Cães que ladram não mordem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta nov 13, 2002 4:00 pm

Eu não gozo...

Fotos, fotos, com fartura :D :D :D
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta nov 13, 2002 5:22 pm

Clowdia Escreveu: às vezes abusa e ponho-a na ordem, mas depois não resisto aqueles olhinhos e peço desculpa.... é uma doida.

Quando ela morde a sério, mas sem intenção é se depois de adormecer ( no sofá) tentamos pegar nela ao colo para a levar para a caminha dela e tapá-la com o cobertor...aí sim.. rosna e morde mesmo... estão a ver uma salsicha tamanho cocktail a mostrar os dentinhos? Pois? :lol: :lol:
Clowdia, pode achar muita graça, mas é assim que começam os problemas.
O meu teckel quando era pequeno também rosnava quando estava a dormir..e foi-se prolongando até à pouco tempo. Nunca mordeu(nem eu admitia) mas rosnava que se fartava.Agora está mais controlado, graças a muito esforço e paciência. Caso não faça nada nesta altura, podem ocorrer graves problemas de dominância (fazer xixi pela casa toda, rosnar quando quiser mexer nela, etc.)

Atenção à educação da sua cadelinha, os teckels são os cães fantásticos mas precisam de uma boa educação

Cumprimentos
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

quarta nov 13, 2002 5:40 pm

O meu ladra imenso, mas basta chegar à beira dele e fazer "booh" que ele foge logo! É demais o meu Niko! Mas pelo menos dá sinal porque eu moro ao lado de uma Igreja e houve uma noite em que ele ladrou, ladrou, ladrou, a minha mãe veio ver e viu um flash de uma lanterna a apagar-se, mas como uma pessoa acorda ensonada, n ligou porque entretanto o Niko calou-se, no dia a seguir a Igreja tinha sido assaltada! Dar sinal deu, nós é que n vimos nada!!
Mas eu n sei, como os cães pressentem o mal, penso que se entrasse algum ladrão aki ele não fikaria pelo ladrar!!!
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta nov 13, 2002 5:47 pm

Sim, pelo que tenho lido na net e aqui na própria arca já percebi que os teckels têm um feitio levado da breca. A minha Beckas só começou a rosnar há 3/4 dias e ainda que rosne, no sofá não fica... se fôr preciso ouve um 'beckas para!' mais alto ou acordo-a e faço-lhe cara feia....mas rosnar não lhe serve para atingir os objectivos.... não cedo às manhas dela, tirando aquelas que me parecem inofensivas...se quer ir para cima do sofá dormir ao meu lado pego nela ao colo e deixo...mas se me quer morder as mãos não deixo e dou-lhe o brinquedo dela roer...que ela adora...fica doida! Até agora não tenho tido razões de grande queixa com o tal comportamento 'teimoso' que toda a gente diz que os teckels têm, mas também ainda é muito pequenina (3 meses e meio)... tem um pouco a mania de se agarrar com os dentes aos chinelos ou calças das pessoas e já tem levado umas 'pantufadas no chão' mais para a assustar que outra coisa e aparentemente resulta... basta levantar o chinelo para ela parar.

O meu namorado também tem um teckel ( mas de pelo curto , chamado pantufa a quem eu chamo chinelo porque é um cão!!! ) e não tem problemas de comportamento graves.... um pouco teimoso mas nada patológico... é uma amor de cão aliás...

De qualquer forma agrdeço imenso os conselhos que me possam dar acerca de educação dela, nomeadamente quem tenha um cão da mesma raça ( Nuria ... é o Atum? ) já que em cães sou novata... :)

Ainda não a consegui convencer a deixar de fazer xixis e cocós onde lhe dá na gana.... ralho com ela, levo-a para a cozinha para os jornais, mas até agora não deu grandes resultados... alguma medida milagrosa?

Desde já obrigada.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta nov 13, 2002 6:00 pm

Clowdia:

Medidas milagrosas, só mesmo uma boa dose de paciência. Mas afinal de contas ela também ainda é tão pequenina.

O Igor faz hoje sete meses, e só há cerca de um mês é que se "começou" a controlar. "Começou" porque sempre que eu e o meu marido saímos (nem que seja para ir ao lixo) o Sr. Igor faz uma xixoca na cozinha.

Nunca a repreenda (a não ser que a apanhe em flagrante), elogie-a sempre que ela aja correctamente.

É mesmo isso que eles gostam (de nos agradar) ;)

Beijnhos e boa sorte!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta nov 13, 2002 6:36 pm

a carlota só começou a ladrar quando me sentiu como dona. não pode ouvir cair um alfinete à porta que ladra que nem uma danada. fui morar para uma casa nova e enquanto ela não se habituou às rotinas dos vizinhos, de manhã não dormia com sua exª a ladrar sempre que alguém entrava no carro.
como nunca tinha tido nenhum cão e as coisas andaram tão complicadas com a vinda da cadela (foi um inferno para que a aceitassem em casa), o desaparecimento da sara, a morte dos velhotes e questões pessoais, que nem me "preocupei" com educações. até achava piada ela ladrar. mas é tão mansa, que faz um espalhafato a ladrar, mas quando alguém entra em casa, é uma festa e uma brincadeira. à excepção de polícias, que ela odeia.... no outro dia, apareceu um aqui em casa com um montinho de multas e tive de a pôr no quintal porque só ladrava e rosnava :lol: :lol: :lol:
o max imita a carlota em tudo. imagine-se um concerto o dia inteiro. tenho impedido que o max ladre e estou a fazer o mesmo à carlota. claro que com melhores resultados com o primeiro. mas a mania de ladrar é tanta, que vão para o quintal ladrar aos cães do vizinho (então se lhes faço festas, estes dois passam-se...), às pessoas... é um desatino.

o max é rapaz com ar de poucos amigos com estranhos. no outro dia não achou piada ao treinador e ferrou-lhe o dente. comigo, tinha levado logo uma palmada. por vezes, arma-se em vivaço e tenta ladrar-me ou morder. mesmo a brincar, não permito tais liberdades. é um sr. cãozinho, já lhe fizeram tantas, que é melhor que ele não desenvolva os seus "maus instintos". comigo é um ***, mas com estranhos, não sinto muita confiança nele.
anjaazul
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 13, 2002 6:52 pm

Boas,

Nos meus posso dizer que todos ladram e todos mordem !! Uns ladram mais, outros ladram menos, mas todos mordem

A razão de ladrar (como tudo q o cão faz) tem toda a logica : ao ladrar ele espera intimidar o intruso (ou ameaça), de forma a evitar um combate (que poderá ser fatal para ambas as partes). Ou seja, o ladrar actua como um alarme a dizer "afasta-te ou apanhas" . Esta é a mesma razao que certos cães volta e meia ladram sem razao aparente, apenas para avisar que aquele territorio é deles.

Depois de ladrar, caso o intruso não se afaste, o cão morde. Aqui já entra a maneira de ser de cada cão. Há cães que nao dão margem, e mordem logo. Há outros que tÊm mais paciencia, e só se forem mesmo provocados é que mordem. Por fim, há uns que têm imensa garganta (tal e qual certos humanos), mas que quando chega a hora de verdade -» rabo entre as pernas e toca a fugir ! Por isso, em geral, cão que ladra está a ameaçar. Se queremos descobrir se morde ou não, é facil, metemos lá a mão. so para acabar os que em geral ladram mas não mordem, não mordem devido ao medo (têm medo de se aproximarem o suficiente para meter o dedo). Ao se depararem com este caso, verão que se provocarem o cão, ele continuará a ladrar, mas ao ser "pressionado" ja mete a cauda entre as pernas, abaixa-se um pouco .. enfim, fica com medo !

A nivel de exemplo, os meus Serras ladram relativamente bastante, mas não têm margem de tolerancia. Se os provocam ou põe o pé onde nao devem apanham forte e feio. Em contrapartida tenho uma cadela collie ja com 13 anos (ja é velhota mas continua rija) que pouco ladra mas se a provocam mete o dente. Esta cá nao ladra, mas morde.

Sobre o problema da Clowdia, como a Nuria já disse, é preciso por fim a isso, senão daqui a dias já não há volta a dar.
Quando a sua cadela lhe rosnar (por exemplo para sair do sofá) acerte-lhe com uma chapada , mas com jeito e bom senso, e se possivel faça com q ela se vire com a chapada (não é preciso mt força, mas sim jeito), e agarre na pele do pescoço e tire-a do sofá. Deixe-a no chão e nao lhe ligue por uns tempos.
Pode parecer bruto, mas penso que é a melhor opção
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta nov 13, 2002 7:12 pm

Os meus ladram ( mais o Pastor, menos a Rotti e praticamente nunca o Boerboel ) e mordem.

Saudações
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quarta nov 13, 2002 7:15 pm

Pois o Nubi não ladra nem morde. :)

Excepto se for para puxar para a brincadeira.

Mas acho que cada caso é um caso.
Há de facto cães que ladram como que nos quisessem devorar e depois ao nos aproximarmos fogem com o rabo entre as pernas, outros que mal rosnam e lá vai boca.

"Cão que ladra não morde" é algo muito impreciso, agora acredito que os cães não mordem sem dar um sinal antes.
Pelo menos nunca vi um cão morder sem um rosnado, latido ou sem ter sido provocado.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 13, 2002 9:15 pm

Olá,
Os meus cães (Rottweilers) raramente ladram, mas quando o fazem geralmente têm uma boa razão. Diria que é mais um 'rugido' (tipo GRRRAURRR" do que ladrar ( AU AU AU)..hehehe! Ladrar mesmo, só o Furst o faz às vezes, mas é aquele ladrar tipo mariquinhas, quando está fechado no canil e vê alguém na brincadeira cá fora.
Quanto a morder, os meus cães nunca morderam ninguém e por isso não sei se mordem! Mas se eu não estiver por perto e alguém tentar entrar em casa ( na minha ou na dos meus pais) acho que é capaz de ter uma má experiência! Já tive oportunidade de observar uma situação destas em que uma pessoa teve a ousadia de abrir o portão sem nos chamar! Não ganhou para o susto e teve a 'sorte' ( e nós também) dos cães estarem longe e o acesso ao portão dar uma boa visibilidade deles a correrem! Porque com a velocidade e a gana que eles iam nem era preciso morderem, a pessoa ia ser simplesmente atropelada por eles! E levar com 60 kilos e mais 46 kilos em movimento rápido, chega para deixar qualquer um KO!

Abraços
Paulo C.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta nov 13, 2002 9:21 pm

eu, às vezes, quando levo a carlota a passear, certas crianchinhas perguntam se "ela não pega". eu digo que não. começam a atiçá-la... aí, quem tem vontade de morder sou eu.

uma vez esqueci-me da chave e foi o vizinho que saltou o muro para me abrir a porta. além de ladrar, não sei o que a carlota lhe fez.... mas o homem vinha espavorido!!! e era pessoa que ela conhecia bem :lol: :lol: :lol:

anjaazul
Lady_girl
Membro Veterano

quarta nov 13, 2002 10:15 pm

pelo que sei, isso tem a ver com a hierarquia. ou seja, os cães descendem do lobo, e os lobos, organizam-se mais ou menos assim:os mais "fracos"ladram, os intermédios ladram e se for caso disso agem, e os "superiores" nem sequer ladram , pois não prexisam de pedir licensa a ninguém, para agir. Os cães que estão mais baixo na hierarquia ladram e avisam os seus superiores que tomam as medidas e nem precisar de avisar ninguém.Agem logo.
O comportamento dos cães é igual, há cães que só ladram, e não agem (isto é, agem, mas, muito tardiamente qd não têm outra "opção") como e o caso do caniche, e há por exemplo o caso do rott, ou do doberman que agem sem pedir licensa a ninguém, daí muitas raças serem consideradas perigosas...por causa da hierarquia que ocupavam na matilha...

Eu não me sei explicar muito bem, mas espero que me tenham entendido.
:D :D :D ;)
Lady_girl
Membro Veterano

quarta nov 13, 2002 10:24 pm

Ladrar
Os Lobos não ladram como o cão doméstico. Emitem um som “cómico”, um “Oooof” abafado. Este equivale ao ladrar e serve para dar o alarme quando sentem o perigo a rondar. Quando a matilha responde a este pedido os lideres decidem a acção a tomar e os outros obedecem. A conclusão aqui será a de que quando mais um Lobo “ladra”, menor será a sua posição na hierarquia da matilha. Os Lobos mais fortes nem sempre alertam a matilha para resolver um problema. Podemos observar isto nos cães também: Cães que ladram muito raramente são perigosos. Um cão que nos enfrenta em silêncio provavelmente será!

Cá está, eu sabia que tinha não sabia era aonde. Isto está no artigo da arca "O meu cão é um cão ou um lobo?". Eu tinha isso no disco, mas não sabia onde... :p :roll: :p
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quarta nov 13, 2002 10:41 pm

Bem, essa do caniche só ladrar e não agir... não era o meu concerteza, porque esse ladrava e quando era preciso ferrava o dente sem avisar. Aliás os caniches são conhecidos por serem falsos, mas como são cães pequenos ninguém os considera ferozes. Na realidade são e bastante. Eu tinha sempre muito cuidado com o meu cão com outros animais e até pessoas, estava sempre um passo à frente do comportamento dele.

Aliás, o meu cão tinha uma característica curiosa que não vi em mais nenhum outro. À aproximação de outro cão abaixava-se e rastejava para diminuir a silhueta. E nem um pio... Quando estava a dois ou três metros, arrancava e era para atacar e morder. Como estava sempre com a trela, levava um estigão, mas isso nunca o dissuadiu. Acho que na ascendência dele deve ter havido alguma cadela que se portou mal com um gato!!!

Animais engraçados, os caniches, se tivessem uns 50 kilos eram uma dads "espécies perigosas" por certo.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 13, 2002 11:32 pm

Animais engraçados, os caniches, se tivessem uns 50 kilos eram uma dads "espécies perigosas" por certo.
Aliás os caniches são conhecidos por serem falsos, mas como são cães pequenos ninguém os considera ferozes. Na realidade são e bastante.
Sinceramente, há coisas que me fazem confusão ...

Como é que com o diabo, uma raça de caça (sim, o caniche era um cão de caça, mais propriamente um cão de cobro na agua) que, como tds de caça deste tipo, devem ser extremamente sociaveis e amigaveis; raça essa que depois passou a ser uma raça de companhia pode ter um temperamento destes ??!!

Enfim ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”