Tenho 3 cadela (Boxer, Pastor Alemão e Leão da Rodésia), com idades entre os 5 e 6 anos.Sempre se deram relativamente bem, havendo num entanto um "choque" de dominância e/ou cíumes entre a pastora e a leoa, mas sem problemas de maior. Acontece que no fim de semana passado elas pegaram-se a valer, de tal modo que eu e o meu marido na tentativa de as separar ainda ficamos com umas mazelas (nódoas negras e eu um furo de um dente na mão). A pastora teve de ir de urgência para o veterinário pois ficou com a orelha rasgada. Agora anda com o funil e entretanto o veterinário não aconselhou a que ficassem juntas enquanto não tirar os pontos. O que causa um grande transtorno pois temos que as ter à vez fechadas em casa e no quintal.
Eu e o meu marido para tentar minimizar esta separação entre as cadelas (pois achamos que a separação entre elas - boxer e leoa separadas na pastora, não será muito boa) tentamos diáriamente aproximá-las com a devida precaução. Com a boxer a pastora treme de medo, e boxer treme de nervosismo mas acho que com tempo de resolve. O probelma é entre a leoa e a pastora, a tentativa de aproximação delas foi um desastre, rosnaram uma à outra e tenho sérias duvidas de as conseguirmos voltar a juntar.
E agora que fazer?
Tenho um canil inacabado, já pensei em acaba-lo e como só dá para dois cães, manteria um solto à vez, só que elas não estão habituadas a estar presas (e sim à solta no quintal todo e ainda com a porta da cozinha aberta para se protegerem da chuva e frio). Será que com esta idade conseguiram manter-se num canil fechado?.
Por outro lado, pensei em Castrar a pastora, uma vez que ela tem displasia, e a castração segundo ouvi dizer poderia acalmar a cadela. Mas será que a leoa depois não partiria para cima dela na mesma??
Desculpem o testamento mas estou sem saber o que fazer, tenho medo que juntas ainda se matem um dia destes.
( ( (
Lembram-se desta situação difícil? pois é, já passou mais de 1 ano e não consegui resolver as coisas, pelo contrário:
Nunca mais as conseguimos juntar e já fui mordida mais 3 vezes (hoje levei 2 pontos na mão, numa tentativa desesperada de as separar). Mantenho-as separadas entre casa e quintal e quando faço as trocas é que é problema. Já tenho as portas de casa "estragadas". Não sei...
Desculpem este desabafo, muito me cuta estar a escrevar esta mensagem, mas acho que a única solução é mesmo tentar dar a cadela pastor alemã a alguém que a estime.
Venho aqui pedir opiniões e ajuda para evitar essa solução e ao mesmo tempo venho saber se alguém na zona de Braga me podia ficar com a cadela, mas ttem que ter espaço e muito carinho, pois ela é muito meiga. Só que já tem 6anos.
Desculpem o jeito atabalhoado de escrever, mas estou muito triste e desesperada com a situação que não sei o que digo.
Ajudem.