Sugestões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Icaro_77
Registado: sexta out 01, 2004 10:53 pm

quarta mai 04, 2005 3:39 pm

Olá a todos.

Este é o meu 1º post. Desde já agradeço a todos os users pois na leitura que efectuei de muitos posts aqui do forum, aprendi imenso.

Comprei um aquario (100*40*40) e gostava que me sugerissem alguns peixes. Até agora apenas tenho um tronco, 3 pedras avermelhadas, e 2 tipos de areão (um normal que penso ser de rio e outro preto + fino). Quanto ao areao preto estou com algumas dúvidas se será adequado, mas como tenho o aquario na sala, e a sala está com cores de creme/preto, acho que fica bem. Para além disso tenho um fundo preto tb.
Tenho um filtro exterior eheim 2213. Queria colonizar o aquario com algumas plantas e peixes de cores vivas para contrastar com tanto preto.

Obrigado pela vossa atenção
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

quinta mai 05, 2005 6:07 pm

boas, e bem vindo ao hobbye
olha como peixes para contrastar com o preto eu aconselhava-te uns tetras cardinais (são parecidos com os neons mas têm a barriga toda encarnada) são mais caros mas a diferença é grande e narizes de bebado
(Hemigrammus rhodostomus)
são peixes algo sensiveis, mas uma vez que ja andaste a ler (nesta tenho k te dar os parabens) ja deves ter umas luzes.
deves saber que tens que deixar o aqua ciclar e quando fizeres tpa´s não deves mudar a agua toda
podes por umas coridoras e uns escalares ou ate discos, agora ja são mais baratos e menos sensiveis as condições da agua.estes s
ão todos sul americanos, e são dos que eu mais gosto, agora tu é que deves escolher e ver se são compativeis
podes ver mais peixes aqui http://www.aquahobby.com/b_gallery.php

abraço

p.s- se precisares alguma coisa msn [email protected]
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.
Icaro_77

sexta mai 06, 2005 10:33 am

Obrigado pelas sugestões hotrodder. De facto a minha ideia de colocar o preto é a de tentar um bom contraste de cores no aquário. Gostaria imenso de ter Discos ou Escalares. Relativamente aos escalares, se calhar perderia algum contraste. Já li igualmente que a altura minima do aquario para ter discos ou escalares é de 50 cms, pelo que como o meu aqua tem 40 cm, estou um pouco indeciso.

No entanto, provavelmente irei iniciar-me com guppys, cardinais e betas.

Relativamente aos tpa's e ao ciclo do aqua, penso que estou bem informado, no entanto, se tiver alguma dúvida, posto aqui ou pelo msn ;) .

Relativamente à filtragem, tenho algumas dúvidas também, pois comprei o Eheim 2213, que tem uma capacidade de 440 l/h. Achas que é suficiente? No entanto tenho um outro filtro (interior, mas que não está instalado no aqua) que é o eheim 2012 que tem uma capacidade de 9,5 l/min. Achas que o coloque também?

Mais uma vez obrigado.

Abraços

Miguel
hotrodder
Membro Veterano

sexta mai 06, 2005 8:26 pm

boas!
a filtragem do aquario deve ser no minimo de 3 vezes o seu volume, por isso com o areão e o tronco se for grande estas no limite. acho que não ha problema de teres a filtragem assim, desde que não ponhas muitos peixes, ou peixes que poluam muito e que troques a agua com alguma frequencia, é facil de ver, basta veres quando o filtro esta a ficar obstruido.
quanto aos peixes, guppies e cardinais requerem ph´s diferentes, o betta é giro, mas roi as caudas dos guppies, e ja tive pelo menos um com neons que ficou todo ratado nas barbatanas.
quanto a altura minima do aquario para discos e escalares penso que 40 chega bem.
se fizeres a maturação do aquario de forma correcta podes por discos, até para teres as certezas podes colocar um cardume de cardinais 1º. e vais colocando os peixes aos poucos.
deves lembrar-te que os discos são peixes de cardume, pelo que não deves ter apenas 1.

abraço
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.
sonitakruz
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos

sábado mai 07, 2005 10:17 am

oioi!

guppys e betas n combinam muito bem, mas como o teu aquario é grande não deve haver muito stress.
eu punha tb uns platys, pk existem uma infinidade de cores e são mto giros e reproduxzem-se facilmente, vais gostar de os ver nascer e crescer!

realmente agora para começares o aquario, antes de adquirires discus, é melhor a água estar em boas condições, mas o facto é que os guppys são peixes de ph 7 e os discus é mais pro 6, tens de ter em atenção as propriedades da água etc...

boa sorte! ;)

SC
Icaro_77

segunda mai 09, 2005 9:40 am

Olá Amigos,

Este fim de semana coloquei Mollys e Platys no aquário para começar. Penso que se estão a dar bem. Coloquei tb 3 plantas.

No entanto estou com uma dúvida que me parece importante. No Aquario tenho 2 tipos de areão misturados como vos disse: um mais grosso e outro preto. No entanto, o areão preto, mais fino, não é polido e tem algumas arestas. No futuro gostava de colocar uns limpa-fundos, mas tenho medo que estes peixes não se adaptem a este areão. É que o areão mais grosso é polido, mas o preto não - e eu não queria que os peixes de fundo criassem feridas. [b]O que acham ? Devo manter este areão e esperar para ver, ou devo retirá-lo?[/b]

Quanto ao filtro, o aquário tem 160 litros teóricos, mas de facto o tronco é grande e 3 das pedras que tenho também, por isso penso que o aquário deverá andar nos 130 litros reais. Por isso é como dizes Hotrodder (130 *3 = 390) e o meu filtro tem capacidade de 440. Tenho uma margem de 50 litros. Contudo tenho por objectivo ir medindo os níveis de amonia, nitritos e nitratos do aquário e estou a apontar para TPA's regulares de 15 em 15 dias de cerca de 30 %.

Vamos ver como corre. Ainda tenho algumas dúvidas sobre esta imensidão de particularidades da aquariofilia, mas conto com a vossa ajuda ;) .

Mais uma vez [b]obrigado[/b]
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

segunda mai 09, 2005 9:12 pm

olá

Vou meter-me na conversa só para dara minha opinião ao Ikaro.

No caso de te entusiasmares e pensares comprares uns disquitos, tem calma, e pensa bem.
Particularmente não concordo com o que o hotrodder disse em relação ao discus. São peixes que necessitam algum conhecimento e também e porque não um pouco de sorte. Além de que nunca se deve colocar discus num akua acabado de montar. 4 a 5 meses depois será o tempo conveniente para poderes conseguir uma agua em condições para os discus. E não só. Como costumo dizer o Discu é quase um investimento, senão repara; compras uma moly ou um gupy e no maximo pagas 2 euros ou 3. Compras um disco e pode ir dos 20 euros a 300 euros. Se tiveres umas baixas por um motivo qq, se for um discu ha que convir que doi no orçamento.

Se pensares em colocares discus, força, mas primeiro lê, peskisa, absorve a maxima informação possivel e pensa se é isso que realmente queres.

Maria
;)
<p><strong>MaRiA</strong></p>
Icaro_77

terça mai 10, 2005 9:15 am

Olá Maria,

Podes meter-te na conversa à vontade, pois nesta altura acho que todos os conselhos para mim são muito importantes. Obrigado por dares a tua opinião. ;)

Quanto aos Discos, tenho a sensação que só daqui a uns anos, quando me sentir preparado e confiante é que os vou adquirir. Há um ano atrás nunca imaginaria ter um aquário de 160 litros em casa, por isso penso que tenho de ser muito prudente.

Mas ontem de facto fiquei empolgado. Porque após ter dado comida aos meus platys e molinésias, estava a observar o aquário (que grande espectáculo foi assistir a toda a dança dos peixitos a comer). Nesta minha observação, estava a olhar para o substrato e para as plantas, e vi uma criatura pequenina a passar a toda a velocidade. Eu não quis acreditar, mas já tenho filhotes no meu aquário! O que me chateia é o facto de não ter percebido logo e agora, 2 dos meus platys andam no fundo a rondar o areão e os esconderijos. E penso que um deles já comeu um recem-nascido. Fiquei um pouco triste por isso, e penso que provavelmente nenhuma cria irá sobreviver.

Por tudo isto gostava que me ajudassem numa coisa. Li que de 3 em 3 semanas é natural este tipo de peixes ter crias. Nas fêmeas, quais são os sinais mais evidentes de que estão grávidas? É que da próxima vez gostava de colocar as fêmeas numa maternidade.

Fiquei entusiasmado, e cada vez mais gosto deste hobby.

Obrigado a todos pelos vossos conselhos.
hotrodder
Membro Veterano

terça mai 10, 2005 6:00 pm

oi pekixa!
realmente os discos não são peixes aconselhados para principiantes, apenas aconselhei porque o icaro disse que ja tinha andado a ler umas coisas. alem disso os discos hoje em dia ja são bastante mais resistentes que ha um ou 2 anos atras, e bastante mais acessiveis tambem. falo por experiencia propria, a 1ª vez que tive discos foram-m oferecidos pelos meus pais, tive que pedir um aqua emprestado e pu-los la, tive nitritos bastante altos e aguentaram-se, mudei-os varias vezes de aquario, etc.
os discos actualmente morrem com a mesma dificuldade que os outros peixes, são é mais caros.

abraço

p.s- a conversa´é de todos ;)
Para mudares o mundo come&ccedil;a sempre por fazer aquilo em que acreditas.
Responder

Voltar para “Peixes”