Afinal em que ficamos??
Moderador: mcerqueira
-
MFR
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
a minha cadela já têm o microchip, agora fui á junta para a registar, e não é o meu espanto que a funcionária quando olha para os documentos do SIRA, diz que já não são estes, que já tão desactualizados que agora a base de dados é SICAFE, e como tal toda a identificação electrónica não servia para nada.
Ela registou-a na mesma, mas pensei que não a registava, e que pior ainda é que teria que lhe colocar outro microchip.
Bom, neste país nada anda direito, cada cabeça sua sentença.
faz-se tudo para ganhar dinheiro, o registo das cadelas castradas era mais barato (liçença), agora já não. Paguei quase 25.00 €, e depois anualmente é menos 3.00€ isto se até lá não aumentar.
Depois embirrou com o livro das vacinas, porque era diferente do que ela conheçe, têm haver com as marcas dos medicamentos dos Vets.
depois porque a vet. não mediu a cadela, o que vale é que eu levei a minha Sharel comigo e disse-lhe quer medi-la faça o favor, é só ir á porta buscá-la.
Alguém me sabe dizer se afinal a base de dados do SIRA já não existe?
terei eu gasto dinheiro para nada?
obrigado
Mena
Ela registou-a na mesma, mas pensei que não a registava, e que pior ainda é que teria que lhe colocar outro microchip.
Bom, neste país nada anda direito, cada cabeça sua sentença.
faz-se tudo para ganhar dinheiro, o registo das cadelas castradas era mais barato (liçença), agora já não. Paguei quase 25.00 €, e depois anualmente é menos 3.00€ isto se até lá não aumentar.
Depois embirrou com o livro das vacinas, porque era diferente do que ela conheçe, têm haver com as marcas dos medicamentos dos Vets.
depois porque a vet. não mediu a cadela, o que vale é que eu levei a minha Sharel comigo e disse-lhe quer medi-la faça o favor, é só ir á porta buscá-la.
Alguém me sabe dizer se afinal a base de dados do SIRA já não existe?
terei eu gasto dinheiro para nada?
obrigado
Mena
Como o meu cão tinha ficado, no ano passado, por engano registado como cão para fins económicos, este ano, em finais de Janeiro, foi novamente registado, desta vez de forma correcta e foi incluído o microchip (que ainda não tinha quando foi feito o registo do ano passado). Segundo a Junta estava tudo bem.
Aliás se houvessem alterações teria saído nova legislação.
Aliás se houvessem alterações teria saído nova legislação.
-
marciamachado
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
- Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes
Nunca registei as minhas cadelas. Têm microship para o caso de se perderem, de resto nunca vi vantagem nenhuma em serem registadas na Junta de Freguesia. Ninguém fiscaliza se os animais estão registados ou não, por isso qual é a vantagem de fazer o registo? Penso que o registo na JF só é controlado nos cães de caça. Há leis em Portugal muito mais importantes e que não se cumprem, para quê gastar dinheiro com registos que não servem para nada? É triste dizer isto, mas é a realidade.
Se algum dia tiver problemas com os seus animais, vai lamentar ter pensado desta forma.marciamachado Escreveu: Nunca registei as minhas cadelas. Têm microship para o caso de se perderem, de resto nunca vi vantagem nenhuma em serem registadas na Junta de Freguesia. Ninguém fiscaliza se os animais estão registados ou não, por isso qual é a vantagem de fazer o registo? Penso que o registo na JF só é controlado nos cães de caça. Há leis em Portugal muito mais importantes e que não se cumprem, para quê gastar dinheiro com registos que não servem para nada? É triste dizer isto, mas é a realidade.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
vitor_neto
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am
E se não estão registadas na junta, de certeza que também não tem seguro, pois uma das condições das Companhias de Seguros é estarem devidamente registadas.LuMaria Escreveu:Se algum dia tiver problemas com os seus animais, vai lamentar ter pensado desta forma.marciamachado Escreveu: Nunca registei as minhas cadelas. Têm microship para o caso de se perderem, de resto nunca vi vantagem nenhuma em serem registadas na Junta de Freguesia. Ninguém fiscaliza se os animais estão registados ou não, por isso qual é a vantagem de fazer o registo? Penso que o registo na JF só é controlado nos cães de caça. Há leis em Portugal muito mais importantes e que não se cumprem, para quê gastar dinheiro com registos que não servem para nada? É triste dizer isto, mas é a realidade.
Mas os seguros não são só obrigatórios para os cães considerados perigosos? É o caso?vitor_neto Escreveu: E se não estão registadas na junta, de certeza que também não tem seguro, pois uma das condições das Companhias de Seguros é estarem devidamente registadas.
Eu, particularmente, não sei fazer distinção entre perigoso e não perigoso. Considero o cão como o melhor amigo do homem e ponto final. Mas já a nossa lei não é bem assim... estou certa?
-
AcTiOnGiRl
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Bianah,
Todos os cães independentemente de pertencerem ou não as raças consideradas perigosas podem ter um seguro, e as seguradores exigem a licença da junta de freguesia para a realização do seguro, o porquê muito sinceramente não sei.
Em relação ao potencialmente perigosos se poder dispender um bocado de tempo a procurar nos registos mais antigos encontrará toda a explicação e esclarecimentos para dúvidas que possa ter.
Fique Bem
Todos os cães independentemente de pertencerem ou não as raças consideradas perigosas podem ter um seguro, e as seguradores exigem a licença da junta de freguesia para a realização do seguro, o porquê muito sinceramente não sei.
Em relação ao potencialmente perigosos se poder dispender um bocado de tempo a procurar nos registos mais antigos encontrará toda a explicação e esclarecimentos para dúvidas que possa ter.
Fique Bem
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não há aqui uma tremenda confusão ?
A cadela da forista (pelas imagens do álbum) não é cão dos considerados perigosos.
Não tem que ter microship, nem seguro.
As funcionárias das câmaras são muitas vezes umas ignorantes.
Se eu fosse a si pedia para falar com a chefe dela.
A cadela da forista (pelas imagens do álbum) não é cão dos considerados perigosos.
As funcionárias das câmaras são muitas vezes umas ignorantes.
Se eu fosse a si pedia para falar com a chefe dela.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Eu sei que se pode fazer um seguro para qualquer raça. A minha dúvida é se há raças onde o seguro é obrigatório.AcTiOnGiRl Escreveu: Bianah,
Fique Bem
Potencialmente perigosos: acho que já li todos os tópicos sobre este assunto... tenho sempre curiosidades neste campo pois ainda não entendi onde está o perigo... Acho que na maior parte das vezes o culpado é o próprio dono.
Eu só fui buscar o assunto de cães perigosos, ao fazer uma pergunta sobre a obrigatoriedade dos seguros! Também não acho que o cão do forista pareça perigoso (pelas fotos)...aisd Escreveu:Não há aqui uma tremenda confusão ?
Mas que se instalou a confusão, isso instalou-se... peço desculpa pela minha contribuição nesse sentido!
-
AcTiOnGiRl
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Bianah,
Segundo o Millennium BCP..
Em relação aos animais potencialmente perigosos, são os que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais, nomeadamente os cães pertencentes às raças que venham a elencados. Também são considerados como potencialmente perigosos os que resultem de cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças ali referidas.
A lei considera como animal perigoso qualquer animal que:
- tenha atacado uma pessoa;
- ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;
- o seu detentor tenha declarado à junta de freguesia da sua área de residência, que tem um carácter e comportamento agressivos;
- tenha sido considerado pelas autoridades como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica;
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=221603
Segundo o Millennium BCP..
Em relação aos animais potencialmente perigosos, são os que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais, nomeadamente os cães pertencentes às raças que venham a elencados. Também são considerados como potencialmente perigosos os que resultem de cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças ali referidas.
A lei considera como animal perigoso qualquer animal que:
- tenha atacado uma pessoa;
- ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;
- o seu detentor tenha declarado à junta de freguesia da sua área de residência, que tem um carácter e comportamento agressivos;
- tenha sido considerado pelas autoridades como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica;
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=221603
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Pois, mas o problema é quando há donos "responsáveis" a dizer isto...marciamachado Escreveu: Nunca registei as minhas cadelas. Têm microship para o caso de se perderem, de resto nunca vi vantagem nenhuma em serem registadas na Junta de Freguesia. Ninguém fiscaliza se os animais estão registados ou não, por isso qual é a vantagem de fazer o registo? Penso que o registo na JF só é controlado nos cães de caça. Há leis em Portugal muito mais importantes e que não se cumprem, para quê gastar dinheiro com registos que não servem para nada? É triste dizer isto, mas é a realidade.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
MFR
- Membro Veterano
Oi, a minha cadela não é perigosa, mas de qualquer das formas sinto-me mais descansada se ela estiver legalizada, e vou tratar do seguro fica á volta de 40.00€ /ano. Porque é sempre bom, caso haja um problema, que ninguém está livre disso, ela a brincar pode magoar ou partir qualquer coisa, e, assim têm o seguro.
A identificação faz falta, pode-se perder, pode ser levada pela carrinha da camâra, etc....
Depois de feito não custa nada
, só é pena, é o aproveitamento para sacar dinheiro por tudo e por nada.
E como vai ser quando os gatos forem obrigados a estar registados, seguros etc,etc, está previsto a partir de 2006 ou será 2007?, cada vez mais se vão ver animais abandonados, porque toda esta legalidade custa dinheiro, e, continuamos com o eterno problema, de que os nossos gastos com eles não entram para o IRS.
P.S O Registo na junta (licença) só fará sentido no dia em que o nosso animal estragar ou magoar alguém ou outro animal, e que a policia seja chamada a intervir, aí vão-lhe pedir toda a documentação deles, depois, vai vai-se ver que afinal o registo faz falta
A identificação faz falta, pode-se perder, pode ser levada pela carrinha da camâra, etc....
Depois de feito não custa nada
E como vai ser quando os gatos forem obrigados a estar registados, seguros etc,etc, está previsto a partir de 2006 ou será 2007?, cada vez mais se vão ver animais abandonados, porque toda esta legalidade custa dinheiro, e, continuamos com o eterno problema, de que os nossos gastos com eles não entram para o IRS.
P.S O Registo na junta (licença) só fará sentido no dia em que o nosso animal estragar ou magoar alguém ou outro animal, e que a policia seja chamada a intervir, aí vão-lhe pedir toda a documentação deles, depois, vai vai-se ver que afinal o registo faz falta
Última edição por MFR em quinta mai 19, 2005 7:45 pm, editado 2 vezes no total.
-
apmao
- Membro
- Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
- Contacto:
Olá a todos!
Relativamente ao Post inicial, eu o ano passado só paguei € 7,20 por cada um dos meus PA's e, apesar de não ser obrigatório em termos de legislação terem microship, os meus têm por obrigatoriedade do CPC.
Os microships que os meus cães têm são do SIRA. O SICAFE é a base de dados criada ao abrigo do Decreto-Lei n.º 313/2003 que terá obrigatoriamente que incluir a base de dados do SIRA, pois não faz sentido todos os cães identificados até à data de entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 313/2003 através do SIRA terem que ser submetidos a intervenção cirúrgica para retirar um microship e por outro. A empregada que a atendeu é bastante ignorante. Ela apenas se tem que limitar a aceitar o númoro do microship e registar o cão.
Quanto aos cartões de vacinas, há cartões de vacinas dos mais variados tipos, pois não há nenhuma norma obrigatória quanto ao formato, desde que tenham todos os dizeres obrigatórios e espaços para certificar as vacinas ministradas, desparasitações, etc, e espaço para colocação do carimbo da Junta de Freguesia, está tudo bem.
Quanto à Marciamachado, não se fie muito na sorte e na má fiscalização. No caso de ter algum problema com outras pessoas e que o cão seja sujeito a fiscalização, se o agente fizer as coisas como deve ser... Basta, por exemplo, ter a infelicidade de o cão saír à rua e ser atropelado. Além do concerto do carro, depois está sujeita a pagar as coimas todas, falta de registo, falta de licença, etc.
Um Abraço!
Álvaro Mano
Relativamente ao Post inicial, eu o ano passado só paguei € 7,20 por cada um dos meus PA's e, apesar de não ser obrigatório em termos de legislação terem microship, os meus têm por obrigatoriedade do CPC.
Os microships que os meus cães têm são do SIRA. O SICAFE é a base de dados criada ao abrigo do Decreto-Lei n.º 313/2003 que terá obrigatoriamente que incluir a base de dados do SIRA, pois não faz sentido todos os cães identificados até à data de entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 313/2003 através do SIRA terem que ser submetidos a intervenção cirúrgica para retirar um microship e por outro. A empregada que a atendeu é bastante ignorante. Ela apenas se tem que limitar a aceitar o númoro do microship e registar o cão.
Quanto aos cartões de vacinas, há cartões de vacinas dos mais variados tipos, pois não há nenhuma norma obrigatória quanto ao formato, desde que tenham todos os dizeres obrigatórios e espaços para certificar as vacinas ministradas, desparasitações, etc, e espaço para colocação do carimbo da Junta de Freguesia, está tudo bem.
Quanto à Marciamachado, não se fie muito na sorte e na má fiscalização. No caso de ter algum problema com outras pessoas e que o cão seja sujeito a fiscalização, se o agente fizer as coisas como deve ser... Basta, por exemplo, ter a infelicidade de o cão saír à rua e ser atropelado. Além do concerto do carro, depois está sujeita a pagar as coimas todas, falta de registo, falta de licença, etc.
Um Abraço!
Álvaro Mano
-
MFR
- Membro Veterano
Precisamente Sr. Álvaro, eu também penso assim, Vale mais prevenir do que remediar
quanto á funcionária da junta, pelos vistos não aprendeu nada no curso de formação que lhe deram, pelo que ela disse que tinha estado num
.

quanto á funcionária da junta, pelos vistos não aprendeu nada no curso de formação que lhe deram, pelo que ela disse que tinha estado num