Exponho aqui uma situação extremamente desagradável com que me tenho deparado nos últimos tempos.
A Cuca tem agora 9 meses, acabou o seu primeiro cio há um mês. Durante essa altura tentei passeá-la o menos tempo possível para evitar complicações com outros cães. Aqui nesta zona, felizmente não há muitos vadios mas os que têm dono, os donos pura e simplesmente põem-nos na rua, sem trela, e nem sequer vão olhando por eles, de modo que, muitas vezes eu tive de tirar cães tresloucados de cima da Cuca.
A primeira vez que isso aconteceu fiquei furiosa, sobretudo pela falta de educação dos donos. Assim é-me normalmente respondido pelos donos dos cãezinhos sem trela que eles nunca andaram nem nunca andarão de trela porque não fazem mal e que se a minha cadela está com o cio nem sequer devia vir à rua.
Ora o que me parece é que nem sou obrigada a esterilizar a minha cadela nem sou obrigada a mantê-la presa em casa quando está com o cio.
De facto eu sou completamente adepta dos cães poderem andar sem trela na rua desde que isso NÃO PREJUDIQUE em nada as outras pessoas. Tal como há cadelas com o cio e os cães vão normalmente atrás delas porque esse é o seu instinto, pode haver cães agressivos que os ataquem ou crianças ou até adultos que tenham pânico de cães...
Por isso APELO, por favor, que tenham bom senso procurem evitar este tipo de situações. Andem com os cães soltos apenas quando puderem estar a olhar constantemente por eles ou se eles estiverem treinados e sejam obedientes.
Cumprimentos
Sara
Andar ou não de trela
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
A lei obria ao usa da trela, pelo que se não a usa... arrisca-se.
Sugiro que quando for incomodada, faça queixa às autoridades competentes.
Boa sorte
Sugiro que quando for incomodada, faça queixa às autoridades competentes.
Boa sorte
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
E quem são as autoridades competentes? A Polícia Municipal? A PSP?
E será quenão se desmancham a rir se eu chegar lá e fizer queixa de uma senhora que acha quecontrola o cão mas não controla e que este anda constantemente a tentar montar a minha cadela?
O grande problema, de facto, é que vivemos em Portugal e as coisas são como são, ou seja, não funcionam. Daí eu apelar directamente ao bom senso dos donos porque autoridades já se sabe como é...
E será quenão se desmancham a rir se eu chegar lá e fizer queixa de uma senhora que acha quecontrola o cão mas não controla e que este anda constantemente a tentar montar a minha cadela?
O grande problema, de facto, é que vivemos em Portugal e as coisas são como são, ou seja, não funcionam. Daí eu apelar directamente ao bom senso dos donos porque autoridades já se sabe como é...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Não pode apelar ao bom senso das pessoas, certas leis existem, exactamente por as pessoas não terem bom senso. Dependendo da sua zona terá de fazer queixa á GNR ou PSP, qualquer que seja a entidade com jurisdição. E não se desmancham a rir, não se preocupe, aplicarão a lei, tenha é o seu animal registado na Junta de freguesia. por ilacção, vacinado e segurado...
È que se não nos queixamos, nunca nada acontece. O problema da nossa cultura é engoirmos as coisas em vez de falermos valer os nosso direitos e cumprir os nossos deveres.
È que se não nos queixamos, nunca nada acontece. O problema da nossa cultura é engoirmos as coisas em vez de falermos valer os nosso direitos e cumprir os nossos deveres.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm
Concordo em absoluto.CasadeAnaval Escreveu: È que se não nos queixamos, nunca nada acontece. O problema da nossa cultura é engoirmos as coisas em vez de falermos valer os nosso direitos e cumprir os nossos deveres.
Para além de cumprimos os nossos deveres devemos sempre exigir os nossos direitos.