kittygirl não era preciso.
Guida_f o cavalo é lindo, você tem jeito.
Um diabo-espinhoso só consigo arranjar coriosidades aqui vão elas:
Austrália, o menor continente, está composto pela ilha de mesmo nome, a ilha da Tasmânia e outras ilhas de menor tamanho. No conjunto, o território é mais bem plano com uma média de altitude de 210 metros, tendo seu cume mais alto no Monte Kosciusko com 2.228 m. Austrália tem uma superfície total de 7.682.300 quilômetros quadrados (15 vezes maior que Espanha e perto 5 % da superfície total do mundo) e está completamente rodeada por água. Limita-se ao norte e ao leste com Oceano Pacífico (Mar de Arafura, Mar do Coral e Mar da Tasmânia) e ao sul e ao oeste, com Oceano Índico.
Austrália pode-se dividir em três grandes zonas: a grande Cordilheira a extender-se desde a península do Cabo York até o Estreito de Bass, prolongando-se até a ilha da Tasmânia. Esta zona está formada por planaltos cortados por profundos e formosos vales, sendo o mais elevado a parte meridional; a Zona Central da Austrália caracteriza-se pelas vastas terras baixas, as quais constituem grande parte da bacia do rio Murray e do Lago Eyre. Aqui encontram-se o grande Deserto de Gibson, o grande Deserto de Areia e o grande Deserto Vitória. Finalmente, na Região do Oeste extendem-se uma série de planaltos com uma altitude média de 400 ou 500 m. com amplas zonas desérticas.
O rio mais importante é o Murray com numerosos afluentes como o Darling ou o Murrumbidgee. Austrália conta, também, com perto de 700 lagos entre os que destacam o Torrens, Gairdner e o Lago Eyre, situado a 11 metros son o nível do mar. São numerosas as ilhas e arrecifes que cobrem quase toda a costa oriental, especialmente na Grande Barreira de Coral, a maior do mundo.
FLORA E FAUNA
O isolamento da Austrália tem propiciado a evolução de uma fauna a qual não parece com nenhuma outra do planeta. A mesma caracteriza-se, sobretudo, pela presença de marsupiais (animais com uma bolsa para os filhotes) entre os quuais destacam os cangurus, wallabíes ou koalas (alimentam-se exclusivamente de folhas de eucaliptos), uombates ou topos marsupiais. Os mamíferos marsupiais desapareceram no resto dos continentes ao sucumbir à supremacia dos mamíferos placentários (os marsupiais finalizam a gravidez no exterior, em uma bolsa onde a mãe tem um mamilo interno para alimentar o filhote). Destacam espécies como o ornitorrinco, própria e exclusiva do país, o equidna e o tamanduá espinhoso. Quanto à fauna marítima sobressaem as baleias, golfinhos, pingüins, lobos marinhos, focas de diversas espécies e topos aquáticos. Quanto aos carnívoros, o país conta com uma espécie só, o dingo ou cão selvagem. Cobras são comuns e os crocodilos nas zonas tropicais. O "diabo espinhoso" oferece um aspecto feroz, mas na realidade trata-se de um calango de menos de 20 centímetros de comprimento e é totalmente inofensivo. No sul da Tasmânia pode-se admirar um estranho animal chamado "Diabo da Tasmânia", um carnívoro marsupial parecido a raposa. Quanto à ornito-fauna, rica e variada com mais de 650 espécies, destacam os pássaros lira ou pássaros do paraíso, papagaios, emas, casoars, cisnes pretos, loros e emús.
Pois nem todos os animais são nativos. Os camelos foram trazidos do Afganistão para trabalhar no deserto, porcos, cavalos e coelhos foram enviados também ao continente, e assim, um grande número de outros animais iam chegando. Isto significou uma problemática alteração do entorno, prejudicando o homem e os animais naturais que já estavam lá; muitas espécies desapareceram, embora agora estejam realizando trabalhos de proteção de para moderar os destroços.
Flora
A flora da Austrália caracteriza-se pela reduzido número de formas e pela alta porcentagem de espécies endêmicas e espécies típicas exclusivas de cada área. Na zona da Cordilheira Australiana encontram-se bosques de eucaliptos, acácias, cedros ou pinheiros, enquanto nas terras baixas predominam a savana de pradarias e a vegetação própria da estepe. Nas regiões mais áridas e nos desertos prevalecem uma flora espinhosa conhecida como "scrub". Porém, na região do oeste existem mais de 6.000 variedades de flores, que brotam entre os meses de setembro e novembro.
Assim mesmo, não deve-se esquecer que na Austrália os corais e as madrepérolas atingem o seu maior desenvolvimento.
Por outro lado, deve-se dizer que Austrália foi o primeiro país em declarar uma determinada zona como Parque Nacional no ano de 1879. O país conta com zonas declaradas Patrimônio Universal, como a grande barreira de Coral, Uluru (Ayers Rock), os Bosques Pluviais de Quensland, a Ilha de Fraiser ou os vales do sudeste da Tasmânia, entre outras muitas zonas. Austrália conta com 2.000 Parques Nacionais e Reservas.
Nem tudo são coriosidades de diabo-espinhoso
Mas sempre se aprende qualquer coisa.
