Olá Ariana! Eu sei que este tópico já tem algum tempo, mas só agora reparei nele e o li. Espero que veja esta mensagem e que eu consiga esclarecê-la!
Eu criei hamsters durante algum tempo, ao todo tive 54 e penso estar à vontade para a esclarecer sobre este assunto. Não vou ligar sequer ao que foi dito, pois tanta discrepancia nas respostas deixa mesmo uma pessoa confusa e desanimada! Pela experiência que tenho devo dizer que são animais adoráveis e aconselho vivamente a que tenha um. Vou começar por responder às suas dúvidas.
Como todos os animais, os hamsters precisam de ter os seus cuidados. Assim sendo, quantos mais tiver, com mais frequência tem de lavar a gaiola. Normalmente uma vez por semana chega, no entanto se notar algum cheiro lava duas vezes. O cheiro dos hamsters tem muito haver com a alimentação que lhes damos. Se lhes der-mos apenas as sementes e as rações próprias para eles o cheiro não é tão intenso como se lhes derem, por exemplo, fruta, que é uma coisa que eles adoram.
O chichi deles é corrusivo. Mas não se pense que eles fazem algumas vezes chichi no mesmo sítio fica logo um buraco, não é verdade. Para evitar que a gaiola fique com alguma marca, pode tentar que eles façam as necessidades sempre no mesmo sítio. Para isso, coloque na gaiola uma caixinha (eu usei uma de plástico sem tampa e cortei um dos lados para facilitar a entrada) onde coloca mais litter do que no resto da gaiola. Toda a gaiola deve de ter litter, mas dentro da caixinha ponha mais.
Eu tenho os meus hamsters no meu quarto, mas tem de ter atenção de que eles são principalmente notivagos, ou seja, tem muita actividade à noite e por vezes fazem algum barulho, o que nos pode acordar...eu não me importo, mas...há que contar com isso.
Pode ter só um que eles não se sentem sozinhos, no entanto tem de dispender de algum tempo para brincar com ele e fazer companhia, mas eles dão-se bem sozinhos.
Pela experiência que tenho devo dizer que os machos são muito mais meigos do que as fêmeas, mas estas não são nenhumas feras, não pense, só que são mais activas e mais nervosas. Neste momento tenho dois machos e ando a estudá-los, mas para já não se dão mal. O único problema de ter um macho e uma fêmea é que tem de ter duas gaiolas, porque estes bichinhos para reproduzir é com eles e se os tem juntos...a família aumenta sempre. Tem de se ter em atenção que quando a fêmea está grávida tem de ser separada do macho antes das crias nascerem. A atitude de que todos se queixam sobre a agressividade das fêmeas que matam os macho e que comem as próprias crias tem a sua explicação perfeitamente lógica e compreensiva. As fêmeas com crias tentam defende-las a todo o custo. O macho é um invasor e considerado uma ameaça para as crias, para as defender a fêmea "livra-se" dessa ameaça. Antes que isso aconteça têm de ser separados. Quanto ao comer as crias o que se passa é o seguinte: se a fêmea se apercebe que as crias estão doentes ou que, por qualquer razão, não vão sobreviver, pode ter uma atitude dessas. Devo dizer que só tive uma ninhada com esse problema, em que algumas crias nasceram mortas. A minha fêmea não as comeu, mas colocou-as no recipiente que tinha para fazer as necessidades e eu logo as recolhi. Para poder mexer nas crias tem de se ter uma ligação muito grande com a fêmea, eu sempre mexi nelas e nunca tive qualquer problema.
O tamanho da gaiola não tem de ser muito grande. Há à venda umas gaiolas muito giras, todas coloridas que têm espaço suficiente para eles, mas tem sempre de ter a roda, que é o sítio onde eles gostam fazer muito exercício.
Um hamster dura entre 2,5 e 4 anos. A minha fêmea durou 2,5 anos e o macho 3 anos e 7 meses.
Os hamsters quando morrem não se desfazem!!!!

Essa eu não entendi! Não há animal nenhum que morra e se desfaça!!! O que pode acontecer é que essa pessoa não deu conta que ele tinha morrido e quando foi ver já tinha passado algum tempo. Como é um animal pequeno precisa de muito menos tempo para se decompor. A meu ver deve ter sido o que aconteceu.
Nunca tive hamsters russos, por isso não sei esclarecer essa dúvida.
Espero, de alguma forma, ter esclarecido a maior parte das suas dúvidas e de momento não me lembro de mais nada. Se tiver alguma outra dúvida é só dizer, se eu souber, tenho todo o prazer em esclarecer.
Vá em frente e compre um hamster, são amorosos e muito fofinhos e se conseguir apreciar o seu dia a dia vai ficar maravilhada com as atitudes e os habitos deles.
Beijinhos
Isabel