O cão é a imagem do dono?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

quarta nov 13, 2002 3:14 pm

Sendo eu proprietário de um cão de uma raça potencialmente perigosa
e considerando-me uma pessoa responsável e equilibrada, tenho o meu cão a ser "trabalhado" à minha imagem. Acham possivel um cão ser feroz por natureza?
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta nov 13, 2002 3:33 pm

Olá Amstaff,

Penso que feroz não, mas sem dúvida que as raças apresentam características e temperamentos próprios e distintos umas das outras.
E é preciso saber lidar com essas caracteristicas e mostrar sempre que quem manda é o dono, devendo-nos sempre os animais obediência.
De resto, o temperamento do cão é basicamente delineado consoante o tratamento que os donos lhe dão, o carinho e o próprio ambiente em que está inserido.
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

quarta nov 13, 2002 3:48 pm

Eu penso que o essencial nessas situações é não despertar os instintos de dominação existentes nessas raças e moldalos consoante aquilo que pretendemos que o cão seja. O homem tambem pode ser agressivo, mas é através da educação que tem que ele se irá integrar na sociedade como uma pessoa sociável ou não.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta nov 13, 2002 5:14 pm

Olá

O cão é a imagem do dono? Boa questão.
Tenho encontrado mais cães perigosos em raças pequenas do que nos de grande porte e mesmo nos considerados como raças perigosas.
Baseio esta afirmação, em parte, nas mensagens do tópico "Cão que ladra não morde".
Quando se tem um cão minúsculo ou de pequeno porte, normalmente não se tem o cuidado de o educar no sentido de ele não vir a causar grandes estragos no caso de morder. É tão pequenino, tão riquinho e pronto. Um amigo meu tem um whippet e um SRD pequeno (é mesmo um caga-tacos). O whippet é o que se sabe, não faz mal a uma mosca. O outro é uma fera. Eu nunca me atrevi a fazer-lhe uma festa pois já algumas pessoas foram mordidas nesse gesto amigável. Mas não é por ser rafeiro. Foi pura e simplesmente mal educado e agora já não há nada a fazer. Mas se ele tivesse outro porte, certamente que o dono teria outro cuidado na sua educação (penso que teria...).
Note-se o cuidado (e o conhecimento) que têm os possuidores de cães de maior porte aqui do fórum, nomeadamente os Pits, os Rotts, etc.

Respondendo mais concretamente à questão colocada, penso o seguinte: o cão não é necessariamente a imagem do dono pelos motivos que apresentei atrás. Muitas vezes um cão é agressivo somente por causa da ignorância do dono ao educá-lo. Esta falta de educação em raças pequenas não se nota tanto.
Mas em muitos casos o cão é de facto a imagem do dono. Um pitbul nas mãos de um indivíduo sem escrúpulos terá forçosamente um comportamento completamente distinto do de uma pessoa civilizada. Aqui não se pode aplicar a expressão "diz-me que cão tens e dir-te-ei quem és" na sua plenitude. Há donos e donos. Por isso é que certas raças têm uma fama desgraçada.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

quarta nov 13, 2002 5:44 pm

será que a questão tb não será os donso são um bocado o espelho do cão?!
sim porque muita gente adquire cães de certa raça por afinidade de temperamento que tem com esses cães... No meu caso até calhou bem tenho um Pit que tem um temperamento parcido com o meu e morfoligicamente é o que mais gosto...
Temperamento:
Desconfiado
Fiel
Não incomada e não gosta de ser incomodado
Quando desafiado, ai menina fujam
Corajoso sem duvida
Não desiste
Lambão
Amigo dos amigos altamente impiedoso para inimigos
Amigo do desporto
Amigo do ar livre
Trabalhador

Basicamente estas são caracteristicas da minha pessoa que vejo no meu cão que tb são caracteristicos da raça e que me levaram em parte a escolher um pit :lol:
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quinta nov 14, 2002 12:27 pm

Eu acredito que assim como existem pessoas que são psicologicamente desiquilibradas, também existam cães que o possam ser. Como tal, podem ser naturalmente ferozes.

Não estou a basear-me em mais nada do que o meu senso comum.
Posso estar enganado.

Felizmente (para ambos os caso) isso não é a regra mas sim a excepção.

Mas isso é sempre muito relativo, um cão pode tornar-se agressivo por ficar preso o dia todo, e o dono ser uma pessoa calma.

E quantos exemplos já não viram de donos pachorrentos com cães hiperactivos?

Claro que quanto mais tempo uma pessoa passa com o cão, mas próximo de nós ele fica.

Eu não acredito que os cães sejam um espelho do dono.
Em primeiro lugar porque têm a sua personalidade e depois porque não são "o espelho do dono" mas sim o "espelho do que aprende com o dono".

Eles tomam-nos como modelos a seguir e cabe todos nós dar-lhes os exemplos certos.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta nov 14, 2002 2:03 pm

Já não sei bem onde, mas li algures qualquer coisa como o melhor mesmo é não tentar "humanizar" os cães, e sim tornarmo-nos um pouco como eles.

Não será por vezes isto que acontece?

Não seremos nós que por vezes nos assemelhamos aos nossos cães e não eles a nós :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quinta nov 14, 2002 3:40 pm

Viva,
Sendo eu proprietário de um cão de uma raça potencialmente perigosa...
Amstaff

Amstaff, não é dono de um cão pertencente a uma raça potencialmente perigosa (isso não existe), mas sim de um cão de determinada raça que por qualquer razão absurda, alguem a classifica como tal.

Acham possivel um cão ser feroz por natureza?
Sim. Se na origem do cão, estiverem cães com desiquilibrios comportamentais, geneticamente isso pode ser transmitido.
É possivel ter um cão à nossa imagem?
Amstaff

Tendo tido ao longo de algum tempo, a possibilidade de observar donos diferentes mas todos com cães da mesma raça, posso assegurar que o comportamento dos cães é influenciado pelo comportamento dos donos.

Se aqui, e não só, defendemos que o cão é aquilo que o dono "quiser", a resposta a essa questão é: sim (com as devidas limitações).

Nota: Cães com temperamento dominante, devem ser educados no sentido de controlar (auto-confiança) esse instinto e não retirá-lo.
Responder

Voltar para “Cães”