Ajuda!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Donar
Membro
Registado: terça out 15, 2002 4:10 pm

sexta nov 08, 2002 12:59 pm

Olá a todos!

Estou a precisar de ajuda com a minha Loba, uma Pastor Belga Groenendael com 7 meses. Desde que está em minha casa, à 3 meses que ando a tentar convence-la a comer ração. Já exprimentei praticamente todas as marcas disponiveis no mercado (Proplan, Eukanuba, Hill's, Royal Canin, até já exprimentei da Friskies e da Pedigree em desespero de causa) e não há maneira. Ela come sempre cerca de 100g por dia , para matar a fome, mas nunca mais que isso. Claro está que com essas quantidades começa a emagrecer perder a energia e lá tenho de voltar a fazer comer para ela. Quando a fui buscar (atraves da arca) ela estava muito magra e muito pouco activa e tive de a fazer recuperar mas agora está na hora de começar a comer so ração.

Desde já obrigado.
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

sexta nov 08, 2002 1:23 pm

já experimentou misturar na ração seca talvez um pouco de arroz ou massa ( só cozido em àgua nada mais) ou então compre aquelas latas de ração humida e misture um pouco com a ração seca...
se isto não resultar medidas drásticas, não lhe de mesmo nenhuma comida a não ser ração quando a fome apertar vai ver que ela come (não pode é ter pena eu sei que costa mas temso que ser mais teimosos ainda que eles)...
Bem se ao fim de 2 dias ela ainda não pegar na ração ai é que penso não haver mais nada a fazer...
Donar
Membro

sexta nov 08, 2002 2:10 pm

O meu problema esta em que ela come mas não come o suficiente. Se misturar com arroz ou massa ela tb nao come que chegue. De momento começo a achar que a unica solução e não lhe dar nada por um dia ou dois, mas queria esgotar todas as possibilidades antes de avançar para medidas tão radicais.
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

sexta nov 08, 2002 2:16 pm

biba,

Como o bulkathos diz, vá misturando algo à ração e com o tempo vá-lhe retirando até ter só a ração.
Naturalmente e como já comeu condimentada, não terá a mesma vontade para a ração, mas é normal e irá comer concerteza.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta nov 08, 2002 2:23 pm

O meu já ficou um dia ou dois sem comer... por vezes dá-lhe alguma pancada na cabeça...

O problema do seu cão é que já experimentou da outra comida e sabe o que é bom. Se ele aprende que se não comer ração acaba por comer da boa... ai é que vai ser mesmo dificil.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sexta nov 08, 2002 2:48 pm

Já tive um problema semelhante com os meus. A questão é que quando eles provam da outra comida dificilmente voltam á ração.Comecei a dar-lhes a ração com um pouco de caldo de carne ou peixe ( sem condimentos ) para lhe dar sabor . Aos poucos fui-lhe retirando os caldos e hoje já comem novamente apenas ração. Eles tendo fome comem tudo é apenas uma questão de termos paciência.

Saudações
Donar
Membro

sexta nov 08, 2002 3:15 pm

O meu maior problema é não saber o que ela comeu antes de ir para minha casa (ela estava numa quinta com mais de 20 outros cães, entre cachorros e adultos). Lá em casa só tem comido a comida de lata (que eu queria abolir mas a minha namorada não deixa :) ) ou então raçao misturada com carne cozida só em água ou peixe cozido, mas sempre mais raçao que carne ou peixe, mas ela não come que chegue quando asiim é. Só com as latas come o que deve.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta nov 08, 2002 6:06 pm

eu quando trouxe a carlota, ela recusava-se a comer ração. o vet aconselhou-me a deitar um pouco de óleo de milho por cima do granulado. aos poucos foi-se habituando, embora não morra de amores por aquela comida. agora já a come pura. está com o pelo bonito e gordinha.
ajaazul
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 08, 2002 7:33 pm

Olá

Eu com o meu Kiko, quando tinha poucos meses, fazia o seguinte: triturava a ração dele naquelas picadoras 1 2 3 e misturava assim a ração moída em massa com carne. Foi a única forma de ele se habituar à ração. Misturando a ração sem ser assim moída, eles conseguem com extrema habilidade escolher a massa e a carne e deixar a ração.
Aproveito para lhe dar um conselho: não varie nem de ração nem de outros quaisquer alimentos. Isso de dar umas vezes carne e outras vezes peixe não lhes dá muita saúde. Provoca-lhes flatulência e até diarreia.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado nov 09, 2002 12:35 am

Se já o habituou a comida de lata... agora...
Donar Escreveu: O meu maior problema é não saber o que ela comeu antes de ir para minha casa (ela estava numa quinta com mais de 20 outros cães, entre cachorros e adultos). Lá em casa só tem comido a comida de lata (que eu queria abolir mas a minha namorada não deixa :) ) ou então raçao misturada com carne cozida só em água ou peixe cozido, mas sempre mais raçao que carne ou peixe, mas ela não come que chegue quando asiim é. Só com as latas come o que deve.
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

sábado nov 09, 2002 1:07 am

KROZ Escreveu: Se já o habituou a comida de lata... agora...
Donar Escreveu: O meu maior problema é não saber o que ela comeu antes de ir para minha casa (ela estava numa quinta com mais de 20 outros cães, entre cachorros e adultos). Lá em casa só tem comido a comida de lata (que eu queria abolir mas a minha namorada não deixa :) ) ou então raçao misturada com carne cozida só em água ou peixe cozido, mas sempre mais raçao que carne ou peixe, mas ela não come que chegue quando asiim é. Só com as latas come o que deve.
De facto agora é difícil senão praticamente impossível... Não o quero desapontar mas com um dos meus cães foi a mesma história, também passou dias sem comer (e veio para minha casa a comer ração) e eu "inocente" e com pena do cachorro resolvi misturar latas e voilá, deu certo... depressa a minha felicidade se transformou numa dor de cabeça... depois tentei tirar outra vez e não houve hipótese, nem mesmo reduzir, porque já não pegava, e até hoje é o único a comer granulado misturado com lata (e às escondidas dos outros).
Alguns cães são mais esquisitos ou então, como é o caso do meu, não tem mesmo queda para comer, mesmo com as latas não come muito.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 09, 2002 1:09 am

os vets sempre me disseram para dar o menos possível de comida de lata aos cães. e se eles adoram aquilo. é pancadaria, mal me vêem com a lata na mão para ver quem chega primeiro. mas só lhes dou da páscoa ao s.joão.
anjaazul
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado nov 09, 2002 12:09 pm

eu quando trouxe a carlota, ela recusava-se a comer ração. o vet aconselhou-me a deitar um pouco de óleo de milho por cima do granulado.
Este é também o meu conselho. Um pouco de oleo de milho sobre a ração faz maravilhas!
De qualquer das formas, o 'truque' é não ter 'pena' e fazer o seguinte:
- De manhã, coloca o prato com cerca de metade da dose diária de ração ( com o tal pouquinho de oleo de milho) à disposição da cadela durante o tempo suficiente para ela comer;
- Assim que ela abandonar o prato, retire-o (quer ela tenha conido tudo ou não);
- No final do dia, repita a operação com a outra metade da dose diária de ração (pode usar ração que tenha sobrado de manhã e acrescentar o qie falte).
Faça isto com determinação, sem snaks de guloseimas ou comidinhas boas ou bocadinhos das nossas refeições, etc.
Não se preocupe se ela emagrecer um pouco. Os cães não são estúpidos ao ponto de se deixarem morrer à fome ;)

Boa sorte
Paulo C.
Donar
Membro

segunda nov 11, 2002 4:13 pm

Obrigado a todos pelas vossas sugestões. Irei dando noticias agora começa o "braço-de-ferro".
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

segunda nov 11, 2002 5:05 pm

Eu também tive o mesmo problema, com a Duda a comer apenas metade do que era suposto e resolvi-o de duas maneiras.

Primeiro, passei a misturar comida de lata ou carne com massa/arroz, como aqui já foi referido.
Sinceramente, não vejo o porquê de tanta fobia à comida húmida de lata, já que esta é, basicamente, a mesma coisa que a ração seca, com a diferença de não ser desidratada, a água é mantida. A única verdadeira desvantagem é que com comida de lata, a boca e os dentes do cão não ficam tão limpos após cada refeição. Além do mais, a minha cadela acaba por comer meia lata por dia, o que não é nada de especial.
Isto resolveu grande parte do problema, mas não a totalidade. Aí avancei para a segunda solução.

Passei a dar-lhe a comida apenas uma vez por dia, à noite; isto acabou por resolver o problema na totalidade, até porque era sempre na refeição da manhã que ela se recusava a comer.
Sei que isto não é aconselhável para algumas raças, especialmente as grandes que comem quantidades de ração maiores, mas desde que se tenha alguns cuidados, não apresenta grandes problemas... basta respeitar 1 a 2 horas de descanso a seguir à refeição, de modo a evitar que o estômago do cão ande aos 'trambulhões' enquanto está mais cheio.
Tem ainda a vantagem de não ter que acordar cedo ao fim de semana para lhe ir dar de comer... ;)

Desde que faço estas duas coisas, nunca mais tive problemas de alimentação... :)
Responder

Voltar para “Cães”