Duvida-transmissão de doenças tartaruga para humanos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Sioux31
Membro Júnior
Registado: quarta abr 20, 2005 7:39 am

quinta mai 12, 2005 8:30 am

Ja tenho visto muitas coisas na net acerca de doenças transmissiveis, desde salmonelas até menigite(!?).Perguntei ao um funcionario de uma loja , e ele disse me que o pior podia acontecer era uma conjutivite. Afinal em que ficamos? Alguem podia me esclarecer?
Ps:é claro que na minha convicção se tudo for limpinho constantemente não haverá perigo nenhum, mas qualquer das maneiras gostava de um esclarecimento.
Abraço a todos e obrigado pela atenção.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quinta mai 12, 2005 1:17 pm

Todos os reptéis são portadores de salmonela e não deverá haver perigo nenhum para nós se realmente tivermos todos os cuidados: lavar as mãos antes e depois de mexer neles, não mexer em alimentos e neles ao mesmo tempo, não dar beijos ou levar as mãos aos olhos ou boca enquanto mexemos neles, ter um esfregão diferente para os acessórios dos répteis e lavar bem a banca depois deles passarem por lá, etc.
No entanto também conheço casos de pessoas que não levam a coisa tão ao extremo e nunca tiveram qualquer problema mesmo mantendo répteis há muitos muitos anos.
Lavam todos os acessórios junto com a restante louça da casa, preparam refeições em conjunto, etc.

Quem deitar as mãos a um daqueles folhetos de informação da salmonela, irá descobrir que provavelmente lidamos diariamente com ela e que as medidas acima são um pouco exageradas, no entanto, eu pelo menos considero que mais vale prevenir que remediar.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta mai 12, 2005 6:19 pm

Se existir higiene, em principio não há perigo assim como já foi referido pelo forista rbi, mas a salmonela tem mais possibilidades de causar problemas em pessoas doentes com o sistema imonitario fraco, ou pessoas idosas e crianças, mas como qualquer animal, deve lavar-se as mãos sempre que se toca neles, não levar as mãos á boca nem aos olhos....mas isso eu acho que é senso comum...e aplica-se a quaze tudo.
antoniocatela
Membro Júnior
Registado: quarta jun 16, 2004 10:50 am

quinta mai 12, 2005 9:42 pm

É correcto o que afirmaram os foristas acima mas reforço que lidamos diariamente com a bactéria Salmonella mas ,vou citar:
Depois de mexer na tartaruga, na água onde se encontra ou nos objectos em contacto com ela, deve-se lavar bem as mãos e enxugar numa toalha à parte, para evitar uma infecção com a bactéria Salmonella, causadora, no ser humano (sobretudo crianças com menos 5 anos de idade, grávidas, idosos ou quem tenha o sistema imunológico mais fragilizado), de perturbações no aparelho digestivo, por vezes de grande gravidade e, menos frequentemente, noutros órgãos, podendo até causar meningite.
http://www.geocities.com/ines_f_andrade/Tartarugas.html
Um abraço ao forum
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”