Cadelinha com orelhinha dobrada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta mai 19, 2005 9:48 am

Olá,

Este fim de semana adoptei uma cadelinha pastora alemã arraçada de serra da estrela com cerca de 3 meses, a quem baptizei de Dolly. A cadelinha foi tirada a uma família adoptiva por não estar a ser bem tratada :evil: e eu ofereci-me para ficar com ela 8) 8) .
Quando ela me foi entregue vinha muito magrinha que até se viam os ossinhos das ancas :( . Ela é muito meiguinha e carente e adaptou-se rapidamente à minha casa e ao meu cão Miki :).
Só está a custar adaptar-se à ração seca :roll:, não gosta mesmo nada :p . Comidinha caseira ou racção húmida, isso é que é bom... :).

O problema é as brincadeiras entre eles :roll: . O Miki pesa 30 Kg (a Dolly 5 Kg !!!!!) e a brincar dá-lhe cada patada, que só visto :roll: :roll: . ela começa a ganir mas vai logo de seguida meter-se com ele :o .
Andam sempre um atrás do outro, tal roque e a amiga :p

Ontem a Dolly apareceu com uma orelhinha dobrada e ligeiramente caída para dentro. Foi patada do Miki, de certeza :x :x .
Hoje a orelhinha continua caídinha :( .
Será que vai ficar sempre assim?
Sábado vou ao vet para iniciar o programa de vacinas e entretanto já lhe falo deste problema da orelha.

Será que alguém já passou por uma situação destas?
Agradeço as vossas opiniões.

Beijinhos e lambidelas do Miki e da Dolly ;) ;) ;)
Última edição por Lucarina em quinta mai 19, 2005 10:32 am, editado 1 vez no total.
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quinta mai 19, 2005 9:52 am

Poderá ter a orelhinha partida... mas fale com o veterinário! ;)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta mai 19, 2005 10:56 am

Quando fomos buscar o Snoopy à protectora e como não sabiamos como ele ia ser em adulto perguntámos à veterinária se sem querer poderiamos partir uma orelha que poderia eventualmente ficar espetada. A veterinária disse-nos que nas ninhadas os cães mordem-se, puxam-se, etc. e que não é isso que que parte as orelhas.
Mas joga pelo seguro e fala com o veterinário.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta mai 19, 2005 2:01 pm

Por ser ainda muito "tenrinha", a cartilagem da orelha pode ter quebrado.
Acontece a muitos cachorros, mas não é grave para eles.
Última edição por jcachorro em quinta mai 19, 2005 8:43 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta mai 19, 2005 5:20 pm

Se é cruzada de Pastor alemão com Serra da Estrela, se calhar fica com uma orelha como a mãe e outra como o pai... ;)
As orelhas não "partem", simplesmente há umas que ficam erectas e outras não, mas isso é genético...

Boa sorte para a cachorra!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 19, 2005 7:13 pm

As orelhas não "partem", simplesmente há umas que ficam erectas e outras não, mas isso é genético...
Não é bem assim, Sfigueira.
Há traumas e carências na alimentação que podem causar a quebra das orelhas.
Leia,pe,

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=13767
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
tativo
Membro
Registado: domingo abr 17, 2005 5:43 pm
Localização: 4 caes 1 gato 1 caturra 1 rosicolis 1 hamster canários bengalins e mandarins

quinta mai 19, 2005 8:10 pm

kuando o Bruno (pastor alemao) era canino isso aconteceu-lhe, a orelha começou a kerer vicar e cair, bom aki vai um truke mas na se riam:
com o cartão de um rolo de papel higiénico corte em forma de "V" e coloke por dentro da orelha mm com fita cola, formando uma tala, o k o VET riu, mas disse: eu nao faria melhor e garanto k deu resultado, andou assim alguns dias e claro ele ia tirando, :)
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sexta mai 20, 2005 8:26 am

boas,

se a cadela é cruzada tudo pode acontecer com as orelhas dela.

no entanto mesmo que fosse uma PA pura não é aos três meses que já deve ter as orelhas erectas.

portanto falar de descompensações na alimentação ou quebra por pancadas é totalmente descabido.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta mai 20, 2005 4:25 pm

aisd Escreveu:
Não é bem assim, Sfigueira.
Há traumas e carências na alimentação que podem causar a quebra das orelhas.
Leia,pe,

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=13767
aisd, desculpe, mas pelo que eu li nesse tópico a minha opinião ainda ficou mais reforçada, pelo menos nesta parte:
……As orelhas dos cachorros não são de vidro e as cartilagens das mesmas não se quebram assim!.....
Acrescento-lhe então o seguinte:
Se assim não fosse como explicaria você o facto dos cachorros nas ninhadas agarrarem-se pelas orelhas nas lutas e brincadeiras que os mesmos travam entre eles? Sendo que alguns deles assim agarrados até chegam a ganir com a dor provoca pelas mordidas administradas pelos seus irmãos agressores! Muitas vezes e nessas alturas os ditos cachorros assim agarrados chegam também a serem arrastados, chão fora pelos os agressores. E no entanto, mais tarde nem por isso eles irão deixar de levantarem as orelhas se for caso de isso. Portanto poderá daqui tirar as devidas conclusões se mais dúvida houver!
A probabilidade das orelhas se "partirem" é quase nula! Mesmo que causado por questões traumáticas. É que o facto delas "tombarem" devido a uma otite ou otohematoma não implica necessáriamente uma "fractura" da cartilagem...
;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 20, 2005 4:58 pm

Certo, sfigueira.
Embora tenham sido retirados alguns comentários que caíam mais para o outro lado, se bem me lembro (há já muito tempo que não leio este tópico)...seriam as intervenções do j c Sousa ?...

Seja como fôr não é incomum ver os PA cachorros com as tais talas para assegurar a verticalidade das orelhitas...

Penso que se a forista recorrer à pesquisa no fórum dos PA vai encontrar muita coisa sobre este assunto.

Não é a minha raça penas me lembrava de ter lido alguma coisa sobre este assunto no fórum dos PA e quis ajudar, mas enfim...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quarta jun 08, 2005 2:26 pm

Olá,

A minha cadelita já está a levantar as orelhas. Uma está quase sempre direita, a outra (a doente??!!??) anda ainda, por vezes, caídita para dentro. Mas quando ela ouve um barulho, as duas orelhas ficam logo em sentido de alerta ;)

Ela é cá uma orelhuda :!: Já imaginaram uma cadelinha muito magricela e com umas orelhas enormes? É a minha Dolly :p

Bjs a todos ;)
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

quarta jun 08, 2005 3:56 pm

óptimo...

irá ficar boa concerteza
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jun 13, 2005 4:03 pm

Pode sempre ir ao veterinário que eles metem aquelas talas para o efeito de não deixar isso acontecer, ou para endireitar caso já assim esteja. Existem pessoas tão preocupadas com a estética dos cães que deixam um cão, até atingir a idade adulta, sempre com a tala :o
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

segunda jun 13, 2005 5:12 pm

Adoptámos a nossa PA com 4 meses que veio esquelética, tal como a Dolly. Também veio cheia de pulgas, carraças, feridas e muito desconfiada. Percebo perfeitamente quando diz que é orelhuda, quem olhava para a Petra só via a cauda e as orelhas. Acontece que uma orelha estava sempre de lado, encostada à outra que estava já direitinha, embora ela afitasse ambas quando sentia algum barulho. Elas acabaram por endireitar mas só aos 6 meses. Isto tudo para dizer que a Dolly ainda vai a tempo. :D
pirralha
Membro Veterano
Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm

terça jun 14, 2005 12:17 pm

Olá a todos.
Eu ao contrario do membro Lucarina acho um piadão ver o guilherme (srd) com as orelhas caidas.
Por acaso ia por um tópico a perguntar como se"parte" as orelhas para ficarem descaidas. Ele já tem uma espetada e a outra descaida.
Não quero fazer nada que magoe o meu principezinho, mas acho que fica-lhe melhor as orelhinhas descaidas.
;)
Responder

Voltar para “Cães”