Olá
Num tópico que está lá para trás com o título "Dominância e Hierarquia" este assunto foi abordado, embora à margem do tema.
Estas atitudes quando se manifestam entre elementos do mesmo sexo não significam obrigatoriamente homossexualidade, mas uma afirmação de dominância. O que monta quer expressar a sua domunância em relação ao que fica por baixo.
Por este motivo (este aspecto também foi referido) nunca se deve deixar que o cão ou cadela tenha dessas atitudes em relação ao dono, pois isso é permitir que mostre a sua dominância em relação ao dono.
A atitude de montar objectos (almofadas, bonecos, etc.) creio que não é mais do que um simples acto de masturbação movido pelo instinto. Mas não me sinto muito seguro a afirmar isto. Aliás, os meus, não sei porquê, nunca tiveram dessas "poucas vergonhas" (estou a brincar...

).
E, por outro lado, acho que quando se montam uns aos outros (e isso acontece indiferentemente) é por pura brincadeira e em sinal de satisfação, por exemplo quando percebem que vão à rua.