Olá,
Eu sei o que as pessoas costumam dizer “Lá vem este vegetariano a tentar impingir-nos o que comer!”
“Eu tenho o maior respeito pelos vegetarianos, mas não me venhas dizer aquilo que eu devo comer!”
... e é verdade, os vegetarianos esforçam-se muitas vezes por fazer as outras pessoas compreenderem o vegetarianismo e se possível abraçarem-no. E porquê? Porque quem é vegetariano por acreditar que os animais têm direito à vida e a não serem vítimas de sofrimento, não pode concordar que as outras pessoas continuem a usar os animais como lhes apetece. Na verdade, para nós, não se trata da liberdade da pessoa a escolher o que quer comer mas do direito dos animais a não serem usados para alimentação.
Eu sou vegetariano há pouco mais de 3 meses, e não posso (nem devo) julgar ninguém. Ninguém é melhor nem pior por ser ou não vegetariano. Mas acredito que é melhor ser-se vegetariano do que não o ser, o que é diferente.
O que eu acho é que a maioria das pessoas nem sequer coloca em causa a sua alimentação ou a cultura estabelecida. No meu caso, tenho a agradecer a alguém que me falou sobre o assunto dos “animais NÃO serem nossos para comer”, eu na altura até gozei, como a maior parte das pessoas faz, mas depois de pensar no assunto não encontrei nenhuma justificação razoável para contribuir para o massacre de animais para consumo, quando nós podemos ter uma saúde tão boa ou melhor se não nos alimentarmos de animais. Aquilo que eu sempre pensei foi que comer os animais era “natural”, era essa a nossa natureza... Mas nós como animais racionais que somos podemos escolher, e a escolha compassiva é não contribuir para o sofrimento, uma vez que já sofrimento demais no mundo.
“Não acredites em qualquer coisa simplesmente porque ouviste dizer. Não acredites em qualquer coisa simplesmente porque é falada e murmurada por muitos. Não acredites em qualquer coisa simplesmente porque está escrita nos teus livros religiosos. Não acredites em qualquer coisa apenas pela autoridade dos teus professores ou anciãos. Não acredites em tradições apenas porque elas foram seguidas durante muitas gerações. Mas após observação e análise, quando achares que qualquer coisa está de acordo com a razão e conduz ao bem e benefício individual e geral, então aceita-a e vive de acordo com ela.” – Buddha
Claro que às vezes se diz que o vegetarianismo é muito fácil, para tentar cativar as pessoas. E é verdade, no caso de uma dieta ovo-lacto-vegetariana, é muito fácil conseguir fazer uma alimentação equilibrada. Mas quem estiver interessado em fazer uma alimentação vegetariana restrita, ou vegan, deverá saber que não é fácil. É preciso fazer uma alimentação bastante variada e estar bem informado, o que acontece com a maioria dos vegans. Mas por vezes algumas pessoas desistem ao fim de pouco tempo por não estarem bem informadas e por começarem a sofrer algumas carências nutricionais.
Mas tudo o vale realmente a pena exige algum esforço. E ser vegan vale a pena. Apesar de ser muito mais difícil fazer uma alimentação vegan equilibrada do que uma alimentação omnívora equilibrada, uma alimentação vegan equilibrada trás grandes benefícios em relação à alimentação que incluiu carnes, nomeadamente, muito menor incidência de enfartes e tromboses, de cancro do cólon, cancro da próstata e cancro da mama, de diabetes e de hipertensão arterial.
No entanto é importante verificar que dizer que fazer uma alimentação vegan equilibrada é difícil não é sinónimo de que isso seja raro, como dizer que fazer uma alimentação omnívora equilibrada é muito fácil, também não é sinónimo de que isso seja vulgar. Antes pelo contrário, hoje em dia, a esmagadora maioria das dietas omnívoras não são equilibradas, devido entre outras coisas à moda da fast food. Quem é vegan está normalmente bem informado sobre o que deve comer, é mais fácil encontrar um vegan com uma dieta perfeitamente equilibrada e saudável do que o contrário.
Algumas pessoas também desistem mesmo antes de começar porque acham a tarefa demasiado difícil, ou até mesmo impossível. Afinal os produtos animais não estão em todo o lado? Sim, há substâncias de origem animal nos mais variados produtos, como por exemplo num vulgar rolo fotográfico. Mas ninguém está a dizer que deixes de tirar fotografias. Alguns vegans, tentam evitar todo e qualquer produto que contenha algum vestígio animal, mas isso não é o mais importante. Isto não se trata de buscar a pureza ou a perfeição trata-se de evitar o sofrimento animal. O importante é não contribuir para a morte ou sofrimento dos animais. Portanto não devemos comprar nenhum produto para o qual os animais sejam especificamente criados ou mortos para o obter, tal como a carne, peixe, ovos, leite e derivados. Podemos evitar os subprodutos mas isso não é, de longe, tão importante, porque ainda que nós não compremos os subprodutos isso não terá qualquer influência no número de animais que serão mortos ou vítima de sofrimento, simplesmente que esses subprodutos serão deitados fora. (Atenção: os ovos e o leite não são subprodutos, os animais são especificamente criados e mantidos em condições de sofrimento para esse fim) No entanto quando suficientes pessoas deixarem de comer carne, os subprodutos deixarão de existir aos baixos preços que hoje existem e os fabricantes terão de encontrar alternativas para produzirem, por exemplo, os rolos fotográficos.
Pensem no vegetarianismo sem preconceitos... E chegam ao vosso próprio conceito de o que é uma alimentação humana.
Um abraço,
Miguel
[editado: sticky -> unsticky]
VEGETARIANISMO
Moderador: mcerqueira
-
hecep
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Olá!
Antes de mais qualquer coisa quero dizer que respeito a sua opção e até concordo que sob alguns aspectos pode ser bastante mais saudável.
No entanto, tenho uma visão um pouco diferente, penso que os consumidores devem exigir que os produtos que compram não tenham envolvido sofrimento animal, ou que pelo menos o sofrimento seja ao diminuído ao máximo possível. O que eu acho mal é que tenham proibido muitas pequenas explorações animais familiares alegando a falta de higiene mas depois autorizem a produção massiva de animais em condições péssimas para eles e com ameaças inéditas para a saúde como a BSE. O que eu acho é que os produtos de origem animal devem ser mais caros mas ao mesmo tempo os animais devem ser criados de forma extensiva com espaço, luz, comida e água e com dignidade.
A questão é que na natureza existe uma cadeia ecológica, comes mas também és comido. O ser humano tem eliminado sistematicamente todos os seus predadores o que o torna a sua predação de outros animais um bocado imoral. Mas qualquer animal evita ser predado se puder e se é omnívoro come um pouco de tudo que é o nosso caso.
Enfim compreendo os seus sentimentos e o que o leva a ser vegan mas penso que se pelo menos a produção de animais fosse mais fiscalizada e menos intensiva já seria uma grande melhoria.
Cumprimentos,
Hecep
Antes de mais qualquer coisa quero dizer que respeito a sua opção e até concordo que sob alguns aspectos pode ser bastante mais saudável.
No entanto, tenho uma visão um pouco diferente, penso que os consumidores devem exigir que os produtos que compram não tenham envolvido sofrimento animal, ou que pelo menos o sofrimento seja ao diminuído ao máximo possível. O que eu acho mal é que tenham proibido muitas pequenas explorações animais familiares alegando a falta de higiene mas depois autorizem a produção massiva de animais em condições péssimas para eles e com ameaças inéditas para a saúde como a BSE. O que eu acho é que os produtos de origem animal devem ser mais caros mas ao mesmo tempo os animais devem ser criados de forma extensiva com espaço, luz, comida e água e com dignidade.
A questão é que na natureza existe uma cadeia ecológica, comes mas também és comido. O ser humano tem eliminado sistematicamente todos os seus predadores o que o torna a sua predação de outros animais um bocado imoral. Mas qualquer animal evita ser predado se puder e se é omnívoro come um pouco de tudo que é o nosso caso.
Enfim compreendo os seus sentimentos e o que o leva a ser vegan mas penso que se pelo menos a produção de animais fosse mais fiscalizada e menos intensiva já seria uma grande melhoria.
Cumprimentos,
Hecep
-
Madonna
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos
Olá,
É muito importante que se saiba, que o vegetarianismo é a opção mais saudável.
Por outro lado, termos a consciência de que os animais não existem para nosso proveito, como os negros não existiram para servir os brancos, ou como as mulheres não nasceram par servirem o homem.
Eu, como vegetariana/vegan, posso-me basear na minha experiência para transmitir a todas as pessoas, que não é difícil mudarmos os nossos hábitos.
Com o tempo, depressa me fui habituando às alternativas e às “substituições” alimentares.
Conhecendo os locais, onde a oferta vegetariana abunda, vamos conhecendo outro tipo de alimentos, em que se coaduna uma alternativa saudável, com um paladar delicioso.
Nunca pensei, mas nunca pensei mesmo, que fosse tão fácil e tão saboroso.
Estava disposta a vários sacrifícios, pelos animais. Afinal, não há qualquer sacrifício, muito pelo contrário.
Um dia, enquanto comia Fallafel, num restaurante Indiano, tive que chamar o empregado, para realmente confirmar, se o prato era vegetariano, pois pareciam realmente croquetes de carne.
Os patés, por exemplo, são extremamente deliciosos. Qual a necessidade de provocar um cancro no fígado dum bicho, para depois se fazer um paté?!!
Os bolos, feitos sem ovos, são de longe muito mais saborosos.
As maioneses, também sem ovos e sem qualquer gordura animal, igualmente deliciosas.
Os hamburguers de Tofu, Seitan, Quinoa, Soja, ou mistos de cereais, recheados de especiarias, completamente deliciosos.
Os queijos de soja, também enriquecidos de especiarias: um casal meu amigo, não acreditava que era queijo vegetariano, pois sabia-lhes a presunto. Para tirarem as dúvidas, comeram-me o queijo todo.
Os iogurtes, as sobremesas, os sumos, os aperitivos, etc, etc, etc, etc.
O pão que nós compramos, feito pelos métodos tradicionais, recheado de azeitonas, cebola e oregãos. Ou outro tipo, simples e amassado à mão.
Sabem o que isso é?!!! É uma maravilhosa opção.
Desta forma, é difícil de compreender, porque se continuam a sacrificar animais e ao mesmo tempo, a contribuir-se para um estado de saúde, cada vez mais débil.
Acreditem, que se não fosse pelos animais, eu não perdia o meu precioso tempo a explicar tudo isto. Cada um come o que quer. Cada um, sabe de si. Mas matar, para quê?!
Há três razões supremas, para não comermos animais (aleatoriamente descritas):
- Porque em troca de não os comermos, seremos mais saudáveis;
- Porque é uma alimentação muito mais variada e muito mais saborosa;
- Porque gostamos de animais e não queremos, nem precisamos, compactuar com o sofrimento deles.
Curiosamente, ou não, sinto que com a minha mudança de atitude, recebi como “agradecimento”, uma forma de estar na vida, muito diferente daquela que me habituei ao longo de vários anos, sendo omnívora.
Nem uma única constipação, consegue penetrar as minhas defesas e eu, sofria imenso da garganta e apanhava gripes, constantemente. Recorri bastantes vezes a antibióticos e outros fármacos.
Hoje em dia, lamento que este tipo de atitude não tivesse despertado mais cedo, na minha consciência.
Pensem nisso, para vosso bem estar físico e mental.
Um beijo,
Paula
É muito importante que se saiba, que o vegetarianismo é a opção mais saudável.
Por outro lado, termos a consciência de que os animais não existem para nosso proveito, como os negros não existiram para servir os brancos, ou como as mulheres não nasceram par servirem o homem.
Eu, como vegetariana/vegan, posso-me basear na minha experiência para transmitir a todas as pessoas, que não é difícil mudarmos os nossos hábitos.
Com o tempo, depressa me fui habituando às alternativas e às “substituições” alimentares.
Conhecendo os locais, onde a oferta vegetariana abunda, vamos conhecendo outro tipo de alimentos, em que se coaduna uma alternativa saudável, com um paladar delicioso.
Nunca pensei, mas nunca pensei mesmo, que fosse tão fácil e tão saboroso.
Estava disposta a vários sacrifícios, pelos animais. Afinal, não há qualquer sacrifício, muito pelo contrário.
Um dia, enquanto comia Fallafel, num restaurante Indiano, tive que chamar o empregado, para realmente confirmar, se o prato era vegetariano, pois pareciam realmente croquetes de carne.
Os patés, por exemplo, são extremamente deliciosos. Qual a necessidade de provocar um cancro no fígado dum bicho, para depois se fazer um paté?!!
Os bolos, feitos sem ovos, são de longe muito mais saborosos.
As maioneses, também sem ovos e sem qualquer gordura animal, igualmente deliciosas.
Os hamburguers de Tofu, Seitan, Quinoa, Soja, ou mistos de cereais, recheados de especiarias, completamente deliciosos.
Os queijos de soja, também enriquecidos de especiarias: um casal meu amigo, não acreditava que era queijo vegetariano, pois sabia-lhes a presunto. Para tirarem as dúvidas, comeram-me o queijo todo.
Os iogurtes, as sobremesas, os sumos, os aperitivos, etc, etc, etc, etc.
O pão que nós compramos, feito pelos métodos tradicionais, recheado de azeitonas, cebola e oregãos. Ou outro tipo, simples e amassado à mão.
Sabem o que isso é?!!! É uma maravilhosa opção.
Desta forma, é difícil de compreender, porque se continuam a sacrificar animais e ao mesmo tempo, a contribuir-se para um estado de saúde, cada vez mais débil.
Acreditem, que se não fosse pelos animais, eu não perdia o meu precioso tempo a explicar tudo isto. Cada um come o que quer. Cada um, sabe de si. Mas matar, para quê?!
Há três razões supremas, para não comermos animais (aleatoriamente descritas):
- Porque em troca de não os comermos, seremos mais saudáveis;
- Porque é uma alimentação muito mais variada e muito mais saborosa;
- Porque gostamos de animais e não queremos, nem precisamos, compactuar com o sofrimento deles.
Curiosamente, ou não, sinto que com a minha mudança de atitude, recebi como “agradecimento”, uma forma de estar na vida, muito diferente daquela que me habituei ao longo de vários anos, sendo omnívora.
Nem uma única constipação, consegue penetrar as minhas defesas e eu, sofria imenso da garganta e apanhava gripes, constantemente. Recorri bastantes vezes a antibióticos e outros fármacos.
Hoje em dia, lamento que este tipo de atitude não tivesse despertado mais cedo, na minha consciência.
Pensem nisso, para vosso bem estar físico e mental.
Um beijo,
Paula