comida boa?ajuda pf!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

terça mai 17, 2005 6:18 pm

olá!

o que vocês acham desta comida para gatos (para gatos, não gatinhos!)?

proteina bruta 10%
matéria gorda bruta 4.5%
cinza bruta 2.5%
celulose bruta 0.3%
humidade 82%
vitamina A 2000Ul/kg
Vit. D3 200 Ul/kg
vit. E 16 mg/kg

ingredientes: coelho 5%, carne e subprodutos animais, substancias minerais, aditivo conservante CE

são dados de uma embalagem de 100 gr de comida (humida)

é que eu não sei como hei-de escolher uma comida boa, e queria ter uma ideia dos valores de referencia para a comida humida!

obrigada!
joana_miau
Membro
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

quarta mai 18, 2005 9:29 am

agradecia mesmo que me aconselhassem.... ;)

obrigada
Kuka
Membro
Registado: sábado mai 18, 2002 9:29 pm

quarta mai 18, 2005 10:11 am

Joana,

Já tinha visto o seu post mas honestamente não a consigo ajudar através dos valores de referencia da análise média, vitaminas, oligoelementos, ingredientes, etc, mas poderá ser que foristas com mais experiencia consigam!
Eu não dou à minha gata comida húmida, dou seca, que varia entre a Royal Canin de dieta (passe a publicidade) que compro no Vet porque ela tem hipersensibilidade digestiva e a Sensible ou Exigent da mesma marca que se compra na maioria das lojas de animais, ela não pode abusar da comida que não é de dieta mas é a única forma de ela comer, se estiver constantemente com a outra enjoa.
A royal Canin (passe a publicidade) tb tem disponivel ração para gatinho...
Posso apenas acrescentar que os valores de proteína que refere comparados com os valores da comida seca estão muito longe de serem parecidos... na seca da marca que lhe referi são superiores, bem como outros constituintes que a joana nem sequer refere.
É o que posso ajudar, veja também a opinião de outros foristas...
Cumprimentos
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta mai 18, 2005 10:33 am

As melhores rações do mercado são a Hills e a Nutro. Fazendo as contas fica pouco mais caro que a de supermercado. pois os gatos ficam saciados com muito menos quantidade. Esqueçam a comida humida como base de alimentação do gato. Se o gato só quiser a húmida então não lhe devem dar até ele a esquecer e estar habituado á seca. Se não quiser comer, deixem-no ficar que quando tiver fome vai lá,... os gatos são muito manipuladores. Também dou RC mas as melhores são as que referi anteriormente.
joana_miau
Membro

quarta mai 18, 2005 11:09 am

a minha julieta tambem come ração seca, da RC, mas agora é altura de haver muitos bichinhos por aqui para ela caçar! e ela não come nada em casa!
há mais de uma semana que não come ração, por isso ontem demos-lhe um bocadinho de comida humida para ver se ela comia, e ela depois de muito insistirmos lá comeu um bocadinho!

por isso é que eu queria saber mais ou menos, em termos de valores o que é melhor, para escolher uma comida para ela!

essa latinha que lhe demos ontem é das que a minha mãe dá a um gato vadio que as vezes aparece aqui no jardim, acho que era marca Continente, mas não tenho a certeza.

alguem sabe, mais ou menos em termos de valores o que é mais aconselhável?

obrigada
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

quarta mai 18, 2005 2:56 pm

[quote=uaimori]
As melhores rações do mercado são a Hills e a Nutro. Fazendo as contas fica pouco mais caro que a de supermercado. pois os gatos ficam saciados com muito menos quantidade. Esqueçam a comida humida como base de alimentação do gato. Se o gato só quiser a húmida então não lhe devem dar até ele a esquecer e estar habituado á seca. Se não quiser comer, deixem-no ficar que quando tiver fome vai lá,... os gatos são muito manipuladores. Também dou RC mas as melhores são as que referi anteriormente.
[/quote]

Oi,

Porquê que as melhores rações do mercado são a Hills e a Nutro???
com que base é que faz essa afirmação??

PJ
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 18, 2005 3:29 pm

uaimori Escreveu: Se o gato só quiser a húmida então não lhe devem dar até ele a esquecer e estar habituado á seca. Se não quiser comer, deixem-no ficar que quando tiver fome vai lá,... os gatos são muito manipuladores.
Tal como o ser humano, os gatos são dos pouco animais que conseguem morrer à fome por teimosisse. Se um gato não apreciar a comida que tem no momento, só com muita paciência e persuasão ele lá vai, não é propriamente como os cães que os podemos vencer pelo estomago a reclamar alimento.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Kuka
Membro

quarta mai 18, 2005 3:52 pm

LuMaria Escreveu: Tal como o ser humano, os gatos são dos pouco animais que conseguem morrer à fome por teimosisse. Se um gato não apreciar a comida que tem no momento, só com muita paciência e persuasão ele lá vai, não é propriamente como os cães que os podemos vencer pelo estomago a reclamar alimento.
É verdade LuMaria daí eu ter de intercalar a comida da minha, se lhe dou só dieta recusa-se a comer e não há quem a demova. Falei com Vet, disse-lhe para lhe dar dieta só com um cheirinho da outra, está bem! Se não a intercalar bem que passa fome!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 18, 2005 4:03 pm

Se a veterinária achar bem, tente por-lhe na ração um pouco de caldo de cozer peixe, em principio vai adorar, aos poucos vai diminuindo a quantidade de caldo. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Kuka
Membro

quarta mai 18, 2005 4:07 pm

Irei perguntar, mas não sei se irá resultar pelo facto de que a ração de dieta para hipersensibilidade digestiva cheira a isso mesmo... peixe!!!!!
Estou crente que seja esse o problema, mas tentar não custa... darei notícias!

Obrigado pela dica!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta mai 18, 2005 4:36 pm

A minha opinião é que a sua gata não deve andar só a comer o que caça (atenção para não falhar as desparazitações internas) mas deve também haver algum dos seus vizinhos que lhe dá comida, não é normal ela não comer nada em casa...

Quanto à comida húmida já fui mais contra do que agora sou... Tal como as rações secas se a pessoa puder comprar uma comida premium ou super premium fica geralmente bem servido, fica é muito mais cara devido à quantidade de água que tem. Os ingredientes analizam-se mais ou menos da mesma forma do que os de uma ração seca, por exemplo, a composição que aqui apresentou não me agrada nada por se basear em subprodutos . O ideal é estar explicito qual a origem da totalidade da carne por exemplo dizer galinha ou borrego e não conter subprodutos .

Não sei se lê bem em inglês mas o seguinte site é defensor acérrimo da comida humida: http://www.maxshouse.com/feline_nutrition.htm

Neste mesmo site ensinam a calcular as quantidades de cada ingrediente na comida húmida (tem de se subtrair a água).

Eu dou ração seca de qualidade aos meus gatos mas ocasionalmente dou-lhes uma latinha da IAms que considero bastante equilibrada do ponto de vista nutricional e é a únida premium que por cá se vende. Tb dou às vezes as Sheba de peito de frango ou atum mas não deve ser usado como base da alimentação pois não é um alimento completo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 18, 2005 9:52 pm

Cuidado com a situação de deixarem os gatos comerem o que caçam pois há gatos a morrerem envenenados por ingestão de ratos envenenados.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
joana_miau
Membro

quinta mai 19, 2005 9:36 pm

quanto a ela caçar, não posso fazer nada! moro numa vivenda, e ela tão depressa está dentro de casa como no jardim!

durante o dia ela nem aparece por cá! anda sempre na "galderice"! ;)

quanto a outros vizinhos darem comida......duvido! :o os gatos dos vizinhos é que vêm comer cá a casa!porque aqui "os gatos comem espinhas ou caçam!" :o

ela volta e meia muda de ideias! houve uma altura em que nem queria nada com a comida humida, agora é com a seca! geralmente mais na altura de haver menos caça, daqui a um mês +/- ela começa a acalmar!

brigada!
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

quinta mai 19, 2005 10:03 pm

Ainda estou a estudar as comidas de latas oferecidas aqui em Portugal. Facto é que nos fórums alemães a preferências pelas rações de lata é nítida. Dizem, como aliás um vet português disse também para mim, que "os gatos nunca bebem o suficiente", e devido a isto deve-se dar ração húmida, além da ração seca. Se o gato não beber em quantidade suficiente, cria cálculos renais, o que nos gatos que só se alimentam de ração seca é um problema frequente. Tive uma gata que viveu 20 anos, dos quais só cerca dos últimos 10 comeu ração seca além da de latas. Ela teve problemas de gengiva - mas não de cálculos :idea:

Sei que a ração de lata tem de ter muito mais proteínas do que muitas que vi até agora. Muitas das marcas mencionadas nos fórums alemães não existem aqui. Ainda ando à procura. Mas dou tanto ração seca como de lata e lebrando da minha Natascha não vou mudar de ideia tão já.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 19, 2005 10:11 pm

joana_miau Escreveu: quanto a ela caçar, não posso fazer nada! moro numa vivenda, e ela tão depressa está dentro de casa como no jardim!

durante o dia ela nem aparece por cá! anda sempre na "galderice"! ;)
Também moro numa vivenda, as minhas gatas andam livres até às 17 horas todos os dias. depois disso vêm para dentro de casa e já não saem mais á rua.
Tente impor-lhes regras...leva tempo, dá trabalho mas aprendem a podem poupa-la a desgostos e dissabores...
Por acaso as minhas não vão para a rua. passam do meu jardim para os dois seguintes dos vizinhos.

Estou admirada das suas comerem a caça, porque sempre ouvi dizer que quando têm uma alimentação equilibrada, tudo o que cacem, não comem e é mesmo certinho pois as minhas gatas trazem a caça para casa intacta. Nunca a comeram ;). Nem elas nem o Matateu.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”