PORQUE RAZÃO OS LABRADORS DAS EXPOSIÇÕES SÃO MAIS GORDOS ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
joaquim_sousa
Registado: quinta mai 05, 2005 12:16 am

segunda mai 09, 2005 3:05 am

Tenho ido a muitas exposições e tenho reparado que os labradors melhor classificados são sempre mais fortes ou mais gordos.
Os meus não estão magros, pelo contrario, mas não têm aquele aspecto corpulento que têm os das exposições.
Se me puderem esclarecer agradecia.
Obrigado
Joaquim
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 09, 2005 4:29 am

Porque pertencem à linha inglesa.
O seu, provávelmente, é da linha americana que não é reconhecida pela FCI.
O labrador deve ser corpulento (tipo rott) com ossos largos.
Lembre-se que os labs eram cães de trabalho, antes de serem cães de caça.
In 1822 a traveler to Newfoundland gave an account of a number of small water dogs preferred for retrieving by waterfowlers because their smooth, short coats did not retain icy water in the freezing weather. The Earl of Malmesbury upon seeing the swift black retrieving dogs took a liking to them and arranged to have some imported to England. It wasn't until 1887 that the name "Labrador" was coined when the Earl incorrectly referred to them in a letter as his "Labrador dog." It was in the same letter that he also mentions the physical attributes which still distinguish the breed today... "its close coat which turns the water off like oil and above all, a tail like an otter."
Não sei se está à vontade com o inglês, de qualquer forma eles ajudavam na pesca e no transporte de pesos (nomeadamente madeira) num terreno de tipo montanhoso.
É um cão rústico capaz de aguentar muito com pouco alimento e poucos cuidados.
Tem a sua origem em Inglaterra onde se estabeleceu o padrão do labrador e este (padrão) procura ser o mais leal possível ao cão original - não muito alto e robusto.
Inclusive, em Inglaterra, muita gente acha que só os pretos são autênticos labs.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda mai 09, 2005 9:03 am

Bom dia,

a Aisd tem toda a razão, mas existe um outro factor, com que me deparo todos os dias.

Nos Labs de clientes, que são mais magros que os das exposições, se pertencem a um particular, 80% das vezes é porque o vet, que não entende, na maioria das vezes, do estalão, coloca na cabeça do dono que o Lab só está bem se se sentir as costelas, e fizer cintura.

Este conceito está errado!! Não está correcto um Lab obeso, nem um Lab com cintura. Quando se olha de cima, tem que ser direito, compacto.

Esta é uma foto de um cão de exposição, Eng.Sh.Ch. Am.Ch. Receiver of Cranspire (este cão não é meu, é ascendente de uma das linhas que tenho):

Imagem

Cumprimentos,
Última edição por Golden_ em segunda mai 09, 2005 10:12 am, editado 1 vez no total.
<p>Anita / AzulJasmim</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda mai 09, 2005 10:09 am

Que lindo bicho, Golden! ;)

Eu estou plenamente de acordo. Quantas vezes já ouvimos dizer que o nosso Lab está demasiado gordo! :roll: Inclusivé veterinários! Até que mudámos para uma vet que sabe lindamente como deve ser um labradar de linha inglesa! :D

Os labradores não foram feitos para serem elegantes. São chouricinhos com patas! :D Infelizmente, vêem-se muitos quase à beira de lhes aparecerem as costelas... Não sei o que é que essas pessoas andam a fazer aos cães... :roll:
joaquim_sousa

segunda mai 09, 2005 10:47 am

Obrigado pela vossa ajuda;

Mas, os meus Labs decerto são de origem inglesa, porque em todos a sua ascendencia é: ROCHEBY, BLONDELLA, OTHAMCOURT e PAMILO.
A alimentação é Eukanuba Manutenção Raças Grandes. Cada um come +/- 500 Gr. por dia.
Tenho dois cães e duas cadelas. Os pesos nos cães variam entre os 36 a 37 Kg. e nas cadelas 33 a 34 Kg.
Será que deverei mudar de ração? Será que lhe deverei dar algum suplemento?
Joaquim
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda mai 09, 2005 10:52 am

Joaquim,

também existe o factor genético. Por exemplo, certas pessoas, comem desalmadamente e não engordam, o mesmo se passa com alguns cães.

Porque não coloca uma foto deles, no tópico das fotos, em posição que se consiga apreciar a sua «magreza»?

A ração que está a dar, é considerada uma boa ração, a quantidade q está a dar, até está acima das que os meus comem, daí que não haverá à partida motivos para alterar.

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
joaquim_sousa

segunda mai 09, 2005 10:57 am

Obrigado Golden,
Vou tirar fotografias e depois colocarei na NET.
Eles não estão tão gordos como os das exposições mas, também não se consegue ver nehuma costela ou coisa que se pareça.
Joaquim
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 09, 2005 6:27 pm

A mim dá-me a impressão que os labs dos criadores - pelo menos de alguns - não fazem exercício suficiente.
Se calhar preocupam-se mais com os pedigrees ou então é por terem muitos cães e não dar para os exercitar.

A Zorra está definitivamente gorda mas o Calvin era um espectáculo...
Estava em forma.

Nesse tempo eu visitava as expos que ia havendo mais ou menos ao meu alcance e sempre achava os da expo gordos em comparação com o Calvin.
Era um cão soberbo.
Viam-se os músculos a trabalhar quando andava ou corria.

Saudades...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
joanasa
Membro Veterano
Registado: quinta jan 08, 2004 12:14 am

terça mai 10, 2005 1:44 am

Pois é, a minha Xica tem uma ano e meio e está com 36 Kg.
Ela é de linhagem Inglesa.
Escusado será dizer q estou farta de ouvir as pessoas dizerem q ela está "muiiitttto gorda"... já nem me dou ao trabalho de responder ou dar a minha opinião.
Mas aproveito aqui o fórum para o fazer!
A ração q dou à Xica é Purina, comprada no vet, e dou-lhe cerca de 370 gramas por dia repartido em duas doses (18o cada, mais oumenos)
Além da ração, só a minha avó lhe dá 2 ou 3 biscoitos da Nutro Choice, Purina ou Eukanuba (compro sempre light!!!) Fora isso só lhe dou alface, maça ou raramente um bocadinho pequeno de pão seco.
A Xica farta-se de correr e faz bastante exercício. Durante o dia corre atrás de passarinhos, corre pela relva com os bonecos, joga à bola, dá uns passeios comigo e 2 x por semana vai à praia, fora os longos passeios de fim de semana em Coimbra, onde brinca sempre com n cães!!!
E no entanto todos dizem q está gorda, ou até se está "cheia"... quando eu até lhe vejo uma "cinturinha"... (digamos q está como o lab da foto colocada pela Golden).
Na minha opinião ela está com o peso de um lab robusto e bonito como ela é! :lol: Mas claro que sei q não deve ganhar mais peso!
Se eu lhe desse mais comida ela chegava aos 40Kg na boa... eheh
(Desculpem o testamento)
Já agora, só mais uma coisa: há um lab preto aqui na vizinhança que passa os dias num mini quintal quer faça chuva quer faça sol, passo por ele todos os dias, ali fechado, vejo q os donos estão dentro de casa e deixam-no ali.... é tão meiguinho, tão amoroso... Dou-lhe festinhas através do muro e a Xica tenta ir ter com ele...
Nunca o vi passear no grande campo relvado que fica mesmo do outro lado do muro... e esse sim, está obeso, está mesmo tipo bola... mas certamente é por falta de exercício.
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça mai 10, 2005 10:33 am

Olá,
O Miki tem quase 8 meses e pesa 30 Kg. Ele já me pareceu estar mais gordo do que agora. Comecei a cortar-lhe um bocadinho na ração e actualmente estou a dar-lhe 400 g por dia de Purina Proplan "Lamb & rice", dividido em duas doses.

Como é que sei se ele é da linha inglesa ou americana?

Bjs para todos ;) ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”