidade) onde deva ir procurar o cão para adoptar?
(fico meia perdida ao ver 5 ou 6 sitios repletos de cães com as histórias mais incríveis que se possam imaginar...)
Adoraria que a Molly tivesse uns bébés Basset mas mas estou determinada em esteriliza-la. É o melhor método e com menos riscos, verdade?
Mais uma vez, obrigada!
wolfenstein
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: terça dez 18, 2001 8:06 pm

quinta mai 05, 2005 11:15 am

Cara Teresa

Apesar de ser a primeira vez que tenho um BH (um cachorro de 4 meses) estou numa situação que talvez lhe possa ajudar alguma coisa.

Todos os dias vou trabalhar e levo o Portus comigo pois o sítio onde trabalho tem um política especial relativamente aos cães. Como existe um amplo terreno (murado) nas traseiras do edifício criou-se o hábito (como não o sei) de alguns donos trazerem os cães para o trabalho, em vez de ficarem em casa.

Para mim foi óptimo, pois de outra forma nunca poderia ter um cachorro, já que passo praticamente o dia todo fora de casa.

Por isso, todos os dias o Portus convive com uma Alaca Malamute e com um Podengo Alentejano. A minha opinião é que este tipo de convívio é extremamente positivo, tendo contribuído para ter um cachorro que está a ficar perfeitamente socializado com outros cães.

Quando me cruzo com outro cão na rua, o Portus, com os seus 4 meses de idade, têm sempre uma atitude de curiosidade e aproxima-se deles sem medo, normalmente começando a brincar com eles após aqueles primeiros segundos de cheiradelas.

Quanto à idade dos companheiros do trabalho, a cadela é mais velha e tem (por enquanto) uma posição dominante. Com ela o Portus porta-se que nem um anjinho. Respeita-a, está sempre calmo e normalmente não tem mais daquelas "fúrias de cachorro" do que um cachorro normal teria. Quando ele tenta abusar, a cadela rosna-lhe e ele põe-se logo em sentido.

Quanto ao Podengo, tem cerca de 1 ano e, como é normal neste cães com esta idade, é um autêntico furaCÂO. Corre o dia todo, como se não existisse amanhã e as pilhas parecem inesgotáveis. Claro que a chegada do Portus foi para ele uma maravilha, pois agora têm um companheiro de bricadeira. O Portus com ele tem um comportamento totalmente diferente, estando constantemente a alinhar nas mordidelas, rosnadelas e perseguições.

O lado bom disto é que normalmente no fim do dia tenho um cachorro calmo e cansado que quando chega a casa brinca um pouco e dorme, sem qq fúria de cachorro.

O lado mau é que ele estava a começar a ter com as pessoas o mesmo tipo de brincadeiras que tem com o Podengo. Ou seja, mordidelas, rosnadelas e perseguições. Este é um problema que ainda não consegui controlar muito bem. Comigo ele porta-se bem, até porque eu não lhe permito abusos e penso que ele me vê como macho dominante, mas com outras pessoas ele rosna e morde quando lhe apetece. Claro que eu tento reprimir sempre estes abusos mas a minha mulher tem mais problemas a faze-lo.

Aliás isto é matéria para outro post. Em resumo, penso que um cão mais velho será melhor, pois pode acalmar a natureza mais rebelde e teimosa de um cachorro. No entanto não deverá ser um cão muito velho, porque esses já não têm paciência para aturar miúdagem.


Com os melhores cumprimentos

Nuno







Nunca tive qualquer problema com nenhum dos cães.
Responder

Voltar para “Basset Hound”