DIÁRIO DE UM CÃO
1ª semana
Hoje completei uma semana de vida.
Que alegria ter chegado a este mundo !
1 mês
A Minha mãe cuida muito bem de mim.
É uma mãe exemplar !
2 meses
Hoje separaram-me da minha mãe.
Ela estava muito irrequieta e,com seu olhar, disse-me adeus. Espero
que a minha nova 'família humana' cuide tão bem de mim como ela o fez.
4 meses
Cresci rápido, tudo me chama a atenção.
Há várias crianças na casa e para mim são como 'irmãozinhos '. Somos
muito brincalhões, eles puxam-me o rabo e eu mordo-os na brincadeira.
5 meses
Hoje deram-me uma bronca.
A minha dona ficou incomodada porque fiz xixi dentro de casa. Mas
nunca me haviam ensinado onde deveria fazê-lo. Além do que, durmo no
hall de entrada. Não deu para aguentar.
8 meses
Sou um cão feliz!
Tenho o calor de um lar, sinto que a minha família humana me ama e me dá muitas coisas. O pátio é todinho para mim e, às vezes,excedo-me, cavando na terra como meus antepassados, os lobos quando escondiam a comida. Nunca me educam...
Deve ser correto tudo o que faço.
12 meses
Hoje completo um ano.
Sou um cão adulto.
Os meus donos dizem que cresci mais do que eles esperavam. Que
orgulho devem ter de mim.
13 meses
Hoje acorrentaram-me e fico quase sem poder movimentar-me até onde
tem um raio de sol ou quando quero alguma sombra. Dizem que vão me
observar e que sou um ingrato. Não compreendo nada do que está a
acontecer.
15 meses
Já nada é igual... moro na varanda. Sinto-me muito só. A minha
família já não me quer! Às vezes esquecem-se que tenho fome e sede.
Quando chove, não tenho tecto que me abrigue...
16 meses
Hoje tiraram-me da varanda. Estou certo de que a minha família me
perdoou. Eu fiquei tão contente que pulava com gosto. O meu rabo
parecia um ventilador. Além disso, vão levar-me a passear!!
Dirigimo-nos para a estrada e, de repente, pararam o automóvel.
Abriram a porta e eu desci feliz, pensando que passaríamos o nosso dia
no campo. Não compreendo porque fecharam a porta e se foram.
'Ouçam,esperem!'
lati... esqueceram-se de mim... Corri atrás do carro com todas as
minhas forcas. A minha angústia crescia ao perceber que quase perdia o fôlego e eles não paravam. Haviam me esquecido !
17 meses
Procurei em vão achar o caminho de volta ao lar. Estou só e sinto-me
perdido ! No meu caminho existem pessoas de bom coração que
me olham com tristeza e me dão algum alimento. Eu agradeço-lhes com o meu olhar, desde o fundo da minha alma. Eu gostaria que me adoptassem:
seria leal como ninguém! Mas apenas dizem: ' pobre cãozinho, deve ter-se
perdido.'
18 meses
Um dia destes, passei perto de uma escola e vi muitas crianças e
jovens como os meus ' irmãozinhos ' aproximei-me e um grupo deles,
rindo, atirou-me uma chuva de pedras 'para ver quem tinha melhor
pontaria'. Uma dessas pedras, feriu-me o olho e desde então, não vejo
com ele.
19 meses
Parece mentira. Quando estava mais bonito,tinham compaixão de mim. Já estou muito fraco; meu aspecto mudou. Perdi o meu olho e as pessoas
mostram-me a vassoura quando pretendo deitar-me numa pequena sombra.
20 meses
Quase não posso mexer-me! Hoje,ao tentar atravessar a rua por onde
passam os carros, um acertou-me! Eu estava no lugar seguro chamado
'calçada ', mas nunca esquecerei o olhar de satisfação do condutor,
que até se vangloriou por acertar-me. Oxalá me tivesse matado! Mas só
me deslocou as patas traseiras! A dor e terrível! As minhas patas
traseiras não me obedecem e com dificuldade arrastei-me até a relva, na beira do caminho. Faz dez dias que estou embaixo do sol, da chuva, do frio,sem comer. Já não posso
mexer-me! A dor é insuportável! Sinto-me muito mal, fiquei num lugar
húmido e parece que até o meu pelo está a caír...Algumas pessoas
passam e nem me vêem; outras dizem: ' não te chegues perto'. Já estou quase inconsciente; mas alguma força estranha me faz abrir os olhos. A doçura de sua voz fez-me reagir. 'Pobre cãozinho, olha como te deixaram ', dizia... com ela
estava um senhor de avental branco. Começou a tocar-me e disse: 'Sinto muito senhora, mas este cão já não tem remédio. É melhor que pare de
sofrer'. A gentil senhora, com as lágrimas rolando pelo rosto, concordou. Como pude, mexi o rabo e olhei-a, agradecendo-lhe que me ajudasse a
descansar.
Somente senti a picada da injeção e dormi para sempre, pensando em
Porque tive que nascer se ninguém me queria...
Amigos, a solução não é abandonar um cão na rua mas sim educá-lo. Não transformem em problema tão grata companhia. Ajudem a abrir a
consciência dos ignorantes e, assim, poder acabar com os maus tratos
aos animais, especialmente com o problema de cães de rua.
DIÁRIO DE UM CÃO
Moderador: mcerqueira
Já conhecia este texto. É muito bonito. Sempre que o leio o coração aperta-se e parte-se mais um bocadinho.
Infelizmente não é com ele que vamos conseguir mudar mentalidades, porque quem abandona um animal, vai para casa e dorme em paz o resto da vida, também lê o texto e atira-o para o lixo com mais indiferença ainda. Provavelmente, ao 2º parágrafo já está enjoado de tanta lamechice ou ri até cair para o lado.
Quem nasce torto...
Infelizmente não é com ele que vamos conseguir mudar mentalidades, porque quem abandona um animal, vai para casa e dorme em paz o resto da vida, também lê o texto e atira-o para o lixo com mais indiferença ainda. Provavelmente, ao 2º parágrafo já está enjoado de tanta lamechice ou ri até cair para o lado.
Quem nasce torto...

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:08 pm
Não conhecia o texto mas é comovente, ficamos um o peito apertado e com a voz embargada.
Tenho o amiguinho que esta quase a completar 4 meses, tenho pensado muito seriamente em começar a educa-lo no sentido de perceber que é um animal social(que vive naturalmente em matilha e que têm naturalmente noçao de hierarquia e comportamento).Pretendo ensina-lo a conviver com outros (pessoas e animais)da melhor forma possivel, sei que vai ser necessaria muita paciencia e preseverança para que ele perceba o que é errado.
Enfim ocupo o meu tempo disponivel com ele e tambem tenho lido sobre formas metodo tecnicas e experiencias que outros donos e adestradores tem particado com seus amigos de 4 patas.
No meu ponto de vista é preciso ser-se muito desumano para se abandonar um animal que a partida não cresceu nem foi educado de forma a desenvensilhar-se sozinho.
Um apelo a que tem um animal, nao abandonem nunca um amigo que nas horas menos felizes vos lambeu as lagrimas, como demonstraçao de afecto e carinho...
Tenho o amiguinho que esta quase a completar 4 meses, tenho pensado muito seriamente em começar a educa-lo no sentido de perceber que é um animal social(que vive naturalmente em matilha e que têm naturalmente noçao de hierarquia e comportamento).Pretendo ensina-lo a conviver com outros (pessoas e animais)da melhor forma possivel, sei que vai ser necessaria muita paciencia e preseverança para que ele perceba o que é errado.
Enfim ocupo o meu tempo disponivel com ele e tambem tenho lido sobre formas metodo tecnicas e experiencias que outros donos e adestradores tem particado com seus amigos de 4 patas.
No meu ponto de vista é preciso ser-se muito desumano para se abandonar um animal que a partida não cresceu nem foi educado de forma a desenvensilhar-se sozinho.
Um apelo a que tem um animal, nao abandonem nunca um amigo que nas horas menos felizes vos lambeu as lagrimas, como demonstraçao de afecto e carinho...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
- Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
- Contacto:
Olá boa noite,
Eu já conhecia este texto, escrevi no meu diário já faz algum tempo. Foi o meu filho mais velho (14 anos), que o leu num site na net, e foi com lágrimas nos olhos que me chamou, para eu ler também. Disse-me a chorar mãe ainda bem que os nossos cães são felizes.
Fiquei muito comovida pelo texto mas também porque é tão real no nosso País, abandonar os cães, eu estou a tremer que estão a chegar as férias porque nessa altura aumenta muito os abandonos. Por isso não vendo os meus cães a qualquer pessoa, vejo sempre bem.
Deixo aqui um alerta que os cachorros crescem, por isso pense bem se fôr adquirir um cão.
Beijinhos
Ludovina
Eu já conhecia este texto, escrevi no meu diário já faz algum tempo. Foi o meu filho mais velho (14 anos), que o leu num site na net, e foi com lágrimas nos olhos que me chamou, para eu ler também. Disse-me a chorar mãe ainda bem que os nossos cães são felizes.
Fiquei muito comovida pelo texto mas também porque é tão real no nosso País, abandonar os cães, eu estou a tremer que estão a chegar as férias porque nessa altura aumenta muito os abandonos. Por isso não vendo os meus cães a qualquer pessoa, vejo sempre bem.
Deixo aqui um alerta que os cachorros crescem, por isso pense bem se fôr adquirir um cão.
Beijinhos
Ludovina
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com

-
- Membro
- Registado: sábado fev 28, 2004 2:21 am
para mim ter um cão é como um novo membro que entrou na familia é para sempre! os meu cães são tratados como pessoas. pois merecem isso e muito mais, não entendo como existem pessoas que os abandonam.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Apesar de já conhecer o texto, e de já ter sido colocado aqui imensas vezes, não consigo deixar de sentir um nó na garganta sempre que o leio...
Mas ainda custa mais saber que as pessoas que abandonam animais se o lessem não sentiriam nada...
Há pessoas que simplesmente se recusam a acreditar que os animais também sofrem...
Mas ainda custa mais saber que as pessoas que abandonam animais se o lessem não sentiriam nada...
Há pessoas que simplesmente se recusam a acreditar que os animais também sofrem...
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>