Eu como de Persas não percebo muito, se adquirisse um Persa, com toda a certeza que me iria informar com criadores. O criador que vendeu ou doou o gatinho tem toda a obrigação de informar o cliente de como tratar do seu novo Persa. No que respeita a rações e banhos, há uma vasta gama a poder utilizar mas nada como seguir os conselhos e instruções dos produtos recomendados pelo criador a fim de não haverem alterações drásticas no gatinho, alterações estas que podem provocar anomalias graves a níveis comportamentais bem como de saúde.
Se eu adquirisse um Persa cujas recomendações…não me fossem indicadas pelo criador, por variados motivos… com toda a certeza que viria a um fórum procurá-las, mas… ah, pois, o mas…! Tendo os fóruns um mão cheia de “vets empíricos”, eu tentaria seguir-me pelas respostas que achasse mais fiáveis, isto é; por foristas que nele participem e conheçam bem a raça ou ainda melhor, que sejam criadores…!
Na Arca há bons criadores de Persas, uns mais participativos, outros menos, mas há! Há também uma vasta gama de tópicos com recomendações e dicas para Persas! Os
criadores a que me refiro são nem mais nem menos que a Uaimori, a mai-mai, a Watermonitor e mais uns quantos. É só fazerem a pesquisas para encontrarem tópicos onde os conselhos dados por elas (criadoras) são de extrema veracidade, ao contrário de “vets empíricos” que por cá vagueiam sem saberem do que falam.
Ter um Persa com 12, 13 ou 14 Anos, não quer dizer que a pessoa que o tem saiba a fundo sobre a raça. Pode até tê-lo há só uns meses e o animal ter imensa idade. Basta que o tenha adoptado já velhote ou simplesmente que o tenha…se me entendem..?!.
Vir postar (arrotar) “postas de pescada” a fazer plágio e dar bitaites sobre algo que não se sabe é de uma tremenda irresponsabilidade pois há pessoas que vêem à net e até podem acreditar no que o/a “vet empírico” postou (arrotou)… e dar mau resultado, tanto para o dono como para o animal.
Quanto a desparasitações internas e externas, sejam num gato Persa ou Europeu comum ou qualquer outra raça, devem sempre ser efectuadas dentro do padrão de datas aconselhado por um vet, verdadeiro, mesmo que não estejam em contacto com outros animais ou até mesmo que nem vão à rua. Nós, humanos, podemos ser o “transporte apetecível” de parasitas e, estes vão para o seu gato, independentemente da raça, idade ou sexo!
É triste ver-se a boa vontade em expor um bom texto sobre Persas, numa de partilha de conhecimentos para quem precise, uma boa criadora como a Uaimori ser alvo de criticas em desabono dos seus conhecimentos e experiências numa tentativa de descrédito em prol de puxar “galões” a si próprio escrevendo uma série de atrocidades como as que abaixo vou citar:…!
Os gatos devem urinar 3 vezes ao dia.
o meu gato teve um problema renal aos 10 anos
Tambem come um bocadinho de fiambre as nossas refeiçoes... so um bocadinho, meia fatia.
Relativamente aos parasitas externos (pulgas), mais uma resposta erradíssima! :E muito importante plantar umas sementinhas de milho num vaso, para o gato ter ervinhas para se purgar. Nao sao umas ervas quaisquer, poderao ser venenosas... vendem estas semente de milho no supermercado...
Mais “arrotos” sobre como criar gatos bebés :Nao vale a pena se o animal estiver sempre em casa e nao tiver contacto com outros animais. O meu gato so apanhou uma vez pulgas, que penso terem vindo da criadora, talvez uma so, que se foi multiplicando, nos sem experiencia nenhuma de gatos... enfim... mas tudo se solucionou com um banho com shampoo anti-pulgas e catadelas nos dias seguintes.
Nunca mais, ate hoje, sem tomar nada contra as pulgas.
- O principal para eles sobreviverem é estarem sempre muito quentes, enrolados em malhas (não é lã ou fazenda ou panos, não dá, a minha tia diz que eles morrem)... tem que ser malha tipo angorá... não percebi bem o que é que a minha tia queria dizer com isto, mas talvez vocês percebam.
A pessoa que está a cuidar deles tem que coçar debaixo da coxa, junto ao ânus, massajar, tal como a mãe-gata faria para estimular a excreção, de outra forma eles não conseguem e ficam com problemas. Limpar logo tudo imediatamente com papel absorvente. Isto é mesmo muito importante.
- Se o leite de vaca for muito forte, misturar um pouco de água.
Lógicamente que estes foram os exemplos mais recentes, de conselhos erradíssimos, que retirei para exemplificar, mas há mais neste e noutros foruns através do vasto Mundo da net, infelizmente!- (…) um gato que tinha poucos dias quando foi apanhado, ainda tinha os olhos fechados, dando leite de vaca e mais tarde misturando com um bocadinho de bolachas Maria.
Leo