Caturras no ninho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
toddy
Membro Júnior
Registado: domingo mar 16, 2003 12:32 pm

sexta mai 20, 2005 2:26 pm

Olá a todos.Será q lguém me pode tirra uma dúvida?É que o meu casal de caturras pôs três ovos dos quais nasceu um filhote no dia 30 de Abril. o pai e a mãe passam todo o tempo no ninho e o pequenote já está a ficar grandinho mas o que mais mepreocupa é que dos restantes ovos não nasceu nada e agora ela já tornou a pôr mais dois e lá continua tudo no ninho(pai,mãe,filho e os ovos..)devo fazer alguma coisa ou é mesmo assim?
Obrigada pela vossa atenção. :D
eduardo_msc_gomes
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 24, 2005 10:44 am

olá!

O k provavelmente aconteceu foi k os restantes ovos q estavam no ninho n estavam fecundados (nesse caso n s deveria chamar ovos... mas prontos...) ou então não fora, criadas as condições necessarias pr q tpdas as crias podessem nascer (pode ser devido a vários factores)

Mas o k deveria ter feito era ter tirados os ovos passado aproximadamente uma semana após o tempo total de incubação (digo uma semana porque o momento em q os pais começam a estar permanentemente no ninho pode ser dificil d determinar).

Também ñ é mt normal o facto de os pais terem feito uma nova postura antes de a cria sair do ninho... Nesse caso, na minha opinião, deveria ter retirado os ovos postos e só voltar a coloca-los, no minino, qd a cria sair do ninho...

Espero ter ajudado.
toddy
Membro Júnior
Registado: domingo mar 16, 2003 12:32 pm

terça mai 24, 2005 1:08 pm

Ok.obrigada pela atençao, então mas acha q eu devo ainda tirar os ovos? E depopis ponho-os outra vez lá qd a cria sair do ninho?E não se estragam? :oops: Pq me parece que a cria ainda vai demorar a sair pois ainda não tem penas e só há poucos dias é q abriu os olhos. A propósito, ela nasceu a 30 de Abril, qto tempo demorará para sair do nihno? Obrigada pelos esclarecimentos. :)
eduardo_msc_gomes
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 25, 2005 10:54 am

Na minha opinião, o melhor seria tirar todos os ovos k estão no ninho.
Quando a cria tiver totalmente desenvolvida e sair do ninho (o k demora aroximandamente um mês ou um mês e pouco), os pais s encarregarão de fazer nova postura.

Se entretanto a postura s repetir com a cria ainda no ninho, aconselho a retirar os ovos logo k sejam postos e guarda-los num local escuro e fresco (mas ñ no frigorifico).

Boa sorte.....................
Responder

Voltar para “Aves”