Quando o cão morde os de casa...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am
Nem de propósito... Aqui há dias falei numa senhora, cá na minha terrinha, que achava muito bonito que o seu São Bernardo (que está permanentemente confinado a um espaço minúsculo, sem ver vivalma à excepção da dona) fosse "as peles" para os estranhos e só não mordesse "aos de casa". Ora, cag**-lhe o cão no caminho porque ele tentou abocanhar-lhe o filho. É um SB de 6 ou 7 meses, muito grande... O dono diz que vai abater o cão...
Pergunta: O que fazer? O cão não foi sociabilizado. Com 6 meses é demasiado tarde? Não vale a pena aconselharem escolinha (embora saiba que disso ele precisava!) porque cá não há nem escolinha, nem treinador... Encontrar o veterinário já é quase missão impossível... Já pensei em "auto-propor-me" para lhe ir passear o cão pro meio da vila (para ver se ele vê gente, pelo menos), juntamente com o meu SB... Mas também tenho medo que ele se lembre de me ferrar o dente a mim, que não aceite a trela... Os donos não o vão passear porque, e passo a citar, têm "dois cães e passear os dois ao mesmo tempo era para enlouquecer. E um de cada vez não pode ser também porque o outro fica triste". O que é que eu posso fazer? Aceito sugestões...
Pergunta: O que fazer? O cão não foi sociabilizado. Com 6 meses é demasiado tarde? Não vale a pena aconselharem escolinha (embora saiba que disso ele precisava!) porque cá não há nem escolinha, nem treinador... Encontrar o veterinário já é quase missão impossível... Já pensei em "auto-propor-me" para lhe ir passear o cão pro meio da vila (para ver se ele vê gente, pelo menos), juntamente com o meu SB... Mas também tenho medo que ele se lembre de me ferrar o dente a mim, que não aceite a trela... Os donos não o vão passear porque, e passo a citar, têm "dois cães e passear os dois ao mesmo tempo era para enlouquecer. E um de cada vez não pode ser também porque o outro fica triste". O que é que eu posso fazer? Aceito sugestões...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
agarrar no cão, arranjar outro dono e aconselhar a que não tenham nenhum a não ser de peluche. livraPergunta: O que fazer?

anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Sem dúvida alguma, o cão deve ir para outros donos!
Ah...E um Veterinário com "V" não abate um cão saudável só porque aparece um dono com "d" muito pequeno a pedir-lhe para abater um cão.
Aqui está a prova provada que qualquer raça pode proporcionar os seus riscos! Tal como a maioria dos animais e até nós humanos, os cães precisam de regras. Quando elas não existem têm de ser eles a impô-las e é claro que dá este lindo resultado.
Que esse cão tenha muita sorte. Nas mãos certas e com um acompanhamento de um treinador profissional vai ao lugar!
Ah...E um Veterinário com "V" não abate um cão saudável só porque aparece um dono com "d" muito pequeno a pedir-lhe para abater um cão.
Aqui está a prova provada que qualquer raça pode proporcionar os seus riscos! Tal como a maioria dos animais e até nós humanos, os cães precisam de regras. Quando elas não existem têm de ser eles a impô-las e é claro que dá este lindo resultado.
Que esse cão tenha muita sorte. Nas mãos certas e com um acompanhamento de um treinador profissional vai ao lugar!

<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
-
- Membro
- Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am
Quando eu disse "o dono diz que vai abater o cão" era mesmo o dono... Vet para quê? Acho que a única vez que o bichinho viu o vet foi à nascença. É mesmo à antiga, com a caçadeira...jcachorro Escreveu:Ah...E um Veterinário com "V" não abate um cão saudável só porque aparece um dono com "d" muito pequeno a pedir-lhe para abater um cão.

Tem toda a razão JCachorro. No entanto, aqui não posso contar com a ajuda de um profissional porque simplesmente não os há. E volto à minha questão, o que se pode fazer para tornar o cão mais dócil? Se eu tentar ganhar a confiança do cão e o levar a passear será que melhoro a situação? Talvez a dona comece a ver e se aperceba que dar um passeio com o cão não custa nada e que até é muito agradável...jcachorro Escreveu:Que esse cão tenha muita sorte. Nas mãos certas e com um acompanhamento de um treinador profissional vai ao lugar!![]()
-
- Membro
- Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm
Está claro que os donos não são as pessoas adequadas para o terem.
Acho que a melhor medida é deixar de meias tintas, falar com os donos convencendo-os a darem o cão para adopção e colocar um anúncio nos classificados e em outros sites adequados para adopção de preferência com foto.
Acho que a Carolina só pode mesmo fazer isso pelo cão... ou então optar pela sua adopção, e com calma investir tudo na sua sociabilização e recuperando mais um amigo para toda a vida. Talvez com um pouco de jeitinho, haja mais um lugarsinho para ele junto de si
Acho que a melhor medida é deixar de meias tintas, falar com os donos convencendo-os a darem o cão para adopção e colocar um anúncio nos classificados e em outros sites adequados para adopção de preferência com foto.
Acho que a Carolina só pode mesmo fazer isso pelo cão... ou então optar pela sua adopção, e com calma investir tudo na sua sociabilização e recuperando mais um amigo para toda a vida. Talvez com um pouco de jeitinho, haja mais um lugarsinho para ele junto de si

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
é melhor não esperar muito, porque a situação não tem espera. a menos que ele mate alguém. é ainda cachorro e tem raça. concerteza que não é difícil aparecer alguém.
eu pouco percebo de cães, mas estes nunca me mostraram a dentuça. já sem falar em "habilidades" do treino, ´precisa de aprender que não é ele que manda. pois, passear, ir à praia, ao campo, ao café :p sempre de trela e olho nele.
eu pouco percebo de cães, mas estes nunca me mostraram a dentuça. já sem falar em "habilidades" do treino, ´precisa de aprender que não é ele que manda. pois, passear, ir à praia, ao campo, ao café :p sempre de trela e olho nele.
anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Situação complicada esta....
A meu ver acho que o melhor seria tentar convencer os donos de que mais vale esperarem mais um tempinho e divulgar o cão para adopção.
O meu receio nestas coisas é que pretendentes a dono não irão faltar, podem é não ser todos credíveis, mas é um risco.
Quanto ao torná-lo mais dócil é que é difícil opinar sem conhecer o cão nem o tipo de comportamento.

A meu ver acho que o melhor seria tentar convencer os donos de que mais vale esperarem mais um tempinho e divulgar o cão para adopção.
O meu receio nestas coisas é que pretendentes a dono não irão faltar, podem é não ser todos credíveis, mas é um risco.
Quanto ao torná-lo mais dócil é que é difícil opinar sem conhecer o cão nem o tipo de comportamento.
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Ora aqui está uma situação muito complicada! Um cão com as características de agressividade descritas, independentemente das causas, é efectivamente um perigo potencial. É um perigo para os actuais donos e será um perigo para futuros donos que o venham a acolher. Nesta base, qualquer tentativa de salvar o cão e entregá-lo a outros donos é de louvar, mas é também um grande risco e responsabilidade. De facto, se os novos donos não tiverem os conhecimentos e capacidade necessária para 'dar a volta' a este cão, pode-se estar a salvar o cão para condenar alguém a consequências que vão da mera "chatice" até situações de extrema gravidade.
Assim sendo, a não ser que arranjem destino certo para o cão nas mãos de alguém experiente e com todas as condições para o 'domar', o melhor é deixar abatê-lo. Mas se o abate for destino do pobre cão, talvez fosse melhor convencer o dono a fazê-lo de modo mais 'humano', num veterinário ( nem que seja no municipal).
Mas....o ideal mesmo era aparecer essa tal dono com condições......
Assim sendo, a não ser que arranjem destino certo para o cão nas mãos de alguém experiente e com todas as condições para o 'domar', o melhor é deixar abatê-lo. Mas se o abate for destino do pobre cão, talvez fosse melhor convencer o dono a fazê-lo de modo mais 'humano', num veterinário ( nem que seja no municipal).
Mas....o ideal mesmo era aparecer essa tal dono com condições......
-
- Membro
- Registado: sábado mai 18, 2002 9:29 pm
As crianças também gostam de morder!!! O que lhe fariam? O mesmo que tencionam fazer ao cão - abater??
Acho que já foi tudo dito, é necessário ensiná-lo já e de preferência com novos donos!
Boa sorte para ele!...

Acho que já foi tudo dito, é necessário ensiná-lo já e de preferência com novos donos!
Boa sorte para ele!...
Se o cão ainda tem 6 meses o caso não me parece tão drástico, a sociabilização é perfeitamente possivel. Agora o que é certo é que ele tem de ir para novos donos que lhe dêem o tratamento e cuidados que precisa. Aonde está só tem tendência a piorar. Portanto, ou se consegue tirar o animal dali ou arcam-se com as consequências, que são sempre piores para quem não merece, o cão.
Caneco, quando é que as pessoas vão ter a capacidade de digerir que um animal não é um objecto?
Caneco, quando é que as pessoas vão ter a capacidade de digerir que um animal não é um objecto?
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Por amor de Deus...
Pensar em abater um cachorro de 6 meses porque é agressivo devido á FALTA DE SOCIALIZAÇÃO é completamente ridiculo.
Não é preciso ser-se um treinador e blablabla não sei que mais para ter mão num cachorro de 6 meses, independentemente da raça...basta ter-se bom senso, sensibilidade qb, ler alguns principios básicos da educação de um cão e principalmente não ter medo de cães.
Desculpem lá o desabafo mas há coisas que me ultrapassam compeltamente.
Carolina, fale com os actuais donos, ponham o cão para adopção e dê-o a alguém que já tenha tido cães.
Pensar em abater um cachorro de 6 meses porque é agressivo devido á FALTA DE SOCIALIZAÇÃO é completamente ridiculo.
Não é preciso ser-se um treinador e blablabla não sei que mais para ter mão num cachorro de 6 meses, independentemente da raça...basta ter-se bom senso, sensibilidade qb, ler alguns principios básicos da educação de um cão e principalmente não ter medo de cães.
Desculpem lá o desabafo mas há coisas que me ultrapassam compeltamente.
Carolina, fale com os actuais donos, ponham o cão para adopção e dê-o a alguém que já tenha tido cães.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
- Contacto:
O que esse cachorro precisa é de alguém que lhe dê muito amor e carinho.
Espero que tenha a sorte de encontrar um dono que mereça um amigo como só um SB sabe ser.
Força Carolina
Espero que tenha a sorte de encontrar um dono que mereça um amigo como só um SB sabe ser.
Força Carolina
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Alguém que já tenha tido cães também os actuais donos são. Aliás, pelo que percebi eles até têm outro cão e não estão a pensar abatê-lo. Quando falei que este cão devia ir para as mãos de alguém experiente é porque não me parece que chegue gostar de cães ou já ter tido cães para poder receber este. Os donos actuais dele são a prova disso. Parece-me necessário que vá para as mãos de alguém que saiba lidar com estas situações ou pelo menos que saiba o que é que ter um cão de grande porte representa.
Não fui eu concerteza que falei que o cão tem de ir para as mãos de alguém que seja "treinador", e como o único sitio em que vi um treinador mencionado foi o Jcachorro a sugerir o acompanhamento do cão, não me parece que esse conselho seja descabido pois que até para um cão sem este comportamento eu o aconselharia.
Quanto ao cão ter 6, 7 meses, agradeço que o/a autor/a do tópico, se tiver oportunidade, pergunte a idade certa do cachorro aos donos...só por curiosidade. No entanto, digo desde já que não é por ter mais idade que eu acho que deixa de ser recuperável, o que continuo a afirmar é que essa recuperação não é para qualquer pessoa. Infelizmente, não me parece que amor e carinho cheguem. É preciso disciplina, e uma mão forte para saber cuidar de um cão dominante, e nem toda a gente a tem.
Quanto ao abate, também é coisa que não me agrada. Só acho que não se resolve um problema simplesmente passando-o a outra pessoas e sem o minimo de garantias de que vai ser resolvido. Continuo a achar que a integridade fisica Humana é mais importante que a integridade fisica do cão, e é por isso que as comparações de cães com crianças me parecem absurdas e só podem mesmo ser feitas por alguém com pouca experiência de vida. Nesta base, se a eutanásia tiver mesmo de ser feita penso que deveria sê-lo em condições que representem o minimo de sofrimento para o animal. Não estou a defender a eutanásia e a dizer que o cão TEM de ser morto, só estou a dizer que se assim for deve sê-lo de forma digna ( não a tiro de caçadeira)!!
Cumps
Não fui eu concerteza que falei que o cão tem de ir para as mãos de alguém que seja "treinador", e como o único sitio em que vi um treinador mencionado foi o Jcachorro a sugerir o acompanhamento do cão, não me parece que esse conselho seja descabido pois que até para um cão sem este comportamento eu o aconselharia.
Quanto ao cão ter 6, 7 meses, agradeço que o/a autor/a do tópico, se tiver oportunidade, pergunte a idade certa do cachorro aos donos...só por curiosidade. No entanto, digo desde já que não é por ter mais idade que eu acho que deixa de ser recuperável, o que continuo a afirmar é que essa recuperação não é para qualquer pessoa. Infelizmente, não me parece que amor e carinho cheguem. É preciso disciplina, e uma mão forte para saber cuidar de um cão dominante, e nem toda a gente a tem.
Quanto ao abate, também é coisa que não me agrada. Só acho que não se resolve um problema simplesmente passando-o a outra pessoas e sem o minimo de garantias de que vai ser resolvido. Continuo a achar que a integridade fisica Humana é mais importante que a integridade fisica do cão, e é por isso que as comparações de cães com crianças me parecem absurdas e só podem mesmo ser feitas por alguém com pouca experiência de vida. Nesta base, se a eutanásia tiver mesmo de ser feita penso que deveria sê-lo em condições que representem o minimo de sofrimento para o animal. Não estou a defender a eutanásia e a dizer que o cão TEM de ser morto, só estou a dizer que se assim for deve sê-lo de forma digna ( não a tiro de caçadeira)!!
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Com a estupidez de vida que o cão tem não me admira nada que tenha tentado morder alguem, acho q se devia tentar a adopção dele, pelo menos por alguem que o queira mesmo, e esteja disposto a investir tempo e a dar-lhe alguma educação. Que goste dele.