Displasia da Anca 2

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sir
Registado: domingo ago 18, 2002 1:11 pm

segunda nov 11, 2002 7:03 pm

1º Pesquisando na NEt achei que o diagnóstico da pessoa que me atendeu no consultário veterenário (fiquei também a saber que esta não é medica veterenária), não estava correcto.
2.º Posto isto foi consultar uma segunda opinião de uma médica veterenária, ficando a saber que o diagnóstico da displasia de anca só poderá ser efectuado com 100% de exactidão por volta do 1 ano e meio.
3º A radiografia não foi correctamente tirada, visto que o cão não estava totalmente quieto e as pernas traseiras não estavam esticadas e alinhadas.
4º Apesar da radiografia não ter sido correctamente tirada, pareceu à médica veterenária que a rótula estava em perfeito estado, e que a causa do cão "mancar" um bocado deveria ser uma distensão muscular.

Resumindo: a 1ª pessoa fez um diagnóstico não tendo capacidade para tal (técnicamente, falta de conhecimentos, ainda acrescida do cão só ter 5 meses), deixando-me extremamente preocupado e triste.

Gostaria agora de saber o que é que se deveria fazer a uma pessoa que demostrou uma falta gritante de conhecimentos e mesmo de humanidade. :o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 11, 2002 8:12 pm

Olá Sir,
Fico contente por saber que, pelo menos para já, a sua cadela não apresenta sinais de Displasia.
2.º Posto isto foi consultar uma segunda opinião de uma médica veterenária, ficando a saber que o diagnóstico da displasia de anca só poderá ser efectuado com 100% de exactidão por volta do 1 ano e meio
.

Isto não é correcto, houve aqui mais uma vez confusão entre despiste e diagnóstico! É perfeitamente possível diagnosticar antes de 1 ano e meio que um cão tem displasia. Quem já viu um cachorro com diplasia grave, percebe bem do que eu estou a falar. Em alguns casos nem RX seria preciso para o diagnóstico, e é mais feito para avaliar bem a lesão e o tratamento a efectuar.
O que não é possível de ser efectuado com exactidão antes do ano e meio (+ou-) é o despiste da displasia, ou seja, dizer que determinado cão NÂO TEM displasia.
Ainda assim, há até quem seja da opinião que o cão, especialmente se for usado para reprodução, deverá repetir o exame mais vezes ao longo da vida, porque a diplasia poderá aparecer mais tarde.
A radiografia não foi correctamente tirada, visto que o cão não estava totalmente quieto e as pernas traseiras não estavam esticadas e alinhadas.

Num exame para ver se o cão tem displasia, o animal tem de ser anestesiado!! Se a intenção era ver se o cão tinha displasia, o exame nunca deveria ter sido feito nas condições que refere! Ainda bem que foi pedir uma segunda opinião!
1º Pesquisando na NEt achei que o diagnóstico da pessoa que me atendeu no consultário veterenário (fiquei também a saber que esta não é medica veterenária), não estava correcto.
Se a pessoa que o atendeu não é médica veterinária, não tem competência para fazer diagnósticos. Quando muito poderia dar-lhe uma pinião pessoal, como eu ou outra pessoa qualquer. Mas NUNCA um diagnóstico veterinário.
Se a sua cedala foi consultada por esta pessoa, fazendo o papel de veterinária, ela está a incorrer num crime.
Sugiro que contacte a Ordem dos veterinários para saber o que pode fazer. Pergunto-lhe apenas, para ver se vale a pena, se você tem provas do que aconteceu? Ela passou-lhe alguma receita ou diagnosticou algo por escrito? É que RX ela pode fazer, não pode é fazer o diagnóstico subsequente! Veja lá se é a sua palavra contra a dela...assim é capaz de não conseguir nada!

Cumprimentos e boa sorte
Paulo C.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça nov 12, 2002 12:46 am

Olá

Creio que o Paulo já disse tudo.
Mas para complementar ;
O Brutus um Rotty com 11 meses foi , no sabado passado, abatido tinha displasia grave, como vê o cão não tinha sequer um ano de idade.
Alguns Vets menos esclarecidos podem confundir "dores de crescimento", muito comuns nos rottys , com displasia. Por isso é de toda a utilidade pedir várias opiniões , no caso do Brutus foram pedidas 6, para não haver quaisquer dúvidas.
Um abraço
Responder

Voltar para “Cães”