Teimosice!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

terça mai 17, 2005 6:59 pm

Hoje tive uma discussão n trabalho com um colega meu! É que ele teimava comigo que uma cadela ao cobrir com vários cães, tem filhotes deles todos! È impossivel! Apenas um é que é o verdadeiro pai! Gostava que alguém me explicasse isto melhor, para eu provar ao meu colega como ele está enganado. Obrigado ;)
Goya
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

terça mai 17, 2005 8:05 pm

pode efectivamente ter filhos de mais de um cão
tativo
Membro
Registado: domingo abr 17, 2005 5:43 pm
Localização: 4 caes 1 gato 1 caturra 1 rosicolis 1 hamster canários bengalins e mandarins

terça mai 17, 2005 8:07 pm

Bom pelo conhecimento k tenho e confirmação do vet, a cadela poderá ter filhos de vários pais e não apenas de um, tmb fikei surpresa, visto k com a mulher nada tem a ver, mas foi essa a explicação do vet ;)
tipastel
Membro
Registado: domingo fev 29, 2004 7:47 pm

terça mai 17, 2005 8:18 pm

Não é verdade o que acontece é que diferentes ovulos são fecundados por diferentes espermatozoides ou seja pode existir uma diferença de pai mas por individuos, agr um cão não é filho d dois pais ne?! eis a razao evolutiva dos caes ao cruzarem ficarem "presos": prar que consiga fecundar o maior numero de ovulos logo qt mais tempo ficar agarrado à cadela menor a chançe de outro cao vir atras e fecundar algum ovulo.
espero ter ajudado.
comprimentos
tativo
Membro
Registado: domingo abr 17, 2005 5:43 pm
Localização: 4 caes 1 gato 1 caturra 1 rosicolis 1 hamster canários bengalins e mandarins

terça mai 17, 2005 8:37 pm

:) :) agr um cão não é filho d dois pais ne?

:o :o :o :o :o
claro k não!!!!!!!!
gavina
Membro
Registado: sexta nov 05, 2004 6:57 pm

terça mai 17, 2005 8:45 pm

ola

segundo o vet meu amigo uma cadela pode ter filhos de 7 caes diferentes
na mesma ninhada .

Fatima
O_CLONE
Membro Júnior
Registado: domingo set 12, 2004 12:23 am

quarta mai 18, 2005 1:48 am

Por curiosidade, podíam-me esclarecer por favor:

Percebo que se uma cadela libertou n óvulos num cio e for coberta por n cães, no limite poderá - teoricamente pelo menos - ter um cachorro de cada um desses cães.

Agora 2 questões:

É verdade que as cadelas só acasalam quando estão no cio?
Estar no cio significa ter os óvulos no útero prontos a serem fecundados?

Assumindo sim às perguntas anteriores, então parece-me que o mais provável como pai de todos os cachorros seja o 1º cão a acasalar e cujos espermatozoides fecundarão todos os óvulos disponíveis. Ou é provável que os espermatozoides de um eventual 2º cão a cobrir a mesma cadela ainda encontrem óvulos por fecundar?

Já agora, e fazendo agulha para a espécie humana que tem a característica - feliz, digo eu ;) - de não acasalar apenas quando está no cio, imaginemos o seguinte cenário:

Uma mulher na véspera do início do seu ciclo fértil tem relações sexuais não protegidas com dois homens. Tem portanto espermatozoides de diferentes homens a "marinar" - passe a expressão - no seu útero. Por acaso, no dia seguinte, os seus ovários libertam 2 óvulos em vez de um. É possível ou até provável que essa mulher venha a ter gémeos cada um de seu pai?

Cumprimentos e agradecimentos pelos esclarecimentos
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mai 18, 2005 7:43 am

Olá,
Penso que ninguém afirmou em nenhum momento, e nem era essa a questão, que um cachorro possa ser filho de dois ou mais pais. O que está em causa é saber se, na mesma ninhada, uma cadela pode ter filhotes de pais diferentes. E a resposta é SIM.
Tal como aqui foi dito, uma cedala tem vários óvulos disponíveis para fecundação durante o cio ( e apenas neste) que podem não ser todos fecundados por um cão. Se assim for, num cruzamento posterior os restantes óvulos podem ser fecundados por um cão diferente, e assim nascerem filhotes de um pai e filhotes de outro.
No caso das mulheres, desconheço ao certo se é teoricamente possível tal situação ( no exemplo apresentado dela disponibilizar dois óvulos ao mesmo tempo), mas presumo que TEORICAMENTE é possível. Claro que nunca seriam Gemeos verdadeiros!
noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

quarta mai 18, 2005 8:11 am

hummmm éntão deve ser por isso que a minha avó tinha um espectacular Serra d´Aires e outro rafeirito e dizia que eram irmãos :!:

Até aqui sempre me interroguei como é que um tinha saído tão perfeitinho e dentro do estalão da raça e o outro nada tinha a ver (mas era bonitnho tb ;) )...

Estes cachorros foram-lhe oferecidos por uma veterinária (quando o cão da minha avó morreu de Dirofilariose) que disse que a mãe dos cachorros era registada e tudo mas que tinha tido um percalço durante o cio e tinha acabado por cruzar com outro cão em vez do serra d´aires que era suposto.

Pelos vistos a maluca acabou por cruzar com os dois ;) espetalhuça lolll
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 18, 2005 8:36 am

noapersa Escreveu: hummmm éntão deve ser por isso que a minha avó tinha um espectacular Serra d´Aires e outro rafeirito e dizia que eram irmãos :!:

Até aqui sempre me interroguei como é que um tinha saído tão perfeitinho e dentro do estalão da raça e o outro nada tinha a ver (mas era bonitnho tb ;) )...

Estes cachorros foram-lhe oferecidos por uma veterinária (quando o cão da minha avó morreu de Dirofilariose) que disse que a mãe dos cachorros era registada e tudo mas que tinha tido um percalço durante o cio e tinha acabado por cruzar com outro cão em vez do serra d´aires que era suposto.

Pelos vistos a maluca acabou por cruzar com os dois ;) espetalhuça lolll
Não terá necessariamente de ter cruzado com dois cães!! Pode muito bem um dos cachorros ter nascido parecido ao lado da mãe e o outro parecido ao lado do pai!
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 18, 2005 12:35 pm

Bem pelos vistos, eu é que tava mesmo enganado! :(
Obrigado a todos!
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 18, 2005 12:36 pm

Bem pelos vistos, eu é que tava mesmo enganado! :(
Obrigado a todos!
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta mai 18, 2005 2:19 pm

Mas as cadelas aceitam mais de um cão da "mesma vez"?
Eu podia jurar que a cadela só era coberta por um cão de cada vez, depois deixava de os aceitar... :?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 18, 2005 2:34 pm

ladyxzeus Escreveu: Mas as cadelas aceitam mais de um cão da "mesma vez"?
Eu podia jurar que a cadela só era coberta por um cão de cada vez, depois deixava de os aceitar... :?
Elas aceitam mais do que um cão. Embora normalmente mostrem preferência por um cão para acasalar, se outro 'pretendente' for mais forte que o 'preferido', ou se este desaparecer do sequito que a segue, a cadela acasala com outros cães. O que interessa ao instinto da cadela, em nome da preservação da especie, é em primeiro lugar acasalar, e em segundo lugar garantir que o acasalamento fertiliza o maior número de ovulos possível ;).
Kuka
Membro
Registado: sábado mai 18, 2002 9:29 pm

quarta mai 18, 2005 2:46 pm

Paulo C e O_CLONE,

Quanto ao facto de na mesma ninhada, uma cadela poder ter filhotes de pais diferentes, já esclareceram e não há duvidas.
Quanto ao mesmo se poder passar com os humanos, sim é possível! As probabilidades são infimas mas é de facto possível.

Como disse o Paulo C e muito bem serão gémeos dizigóticos - nunca serão verdadeiros.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”