Calor e Crescimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça São Bernardo! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CostaLusa

Responder
Queen1
Membro Júnior
Registado: terça mar 29, 2005 8:47 am

quarta jun 01, 2005 12:17 pm

Bom tarde.

Pois é, com 5 meses a Queen ainda se encontra em crescimento. Consequentemente, ainda é imprescindível que a alimentação seja a mais completa possível, com todos os nutrientes necessários ao seu correcto desenvolvimento e que satisfaçam as necessidades de crescimento.
Mas...com o calor e tal como já foi aqui falado, existe uma diminuição de apetite por parte dos nossos cães o que, teoricamente leva a que a ingestão dos tais nutrientes (em quantidades necessárias para o desenvolvimento adequado) também diminuam!!! Ou seja, (em relação à Queen) ela, não irá comer as quantidades diárias recomendadas.`
É certo também que, à noite (ou ao final da tarde) ela já come bem mas, julgo que ao estarmos a administrar nessa refeição toda a comida também não será o mais correcto visto, a possibilidade de acontecer por exemplo uma "torção de estômago", a qual é bastante propícia nesta raça. Os SB encontram-se em 2º lugar neste tipo de "fatalidade".
Não pensem que sou algum tipo de hipocondríaca, simplesmente tou a colocar este assunto para saber a vossa opinião!!! ;)

Eu, nos dias em que a Queen come muito menos do que o recomendado, suplemento-a com cálcio. O nosso veterinário concorda com esta suplementação desta forma não só pelo facto apresentado, como também pelo facto de ela estar agora na muda e crescimento dos dentes.
Segundo o veterinário, o aporte de cálcio no organismo está a fazer-se primariamente para os dentes e será necessário suplementá-la com alguma dose de cálcio.
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

sexta jun 03, 2005 9:21 am

Ultimamente não tenho notado o meu Sansão com falta de apetite, apesar do calor estar a começar a apertar.

Normalmente, opto por lhe dar a ração de manhã cedo, quando me levanto para ir trabalhar, e tem comido sempre tudo.
Á tarde volto a dar-lhe ração, quando chego a casa. Se ainda estiver muito calor, aguardo só mais uma ou duas horas até o tempo estar mais fresco.

Se escolher os momentos mais frescos parece-me que ele come melhor e assim não há necessidade de suplementar.

Outra ideia é misturar à ração arroz com carne ou outras coisas mais apetitosas, que os levem a comer com mais satisfação.
SaoBernardo
Membro
Registado: segunda jul 14, 2003 4:46 pm

sexta jun 03, 2005 10:26 am

A questão do cálcio é sem a menor das dúvidas uma situação em que não existe consenso por parte da classe veterinária. Alguns dizem que não se deve dar cálcio, pois o excesso de cálcio provoca o desenvolvimento precoce das articulações, que é prejudicial ao desenvolvimento dos animais, outros defendem que devemos dar cálcio para compensar o crescimento deste raça gigante. A minha experiência de criador, diz-me que os SB por norma necessitam de um regulador de cálcio (e não comprimidos somente de cálcio), que permita uma compensação do nível de cálcio na fase de crescimento, ou nos animais adultos, na fase de amamentação para as cadelas e para os animais mais idosos, e que não prejudique o normal desenvolvimento articular.

Outro ponto que é falado é o da alimentação, os meus cachorros e jovens por norma têm ração à descrição, permite-lhes comer aquilo que necessitam, ganhando o excelente hábito de comer devagar, o que minimiza e muito a possibilidade de poderem vir a ter torções de estômago em adultos. Os adultos em norma comem 2 vezes por dia, coloco a ração de manhã(que eles vão comendo calmamente durante o dia, muito pelo hábito adquirido em cachorros), e pela hora de jantar volto a dar-lhes ração. É claro que tanto nos cachorros como nos adultos, deveremos sempre controlar a ração que eles comem, pois se por um lado a falta de apetite geralmente indica que algo não está bem, o excesso de peso é algo que deverá ser controlado, não só nos cães adultos, como nos cachorros e jovens, em que termos um cachorro ou jovem roliço não é necessariamente sinal de boa saúde, o excesso de peso nestas idades é extremamente prejudicial ao crescimento ósseo e articular, podendo à posteriori causar problemas de displasia de anca ou cotovelo (que como sabem não são estritamente hereditários).
nicenice
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 03, 2005 10:33 am

Que tipo de reguladores de cálcio é que podemos encontrar? E com que frequência os administramos?
SaoBernardo
Membro
Registado: segunda jul 14, 2003 4:46 pm

sexta jun 03, 2005 10:38 am

Os reguladores de cálcio devem ser administrados numa base diária, e em conjunto com a ração (sejam em pé ou em comprimidos), e de acordo com a posologia indicada na bula.
Sem fazer qualquer tipo de publicidade, pessoalmente dou CANZOCAL, mas existem outros igualmente bons no mercado, por exemplo o DR. Clauders.

MA
expatriada
Membro Júnior
Registado: quinta abr 28, 2005 5:43 pm

sexta jun 03, 2005 10:18 pm

Bem, se tem uma coisa em que realmente os veterinarios não concordam é mesmo com essa questão do cálcio. A Veterinaria da Fanta já nos disse que desde que a ração tenha uma óptima qualidade, com quantidade de cálcio adequado ao crescimento, não há a necessidade de se dar mais.
E realmente a Fanta tem crescido muito bem :-)

Em relação ao calor, eu não tenho notado muita diferença no apetite dela, mas tambem aquela ali come tudo e seja a que horar for. Até quando ela esteve doente, nós davamos remedio em compremidos a ela e ela mastigava aquilo toda satisfeita, nem era preciso meter goela abaixo.. :lol:

O que aumentou foi a queda do pelo dela, que ainda não acabou.

Abraços,
expatriada
Membro Júnior

sexta jun 03, 2005 10:18 pm

Bem, se tem uma coisa em que realmente os veterinarios não concordam é mesmo com essa questão do cálcio. A Veterinaria da Fanta já nos disse que desde que a ração tenha uma óptima qualidade, com quantidade de cálcio adequado ao crescimento, não há a necessidade de se dar mais.
E realmente a Fanta tem crescido muito bem :-)

Em relação ao calor, eu não tenho notado muita diferença no apetite dela, mas tambem aquela ali come tudo e seja a que horar for. Até quando ela esteve doente, nós davamos remedio em compremidos a ela e ela mastigava aquilo toda satisfeita, nem era preciso meter goela abaixo.. :lol:

O que aumentou foi a queda do pelo dela, que ainda não acabou.

Abraços,
nicenice
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 07, 2005 10:56 am

Expatriada prepare-se para uma verdadeira alavanche de pêlo...

Sei do que falo o Sansão começou a perder o pêlo de bebé por volta dessa idade, um pouco mais velhinho talvez, e só normalizou agora, com um ano. Era pêlo por todo o lado e em quantidades realmente assustadoras... o que vale é que aquilo é temporário e tem a ver com a idade...mas era às mãos cheias de pêlo...
Agora está com um pêlo muito bonito, mais curto e menos encaracolado nas costas, só ondulado
expatriada
Membro Júnior

sábado jun 11, 2005 12:36 pm

Oi Nice!

Pois é menina, vc tem toda a razão. Fanta tá soltanfdo um pêlo de deixar qualquer um doido!!! Agora melhorou um pouquinho, mas ainda solta muito pêlo. Todos os dias tenho de aspirar a casa, principalmente a cozinha que é onde ela mais fica...
E quando estou com a mão húmida, se passo a mão no pelo dela, socorro!!! Fico com a mão cheinha de pelo..rsrsrsrsrsr

Bem, agora ela está com 8 meses. Espero que passe llogo essa fase..hehehehehe.

Beijocas!
Responder

Voltar para “São Bernardo”