Aqui vai:
A toupeira comum está perfeitamente adaptada para a abertura de túneis. Seu corpo cilíndrico e aerodinâmico termina em um focinho cônico e agudo; sua pelagem lisa e macia não oferece resistência alguma ao solo; os músculos do peito dão às patas dianteiras a força necessária.
As tocas da toupeira são ao mesmo tempo sua casa e território de caça. Certos montículos que aparecem nos relvados são formados pelas toupeiras; embaixo deles existe um labirinto de galerias, que pode, ter até 50 m de comprimento. Uma sala central é rodeada por túneis circulares, com diversas saídas. A toupeira movimenta-se constantemente através deles - ou fora deles, à noite - à procura de alimento, principalmente minhocas e larvas de insetos, mas também algum ratinho, rãs e lagartos. Ela é quase cega e guia-se pelo olfato, muito sensível. Feroz e mau humorada, a toupeira defende seu território zelosamente. Macho e fêmea cavam túneis juntos, na época do acasalamento.
A toupeira comum européia é encontrada também na Ásia, inclusive no Japão e norte da Índia. Há varias espécies americanas e uma delas é permanentemente subterrânea.
Agora quero um puma com um ar majestoso (esta e facil)!