quarta nov 13, 2002 6:52 pm
Boas,
Nos meus posso dizer que todos ladram e todos mordem !! Uns ladram mais, outros ladram menos, mas todos mordem
A razão de ladrar (como tudo q o cão faz) tem toda a logica : ao ladrar ele espera intimidar o intruso (ou ameaça), de forma a evitar um combate (que poderá ser fatal para ambas as partes). Ou seja, o ladrar actua como um alarme a dizer "afasta-te ou apanhas" . Esta é a mesma razao que certos cães volta e meia ladram sem razao aparente, apenas para avisar que aquele territorio é deles.
Depois de ladrar, caso o intruso não se afaste, o cão morde. Aqui já entra a maneira de ser de cada cão. Há cães que nao dão margem, e mordem logo. Há outros que tÊm mais paciencia, e só se forem mesmo provocados é que mordem. Por fim, há uns que têm imensa garganta (tal e qual certos humanos), mas que quando chega a hora de verdade -» rabo entre as pernas e toca a fugir ! Por isso, em geral, cão que ladra está a ameaçar. Se queremos descobrir se morde ou não, é facil, metemos lá a mão. so para acabar os que em geral ladram mas não mordem, não mordem devido ao medo (têm medo de se aproximarem o suficiente para meter o dedo). Ao se depararem com este caso, verão que se provocarem o cão, ele continuará a ladrar, mas ao ser "pressionado" ja mete a cauda entre as pernas, abaixa-se um pouco .. enfim, fica com medo !
A nivel de exemplo, os meus Serras ladram relativamente bastante, mas não têm margem de tolerancia. Se os provocam ou põe o pé onde nao devem apanham forte e feio. Em contrapartida tenho uma cadela collie ja com 13 anos (ja é velhota mas continua rija) que pouco ladra mas se a provocam mete o dente. Esta cá nao ladra, mas morde.
Sobre o problema da Clowdia, como a Nuria já disse, é preciso por fim a isso, senão daqui a dias já não há volta a dar.
Quando a sua cadela lhe rosnar (por exemplo para sair do sofá) acerte-lhe com uma chapada , mas com jeito e bom senso, e se possivel faça com q ela se vire com a chapada (não é preciso mt força, mas sim jeito), e agarre na pele do pescoço e tire-a do sofá. Deixe-a no chão e nao lhe ligue por uns tempos.
Pode parecer bruto, mas penso que é a melhor opção
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!