Rotina do dia-a-dia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

domingo nov 10, 2002 12:54 am

Viva,

Penso que é um dado adquirido, que se conseguirmos no relacionamento do dia-a-dia com o nosso cão, criar um conjunto de rotinas, vamos obter maiores facilidades e resultados na sua educação.

Sabendo que a maior parte das pessoas, dado a sua vida profissional "não tem" horários, como é que conseguem criar as referidas rotinas?...Qual o impacto que isso tem nos vossos cães?...Quanto tempo é que lhes dedicam por dia?...Para alem de os passearem, brincam com eles?

Com alguma flexibilidade, aqui vai a escala lá de casa:

Durante a semana:

6h.30 -- Levantar para ir passear os cães (que frio...brrr)
7h.15 - Paparoca para os cães

7h.30 - Os cães ficam soltos no quintal e eu já estou atrasado para o emprego

19h00 - Passear os cães
19h45 - Treinar os cães (Por vezes inverto - Treinar / Passear)
20h15 – Paparoca para os cães.
23h.30 - Passeio curto com algumas brincadeiras - xixi e cama

Fins-de-semana

Sábado

9h.30 - Levantar para ir passear os cães
10h.00 - Paparoca para os cães.
12h.00 – Passeio no centro da cidade.

15h00 – Escola de adestramento
18h.00 – Regresso a casa
20h15 – Paparoca para os cães.
23h.30 - Passeio curto com algumas brincadeiras - xixi e cama
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo nov 10, 2002 10:25 am

Olá

Aqui está um tópico com interesse, porque assim podem comparar-se as rotinas de cada um.
Dada a minha disponibilidade (já tenho idade para fazer o que me apetece e para NÃO ter juizo), a minha rotina dificilmente poderá servir de modelo seja a quem for. Isto aliado ao facto de ter uma grande facilidade de levar os cães à praia (Tenho tantas vezes falado nisto, que devo querer parecer daqueles magnates que dispôem de uma praia privativa). É mais ou menos assim:

07H30 - Levo-os à praia.
11H00 - Levo-os à praia novamente imediatamente antes de ir com eles às compras. Ficam dentro do carro com as janelas abertas, mas ninguém ousa violar ou roubar o carro. Pudera, com aquelas feras...
12H30 - Primeira refeição do dia.
15H00 - Levo-os à praia ou (de carro) até a um local amplo, relvado, onde é possível e permitido andar com eles à solta sem problemas.
19H30 - Segunda refeição do dia.
21H00 - Ida à rua.
23H00 - A esta hora ou mais tarde, por vezes (nem sempre) comem só ração antes de irem para a cama.

Esta é a rotina. Mas há mais saídas esporádicas, ou porque o meu filho vai levar a namorada e normalmente leva-os, ou porque a namorada também resolve levá-los à rua porque lhe apetece, ou porque...
Quer dizer, os meus cães estão muito mal habituadinhos. Passam a vida a querer ir para o liró. Mas eu não me importo. A vida deles é tão curta...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo nov 10, 2002 6:21 pm

eu como até sou uma felizarda, nos últimos tempos tenho trabalhado em casa e por isso, disponho de tempo " todo do mundo" para a bicharada. isto não significa que possa passear os cães como gostaria. de qualquer forma, jogo à bola com eles com frequência no quintal, às 3ª e 5ª o max vai à "escola". a carlota, se não o acompanhasse, morria.
quando não passava tanto tempo na arca de noé, costumava levar a carlota a passear e por vezes, íamos comer um gelado ao robin... agora, ficam uma parte do tempo no quintal, enquanto a cozinha seca. também serve para poderem "malucar" à vontade.
o resto do tempo, é ver gatos espalhados pelo computador, micro-ondas, armários da cozinha, escadas, colo, etc. os cães quando não estão a "malucar" dentro de casa, estão ao pé de mim, a chatear os gatos ou a guardar a porta, não vá algum intruso levar-lhes a dona :lol: :lol: :lol: ultimamente, também tem sido uma peregrinação constante para o vet, por causa do serafim e da rita. neste caso, levo também os cães para arrejarem.
espero acabar rapidamente o trabalho que tenho em mãos, para ter uns diazinhos de férias e desforrar-me com passeios na praia . isto se o tempo não piorar.
anjaazul
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

domingo nov 10, 2002 7:46 pm

NA PRAIA ÀS SETE E MEIA DA MATINA??????????

Desde que me reformei, que a essa hora ainda estou vagamente a pensar a que horas me irei levantar, isto se estiver acordado!

;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

Ainda há pouco tempo acordava cedo de propósito para levar o Idéfix à rua, e quando ainda estava no TPark tinha de vir a casa à hora de almoço para dar um pequeno passeio com ele. Era um sacrifício que era uma grande alegria... paciência, A rotina era sempre, um passeio por volta das oito, outro meio-dia ou 1 hora, depois o nosso "passeio grande" que gradualmente se foi tornando mais pequeno, porque ele não podia, por volta das 6 da tarde, e finalmente um passeiozinho lá para a meia-noite. Como o "dicas" tinha de comer pouco e muitas vezes, de todas as vezes que voltava, lá lhe fazia a malgazita!

Com a Hortelã, ela quer mesmo é estar em casa, e quando quer sair, seja a que hora fôr, pede, assim como pede de comer. Estamos sempre às ordens de sua Excelência, embora as horas de comer sejam bem definidas (3x ao dia e pouco)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 10, 2002 9:19 pm

Olá,
Então aqui vai a nossa Rotina (*):
6:30 - toca tudo a levantar para irmos à rua dar uma voltinha. Visto umas roupinhas práticas e passados 10 minutos lá vou eu todo remeloso a passear com eles.... :roll:
7:00 - Regresso a casa ( afinal tenho de ir tomar um duchezinho e vestir-me para ir trabalhar).
7:40 - Primeira refeição do dia, imediatamente antes de me ir embora trabalhar ( pois, pois... eu também trabalho... ;) ).
18:00 - Chego a casa e dou um passeio rápido com eles (ainda com "roupa de trabalho");
18:15 - Mudança de roupa e ida até à praia para um passeio maior.
20:00 - Regresso a casa....uns 20 minutos de descanso e nova refeição.
21:30 - Saída com a Mara ( e só ela) até ao café.
22:30 - Regresso a casa.
Depois de umas horas na net a falar com a Andrea e a responder a tópicos na Arca, ainda dou uma pequena volta com os dois maluquinhos.

Aos fins de semana, passeamos bastante na praia logo de manhã. Procuro levá-los comigo para todo o lado que vou. Haviam de ver o que acontece ao meu carro quando tenho de deixá-los lá dentro ( com os vidros todos entreabertos). Acreditem que NINGUÉM se aproxima mesmo do carro...hehehehehe! Se alguém passa a menos de uns 3 metros, aquilo abana tanto que parece vai tombar!!! :roll:

(*) Esta rotina não tem sido lá muito cumprida últimamente, por razões pessoais várias. Mas em breve espero voltar a ela.

Abraços
Paulo C.

P.S. - Os treinos são feitos normalmente na praia (vazia) no final do dia.
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

domingo nov 10, 2002 9:42 pm

Bem... eu não sou própriamente o exemplo de rotina... é o seguinte: eu tenho muito tempo livre, por isso, mal venho da escola, levo a minha bicha á rua. Não a levomuito cedo (tipo 7 da manhã, que até podia), porque ela simplesmente não sai da cama.... por isso, quando saio de casa, ela fica na sorna, no quentinho... mas mal venho, levo-a á rua, e sempre que saio brinco com ela (e com o Johny, o cão da rua, que também gosta, e merece). Depois.... estas saidas repetem-se várias vezes por dia... só que com um problema, é que a Niki não acha piada nenhuma ás saidas... por ela é xixi, e casa! Mas como eu quero que ela faça exercicio, faço com cada figura... mas ela simplesmente fica á porta do prédio, a olhar para mim... a pensar coisas que nem quero saber. Mas agora, á tarde, dou uma volta com ela obrigatória, porque ela não é nada activa... Bem, o que uns cães gostariam de ter a minha tem e não dá valor... enfim... a minha bicha é assim...
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

domingo nov 10, 2002 10:07 pm

Já que se fala de rotinas, e lendo as vossas, fico satisfeita porque os meus cães, apesar de viverem num APA, são bem compensados. Então aqui vai a nossa rotina.

07.45 horas - 1ª saída para o xixi da manhã e regresso cerca das 08.15.

13.00 horas - 2ª saída, com regresso cerca das 13.30 horas. A esta hora, dou ração ao mais pequeno, porque o grande só come à noite.

17.30 horas - 3ª saída com regresso aprox. cerca das 18.30 horas.

24.00 - última saída para o xixi, com regresso cerca das 00.30 a 01.00 da manhã.

A juntar a isto, normalmente ou na 3ª saída ou na última, saio com os cães em separado, porque treino diariamento o meu Átila e atendendo ao temperamento dele em relação a outros cães, é mais eficiente treiná-lo sózinho.

Aos fins de semana faço a 1ª saída só por volta das 10.00, mas em compensação passeio-os por mais tempo, e dou sempre umas voltas com eles, ou ao campo ao à Expo, ou a casa dos meus primos, que como têm uma quinta eles podem correr todo o dia.
Hoje por exemplo foi um desses dias e o meu Átila veio tão cansado que se deitou no carro todo o caminho e nem deu sinal de vida. Ao contrário, o meu Dodi nunca se cansa e veio todo o caminho a chorar porque queria o meu colo. Parece o coelho da Duracell, porque nunca se cansa.
Penso que apesar de tudo eles andam bastante.

E ainda . . . nunda me posso esquecer de ver como está a diabetes do meu gato siamês, cerca das 23.00 e dar-lhe insulina, mudar.lhe a água e dar-lhe comer.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 11, 2002 9:28 am

A minha rotina é partilhada com o meu marido.

6:00 - levantar
6:30 - 1ª refeição (1º passeio no bom tempo - eu)
7:30 - saímos para o emprego e ela fica no quintal.
12:30 - vou almoçar a casa - 2ªrefeição (1º passeio no inverno)
17:30 - marido chega a casa - 2º passeio maior (marido)
18:30 - chego a casa - brincadeira com a bolinha no quintal
19:30 - 3ª refeição
21:30 - caminha para os animais

Dias livres - o 1º passeio é substituído por um grande (aí pelas 9:00) no campo ou na praia.O 2º passeio desaparece.

Actualmente - ela fez agora 6 meses - vai acabar, gradualmente, a 2ª refeição e eu vou deixar - muitas vezes - de ir a casa almoçar (vou, pois, de ter de fazer o passeio da manhã).

Não tenho problemas com os xixis e cócós que ele só faz no quintal quando lhe apetece.
Limpo diáriamente (não custa nada).
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

segunda nov 11, 2002 5:35 pm

Ora bem, a minha é +/- assim:

Durante a semana:

9:00/9:30 - Saío para o trabalho e a preguiçosa da Duda nem se levanta da cama... levanta só a pestana para me ver a saír. :)

Durante a manhã - Se houver possibilidade, vai dar um passeio com a minha mulher à Expo ou à Alameda. Se ficar sozinha, fica no quintal.

13:30 - Chego para almoçar e para brincar um bom bocado no quintal com ela até ás 14:30.

Durante a tarde - Se ficar sozinha, fica no quintal.

19:00 - Chego do trabalho e, ou vou dar um passeio a pé de +/- 3Km (sim, já medi ;) ), ou vou à Alameda para ela dar umas corridas durante 1 horita.

20:30 - Jantar dela e repouso até à hora de ir para a cama. Se nós demorarmos muito, ela por volta das 23:00 vai sozinha.

No fim de semana e dias livres:

Vai atrás de nós para todo o lado... há sempre um passeio grande até à praia, ou à Expo, ou a outro sítio qualquer onde ela possa esticar as pernas.

Tal como a aisd, felizmente não tenho que a levar à rua para fazer as necessidades, já que ela usa o quintal que é limpo todos os dias.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda nov 11, 2002 7:31 pm

A minha rotina:
Durante a semana

10h - 1ª refeição e passeio

17h - 2º passeio

20h - 2ª refeição

22h - 3º passeio

22,30h - bombom de recompensa quando chegam a casa e óó

Fim de semana

a mesma rotina da semana a não ser quando vou para o campo pois aí é um passeio muiiiiiiiiiiiiiiiiiito grande.

Saudações
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda nov 11, 2002 9:14 pm

bem, ora vamos lá

7.00h: Começa o despertador a tocar, e tocará até cerca das 9 da manhã ( heheheh )
9.00h: 1º passeio, porque ela já se torce toda, e puxa-me pela roupa que quase não me posso vestir, e enquanto isso, vou tropeçando nos gatos, que andam de volta de mim a pedir comida
9.30h: voltar para casa, e 1ª refeição
resto da manhã até cerca das 13.00h, dormir, chatear os gatos, dormir e chatear os gatos.
13.00h: 2º passeio de cerca de 10 minutos
17.30h : 3º passeio, muito rápido porque a dona tem que ir trabalhar
00.30h: último de passei até cerca da 1h00
1.00h: última refeição, e saltar por cima dos donos lambe-los todos, para eles não dormirem
1.45h: já esta cansada e vai dormir
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda nov 11, 2002 9:23 pm

bem, ora vamos lá

7.00h: Começa o despertador a tocar, e tocará até cerca das 9 da manhã ( heheheh )
9.00h: 1º passeio, porque ela já se torce toda, e puxa-me pela roupa que quase não me posso vestir, e enquanto isso, vou tropeçando nos gatos, que andam de volta de mim a pedir comida
9.30h: voltar para casa, e 1ª refeição
resto da manhã até cerca das 13.00h, dormir, chatear os gatos, dormir e chatear os gatos.
13.00h: 2º passeio de cerca de 10 minutos
17.30h : 3º passeio, muito rápido porque a dona tem que ir trabalhar
00.30h: último de passei até cerca da 1h00
1.00h: última refeição, e saltar por cima dos donos lambe-los todos, para eles não dormirem
1.45h: já esta cansada e vai dormir
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

segunda nov 11, 2002 9:51 pm

Rotina do Kiff:
7,15h.- xixi da manhã e volta logo para casa (vivo num 5º andar)
7,30h. 1ª refeição
8,15h - Eu saiu para ir trabalhar, o meu marido já reformado fica em casa a tomar banho e a preparar-se para sair com o cão.
10,00h - O Kiff vai com o dono para a mata de Monsanto onde passa 2 horas a correr e depois a trabalhar a sua obediência.
13.00h. Alguma comidinha para recuperar as energias e depois cesta até ás 15,00h.
15,00h - vai com o meu marido até alguns clientes (no carro), voltam pelas 18,00h.
19,00h - chego a casa, saída para xixi.
20,00h. jantar
24,00h. último xixi da noite.
Sábados, Domingos e feridas - Vai connosco para todo o lado, até para o salão de jogos onde costumamos jogar snnoker.
Bennur
Membro Júnior
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm

terça nov 12, 2002 12:17 am

O Gaspar ainda não pode ir à rua. Tem 2 meses e meio e espera ainda a terceira vacina que será administrada dentro de uma semana.

O facto de viver num apartamento, condiciona um pouco os movimentos, mas os seus quase 9 kg não se acanham, pois o apartamento tem poucos moveis, logo muito espaço para ele correr.

Para já a sua rotina, não se pode considerar rotina. Eu e a minha esposa temos horários desencontrados, o que permite ao Gaspar ter sempre alguem por perto a maior parte do tempo:

Normalmente:

08h30 - 1ª refeição seguida de brincadeira
09h30 - sai para o trabalho
12h00 - mais brincadeira e correria pela casa toda
13h00 - 2ª refeição
20h00 - muita correria pela casa, brincadeira com bola e ossos
23h00 - 3ª refeição e treinos de obediência
01h00 - deixa-se escorregar pra caminha normalmente já bem cansado

Os treinos de obediência são ainda meros exercícios de "sentar", "deitar" e colectar objectos. É ainda muito inconstante, mas acredito que vá melhorando com o tempo. Nesta fase, quer brincar mais do que devolver os objectos e chega a provocar com eles à minha frente para depois fugir.
Responder

Voltar para “Cães”