Ajuda....Por Favor....melra e periquita sem penas!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

sexta mai 20, 2005 11:01 am

Olá a todos!!!
preciso da vossa ajuda......tenho uma melra que criei desde bébé....mas agora tem 1 ano e não tem penas na cabeça há já alguns meses....pensei que fosse muda da pena.....mas acho que não é porque ele está completamente careca... :( (não tenho muita experiência com aves).
tenho também um casal de periquitos......o ano passado ele fartou-se de pôr ovos.....e ficou um bocadinho depenada no peito....mas eu pensei que fosse de chocar os ovos......o que é certo é que lhe tirei o ninho no inverno e ela depois começou a ficar com muitas falhas de penas.....e o bico dela partiu (a parte de baixo).Fiquei atenta para ver se ela conseguia comer.......ela come....mas tá depenada....não sei o que fazer!
Peço a todos que me ajudem.....Obrigado!! :(
GARFYELD
Membro Veterano

sexta mai 20, 2005 2:18 pm

Será que ninguém que consegue dar umas dicas.........por favor!!!!!

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sexta mai 20, 2005 6:10 pm

Ois,

Talvez devido à postura a periquita tenha ficado com falta de cálcio, o que terá levado ao problema do bico e das penas. Isto é apenas uma possibilidade, mas dar-lhe um bloco de cálcio, osso de choco ou outro suplemento com cálcio, enquanto que não sabe exactamente de que problema se trata, é boa ideia.

Entretanto, separe-a dos outros pássaros, pois se for uma doença pode contagia-los. Se a periquita mostrar mais sintomas para além dos que refriu, ou se parecer pior, leve-a ao veterinário.

Quanto à melra, o que lhe dá de comer? A alimentação dos melros pode ser dificil, uma vez que eles são omnivoros(para alem de sementes e vegetais em liberdade comem alguns insectos). Veja também se ele não tem problemas ao mover-se na gaiola, e se esta é grande o suficiente.
GARFYELD
Membro Veterano

segunda mai 23, 2005 2:49 pm

Olá...muito obrigado, pela resposta....
A melra come um granulado para melros e uma papa (preta) de insectos....e de vez em quando dou-lhe bocadinhos de verduras para ela ir depinicando......e tem uma banheira....(não muito grande - não consigo encontrar maior) para tomar banho.....(não fica lá muito bem banhada....mas.....). A gaiola é grande. Comprei-a de propósito para ela.....ela mexe-se à vontade dentro dela.....Já experimentei pôr uma caixa baixinha mas grande no fundo gaiola para ela tomar banho....mas ela não vai lá.....e depois suja a água toda....é muito porquinha..... ;) ...ela foi criada de bébé...devia ser meiga...mas é muito bera....bica muito e assusta-se muito.....quando era pequenina até vinha para o meu dedo...agora...é danada....só bica.... :? :?
A periquita....eu acho que não deve ser doença....porque o macho está muito bem e bonito....mas de qualquer forma vou separá-los até ver......muito obrigado pelas dicas... :D :D :D :D
GARFYELD
Membro Veterano

quinta jul 28, 2005 5:06 pm

Já passaram alguns meses.............a periquita continua com falta de penas.....já lhe pus vários ossos de choco à disposição e ela tem bicado todos....já lhe dei vitaminas (que comprei numa loja de animais) em gotas para misturar na água (fica amarela), e ela mesmo assim tem falta de penas mas o bico parece estar melhor............

A melra tenho-lhe posto as vitaminas também.....mas continua careca (é só a cabeça), já pesquisei na net mas não encontro nada :( , já não sei o que fazer mais........já me disseram que é stress.........não percebo porquê.......ela foi criada de bébé.....tive de a limentar à boca......a gaiola é grande....foi comprada de propósito para ela....não percebo.......

Se alguém me conseguir ajudar mais um bocadinho.....agradecia.....

obrigado!
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta jul 28, 2005 7:33 pm

nao deve haver nenhum melro k fike manso kuando grande.
todos eles se atiram á rede e dao bicadas. Eu nao sei o tamanho da gaiola mas podera, ou ser pekena, ou a melra tar stressada e atirar-se demasiado á rede.
em k parte esta depenada? a cabeça mesmo ou á beira do bico/olhos?
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

quinta jul 28, 2005 10:08 pm

será que ela não enfia a cabeça por entre a rede, sendo por isso que se encontra depenada??

como é a gaiola??
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

quinta jul 28, 2005 10:40 pm

sim,rede ou comedouros,não encontro outra explicação para estar depenada na cabeça...talvez até no comedouro...algo disto terá que ser...
GARFYELD
Membro Veterano

sexta jul 29, 2005 9:25 am

olá bom dia a todos....obrigado desde já por todas as respostas.....

A melra está depenada só na cabeça.....a gaiola é grande e está apoiada num carrinho em metal....parece uma casa....alta......ela anda à vontade lá dentro e não dou porque ela vá de encontra as grades.....os comedouros.....são exteriores.....não são muito grandes.......e tem também uma banheira exterior, que essa é eu acho que é pequena para ela......mas já corri tudo e não encontro maior......tive de cortar inclusivé umas tiras à gaiola de maneira a que ela quando entrasse não batesse com as costas em cima.........já experimentei pôr uma caixa com água...mas ela não vai la e suja a água toda.... :? :? ....não sei mesmo o que poderá ser....... :? :?
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

sexta jul 29, 2005 9:42 am

Penso que deve ser ao comer no comedouro,deve roçar com a cabeça na rede (ou grades),é capaz de ser isso.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jul 30, 2005 12:28 pm

GARFYELD Escreveu: ...não sei mesmo o que poderá ser....... ? ?
Ou melhor, o que não deveria ser.

O animal decerto não é de cativeiro e portanto NÃO deveria estar na gaiola mas sim em liberdade.
Volto a repetir: Quem estiver interessado em deter aves das nossas espécies indígenas espera até haver no mercado exemplares domésticos descendentes de aves devidamente legalizadas.
Decerto estes problemas e outros mais graves serão menos comuns.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado jul 30, 2005 2:15 pm

de kk das formas se o melro for libertado tera 99% das hipoteses de morrer pois foi habituado desde pekeno a ser alimentado num pieiro e, se o soltar, nao sabera recolher o alimento.
sergiumcostae
Membro Júnior
Registado: sexta fev 25, 2005 9:51 pm

sábado jul 30, 2005 3:55 pm

Se estiver em boas condições físicas... e bem nutrido... estou em crer que terá 99% de hipóteses seguir os seus instintos e de sobreviver aprendendo e a alimentar-se do que a natureza lhe oferece.

Não critico, qualquer que seja a decisão...

O afecto entre uma ave e o seu captor pode ser muito grande e a ave poderá inclusivé voltar para as imediações do local onde foi criada.

Quanto à questão legal... Já foi dito o mais importante ;)

Cumprimentos ao fórum,
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sábado jul 30, 2005 4:43 pm

Bem, já há aqui varias opiniões e algumas delas veem de pessoas abalizadas no assunto, percebe-se pela forma como escrevem e pouco mais tenho a dizer. Há tb algumas opiniões de poetas e ambientalistas de café, cujo unico problema é saberem ler, não saberem digerir o que leem........e lerem muito.
Bem, sobre a merla e o periquito, penso que sera falta de calcio no primeiro caso, mas como já lho esta a dar....
No caso da merla, são mesmo assim.....muito porcalhões, sempre ariscos, sempre irrequietos; acho que o que aqui foi dito é valido para o caso.......a gaiola é pequena, os comedouros e bebedouros estão mal localizados; por outro lado, embora não me pareça ser esse o caso, pode haver tb piolho por ai e nessa altura deve polvilhar todas as aves de casa e as gaiolas com insecticida em pó, a base de piretro, na proporção de 3 a 4% ( o caniaves por exemplo, mas há outros).Gaiolas para a merla no mercado, sera dificil encontrar......mas pode mandar fazer a um marceneiro ou carpinteiro que conheça, em contraplacado ou aglomerado de madeira.....as frentes vendem-se nas lojas ou há rede em malha de aço quadrada, soldada que tb serve. Comedouros e bebedouros dentro da gaiola, que deve ser o maior possivel............1m de comrpimento, por 0,5 m de largura por 0,80 m de altura ou algo assim.
De qualquer forma, a muda da pena está quase a começar e deve estar alojada antes dela se iniciar, senão as penas novas não vão nascer em condições. As penas da cabeça só nascem a partir do fim do verão.....se não for agora, depois so no ano seguinte.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jul 30, 2005 9:42 pm

Mozungo Escreveu: No caso da merla, são mesmo assim.....muito porcalhões, sempre ariscos, sempre irrequietos;
Isto é um perfeito disparate.
Detive muitos melros quando era miudo e raramente havia um que fosse arisco. Os unicos ariscos eram aqueles capturados já voadores.
Vários exemplares tive que vinham comer á mão larvas de tenebrio e outros acepipes, deixando mesmo fazer festas na cabeça e na garganta. Um caso houve que após fuga o animal voltou um dia depois e deixou-se capturar. Tudo depende da interação que o tratador tem com os animais.

O cerne da questão é que a melra em causa para ser assim arisca, ou foi capturada já voadora ou então teve pouca ou nenhuma socialização com o tratador. Em qualquer dos casos o animal não deveria estar em cativeiro por contingencias legais, sendo que no 1º caso é uma estupidez. De que serve um animal arisco numa gaiola que passa o tempo a dar cabeçadas nas grades? Eu já fiz o mesmo em cachopo e agora percebo a estupidez da situação.

E o caro amigo que fala em "ecologistas de café", também detem melros em cativeiro??
E que tal sair do anonimato e falar com os outros como um homenzinho?? Esteja descansado que ninguem o vai prender.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Aves”