Venho aqui pois preciso de ajuda , opiniões e conselhos de pessoas entendidas em gatos....espero que não me levem a mal pela minha ignorância

Antes demais devo salientar que não percebo absolutamente nada de gatos, nunca os tive, nem estava no meu plano tê-los...
É o seguinte: no caminho que faço todos os dias para vir para o trabalho costumo passar por um sitio meio abandonado onde as pessoas vão pondo restos de comida para os gatos e onde, por consequência, os gatos se vão amontoando todos os dias. No inicio só costumavam estar lá dois cinzentos, agora andam por lá ceca de 10! Embora nunca tenha tido gatos acho-os lindissimos a tal como todos os outros animais (tenho cães e bastantes roedores e pássaros) têm um lugar cativo no meu coração. Há lá gatos lindos ...
Há cerca de 3 dias notei que há lá um gato novo (novo no sitio pois já é bem grande) muito estranho. Estranho devido ao aspecto, pois o pobre desgraçado parece que foi queimado vivo. Ele está sempre á parte dos outros , nunca se junta e parece uma verdadeira aberração. Tem a pele na cara em carne viva, o pêlo parece que foi encharcado em óleo ou quaqluer coisa viscosa, tem o pêlo todo em pé. O pobre bicho tem um ar medonho...

Ele, ao contrário de todos os outros que assim que os chamamos vêm logo ter connosco para ver se lhes damos comida, este não deixa nenhum humano aproximar-se dele

A minha questão é: será que isto é uma doença? Há alguma doença que tenha sintomas semelhantes? Ou será que foi realmente maus tratos???
Eu amanhã vou tentar apanhá-lo ( o que duvido muito que consiga) e levá-lo ao vet...mas caso não consiga será que há qualquer coisa que eu possa fazer?!?!?! Há alguma técnica especial para os apanhar? Desculpem, secalhar é uma pergunta estupida, mas tal como já disse eu sou completamente naba na questão dos gatos

Gostava muito que se pudesse fazer algo por aquela pobre criatura...

Se me puderem ajudar, agradecia mesmo muito.
Desde já o meu obrigado, Loca