macho ou femea??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta nov 14, 2002 9:59 am

A Zorrinha, quem escolheu foi o meu marido.
Eu preferia um macho.
Confesso que tenho medo do cio e dos problemas que possa ter nessa altura.
Toda a gente me diz que estou a fazer um "bicho de sete cabeças" do assunto.
Deve ser verdade, porque sou muito ignorante sobre esse assunto.
Agora que a Zorra fez seis meses, o meu principal medo é de não me perceber quando começar o cio.
Aqui, onde moro, a maioria são cadelas e o quintal está vedado, creio, à prova de invasões caninas.
Mas também há muitos vadios e cães sem trela.
Enfim - adoro a Zorra - a ver vamos, mas é verdade que se fosse um cão não me preocupava tanto - afinal com um cão a gente só tem de se preocupar que ele fuja atrás de uma cadela com o cio.
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

quinta nov 14, 2002 10:00 am

Eu tenho um cão, mas continuo a achar que as cadelas são mais apegadas ao dono, mais meigas, mais limpas........

É uma completa estupidez as pessoas porem-nas de parte.

Já houve a emancipação das mulheres.... porque não a das cadelas?! :lol:

Cumprimentos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 14, 2002 10:08 am

_sugo_ Escreveu:
Já houve a emancipação das mulheres.... porque não a das cadelas?! lol
Boa!!! :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quinta nov 14, 2002 10:37 am

E sobre a prática comum de alguns criadores que vendem as cadelas mais baratas que os machos? Nunca entendi porquê... Quando fomos buscar a Beckas, o criador ficou muito espantado quando o meu irmão lhe disse que queria uma cadela já que a ninhada estava ainda toda disponível (4 meninos + 2 meninas ) e ao mesmo preço ... e disse-lhe mesmo que 'normalmente ninguém quer as meninas enquanto houver machos disponíveis ' ... estranhei porque nunca fiz distinção.... e sempre tive mais queda para fêmeas.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Clowdia
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 10:39 am

E sobre a prática comum de alguns criadores que vendem as cadelas mais baratas que os machos? Nunca entendi porquê... Quando fomos buscar a Beckas, o criador ficou muito espantado quando o meu irmão lhe disse que queria uma cadela já que a ninhada estava ainda toda disponível (4 meninos + 2 meninas ) e ao mesmo preço ... e disse-lhe mesmo que 'normalmente ninguém quer as meninas enquanto houver machos disponíveis ' ... estranhei porque nunca fiz distinção.... e sempre tive mais queda para fêmeas.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta nov 14, 2002 10:52 am

Normalmente as pessoas preferem os machos ás femeas porque :
pensam, erradamente, que os machos são melhores guardas que as fêmeas ;
porque tendo os machos de uma forma generica maior corpolência que as fêmeas gostam da sua maior imponência;
por causa do problema do cio das cadelas e da possibilidade de engravidarem.
Porém na maioria dos casos isso deriva de falta de informação porque as fêmeas podem ser tão boas ou melhores guardas que os machos ;corpolência não é sempre significado de imponência ( conheço cadelas menos corpolentas que os machos e que todavia transmitem uma imagem de imponência muito maior) ; a questão do cio e gravidez resolve-se, caso as pessoas não pensem ter ninhadas , pela castração da cadela ( o que até evita outros problemas de saúde).
O facto de geralmente as cadelas serem mais dóceis que os machos até pode ser uma vantagem nomeadamente, nos casos de raças com elevado grau de dominância e donos com pouca experiência nesse tipo de raças.
Independentemente do gosto das pessoas , e isso não se discute, as ideias que grande parte das pessoas têm das vantagens dos machos em relação ás fêmeas resulta de falta de informação.Estou convencido que á medida que esta se vá generalizando ,essas ideias pré-concebidas vão desaparecendo.

Saudações
Donar
Membro
Registado: terça out 15, 2002 4:10 pm

quinta nov 14, 2002 11:16 am

Quando fui buscar a Loba a reacção do meu pai foi "Estás diodo? Uma cadela? Sabes a carga de trabalhos em que te vais meter?" Ora eu fui criado com este tipo de mentalidade, que, quanto a mim devia fazer parte do passado. Ouvi os "conselhos" do meu pai e da minha irmã (que tem a mesma mentalidade) e tomei a minha decisão com a minha cara metade. É certo que as cadelas são mais pequenas, têm o "problema" do cio e gravidez, etc., mas são mais meigas, mais protectoras, etc.. Depois em raças caracterizadas por altos níveis de dominância é mais simples "convecer" uma cadela de que quem manda somos nós! :p
Donar
Membro
Registado: terça out 15, 2002 4:10 pm

quinta nov 14, 2002 11:17 am

Quando fui buscar a Loba a reacção do meu pai foi "Estás diodo? Uma cadela? Sabes a carga de trabalhos em que te vais meter?" Ora eu fui criado com este tipo de mentalidade, que, quanto a mim devia fazer parte do passado. Ouvi os "conselhos" do meu pai e da minha irmã (que tem a mesma mentalidade) e tomei a minha decisão com a minha cara metade. É certo que as cadelas são mais pequenas, têm o "problema" do cio e gravidez, etc., mas são mais meigas, mais protectoras, etc.. Depois em raças caracterizadas por altos níveis de dominância é mais simples "convecer" uma cadela de que quem manda somos nós! :p
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

quinta nov 14, 2002 12:17 pm

E sobre a prática comum de alguns criadores que vendem as cadelas mais baratas que os machos? Nunca entendi porquê...
Se custa o mesmo a criar um macho ou uma fêmea. A única razão que encontro para isso é uma questão de lei da "oferta/procura".
Se um criador ou BYB efectua este tipo de separação, devido apenas a uma visão mercantilista do processo, não tem moral para andar a apregoar aos quatro ventos que não faz criação pelo dinheiro.
A questão é saber se o criador ganha dinheiro com o cão ou perde com a cadela. Ou então se uns dão para os outros. Como duvido da sinceridade humana penso que o mais real serão a primeira hipótese.

Aproveitando a sua questão aproveito para tirar uma dúvida:
Se uma cria de raça pequena, em princípio custa menos a alimentar que um de raça grande, porque é que, a título de exemplo, um "Yorkshire" custa mais que um "Serra da Estrela"? Não será outra vez a lei da oferta/procura?

Outra dúvida,
Como é que um criador que cria as suas ninhadas bem consegue vender os animais a metade do preço que outros que se queixam que o preço pelo qual vendem as suas ninhadas mal dá para as despesas?
A desculpa do estalão, afixo, campeões, etc... não me parece verdade porque esse investimento inicial, regra geral, é amortizado na primeira/segunda ninhada.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta nov 14, 2002 12:38 pm

Malandros dos criadores.

Já agora, passa-lhes pela cabeça que a cobrição com um cão BOM é PAGA a bom preço? E que, só para chatear, os melhores cães de raças estrangeiras estão lá mesmo, no estrangeiro?

Cruzar a cadela com o cão do vizinho do lado e criar os cachorros na varanda (bem, seguramente) tem mesmo comparação.

E já agora, porque é que os Rolls Royce são mais caros que os Fiat seiscento? Ambos são fabricados bem ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

quinta nov 14, 2002 1:20 pm

Se ainda não repararam, se derem uma vista aos classificados, as cadelas são na maior parte das vezes mais baratas que os cães, excepto quando são raças muito caras ou raras. Penso que é pelo facto das pessoas preferirem cães, pois não têm o cio, e requerem menos trabalho por causa disso. ;) :?
Ainda há pouco tempo comprei uma cadela, e estou muito satisfeita. Se bem que já ando com a paranoia de qurer comprar um amiguinho para lhe fazer companhia... ainda bem que não tenho dinheiro para isso, senão esta casa virava o caos absoluto!!! :lol: :lol: :lol: Ainda é cedo, mas não descarto de todo esta hipotese.... :oops:
O meu pai costuma dizer que "os caes, machos sejam eles de que espéci for (leões, cavalos)são sempre mais bonitos que as femeas!! Olha para mim!" :lol: :lol: Mas eu fiquei com uma cadelinha. O meu namorado gosta mais de cadelas que de caes, eu pessoalmente gosto dos 2 não tenho preferencias nesse sentido!

beijinhos

Rute
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta nov 14, 2002 1:31 pm

Olá
Realmente as pessoas por vezes são tão parvas, o que é que tem a haver por ser uma cadela, será que não têm direito a ter 1 dono só por causa de terem o cio?? Que parvoice, se calhar essa mulher nunca teve menstruação não? Ou será que quando a tem, tem medo que os homens tb andam atrás dela??:o
Pelos vistos deveria era de ter nascido macho. Coisa tão parva: "as cadelas são piores dos que os machos por causa do cio...." etc etc.
A minha cadela não me dá trabalho algum por ter o cio, usa as cuecas c/1 penso e não suja nada em casa e quando vai à rua temos cuidado, mas os cães todos do bairro não andam atrás dela, só 1 ou outro.
É uma trabalheira...:roll:
E p/além de tudo é muito refilona, guarda toda a casa (apesar do tamanho, dá conta de tudo) principalmente dos gatos que não são da casa, muito apegada às donas e muito meiga, um Amor, ou seja o meu Amor.

Carla
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

quinta nov 14, 2002 2:54 pm

Já agora, passa-lhes pela cabeça que a cobrição com um cão BOM é PAGA a bom preço?
Quer dizer que os dados estão logo viciados à partida? Isto é, tenho um grande cão e isso dá-me o direito de ser o seu proxeneta? Que se lixe, o futuro dono irá pagar.
Tudo bem, só compra quem quer e pode. Mas na minha opinião grande parte da culpa por haverem animais tão fora do estalão é desses criadores de topo que inflaccionam tanto o preço dos cães, que quem quer ter uma determinada raça não tem outro remédio se não recorrer a um BYB com todos os males e riscos que isso pode acarretar.
Cruzar a cadela com o cão do vizinho do lado e criar os cachorros na varanda (bem, seguramente) tem mesmo comparação.

Só falei de custos de alimentação, não falei de estalões, títulos ou medalhas. E nesses custos posso comparar um "civil" com um dono de "Puppy Mills" de luxo.
Clowdia
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 2:55 pm

No meio dos nossos posts levantou-se uma questão que penso ser pertinente e interessante discutir. Do ponto de vista do criador:

Quais são os factores que influenciam a diferença de preço entre cães e cadelas da mesma raça?

Quais são os factores que influenciam a diferença de preço entre cães de raças diferentes? ( Não considerando obviamente aqueles BYB que têm preços de produção mais baixos por razões óbvias )
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta nov 14, 2002 5:24 pm

Isto é, tenho um grande cão e isso dá-me o direito de ser o seu proxeneta?
Realmente, vou gastar comida a alimentar o cão durante 10 anos, vou gastar umas dezenas de contos a fazer mil e um testes para certificar que o cão não tem anomalias geneticamente transmissíveis, vou gastar centenas de contos a correr atrás dos melhores juizes e a comparar com os outros cães, para garantir que o cão é realmente um exemplar de topo e que não é só blá blá meu. Depois disto realmente deveria mesmo deixar cobrir as cadelas à borliú.

Quanto aos custos de produção que a clowdia refere: os custos dividem-se em custos fixos (que se tem quer se façam ou não ninhadas) e têm a ver com:
- amortização das instalações
- manutenção (pintura, água, electricidade, desinfectantes)
- amortização dos reprodutores
- alimentação dos reprodutores
- despesas de saúde (incluindo testes de despiste de doenças hereditárias)
- despesas de publicidade
- despesas com exposições
- outras despesas (pentes, trelas, ossinhos, brinquedos, etc)

Os custos variáveis têm a ver com a própria ninhada, e temos
- custo da cobrição
- custos de exames veterinários (pré e pós cobrição)
- alimentação reforçada para a cadela
- alimentação para os cachorros
- registos
- vacinas e desparasitações
- outras despesas (desde cesarianas, medicamentos, leite de substituição, biberons mais estragos em casa).

Assim já dá para ver como é que se pode poupar dinheiro:
- é fazer o maior número de ninhadas por ano possível (dá para dividir os custos fixos por um maior número de cachorros)
- é encafuar o maior número de cães possível em cada box (corta no custo das instalações) - a instalação em bateria é a minha preferida
- é dar uma porcaria de ração, daquelas de supermercado, baratuchas . Os animais ficam com problemas? Vidé os pontos seguintes:
- é abater os cães que não reproduzem (corta-se nas despesas de alimentação). Nada de manter cães não produtivos, tais como velhotes ou cães com doença ou fora de estalão (mas esta, no fundo, até que nem interessa, não é? Desde que pareça um cão de raça pode ser usado como reprodutor, o resto é mariquice dos criadores)
- é não tratar os animais que adoecem (corta-se nas despesas de veterinário). Se morrer, automaticamente é menos um velho que se tem que abater - poupa duplamente.
- é usar o cão do vizinho do lado (não se paga a cobrição) ou ter o seu próprio (neste caso só compensa se se tiver muitas cadelas e poucos vizinhos)
- é continuar a dar à cadela a mesma porcaria de ração de supermercado ( e vê-la ficar pele e osso)
- é despachar os cachorros às 4 semanas, para não ter que gastar dinheiro em ração, em vacinas e em desparasitantes
- é fazer cães sem LOP (poupa-se no registo, para além de que não se pode registar 2 ninhadas da mesma cadela com menos de 6 meses de intervalo - contraria o primeiro ponto).

É cães baratos que querem, não é? Pois vejam bem as pessoas que estão a alimentar.

Para mim é realmente imoral vender um Yorkie ao preço de um Terra Nova. Mas aqui entram as leis do mercado. Se as pessoas estão dispostas a dar o mesmo por um Yorkie que por um Terra Nova, então venda-se o Yorkie ao preço do Terra Nova.

Entre animais da mesma raça, o preço deve(ria) ser função da sua qualidade, ou seja, da sua maior ou menor aproximação ao estalão da raça. Ora, para ter bons cachorros
- é importante investir na parte das exposições e na parte dos bons reprodutores (aqueles que se pagam caro e estão no estrangeiro)
- é importante ter cadelas de boas linhas (o que implicou um investimento inicial mais elevado)
- e é preciso ter CONHECIMENTO. Um bom criador é um poço de sabedoria sobre a sua raça. Eu acho que isso também se paga. Aliás, só uma pessoa com "olho" e alguma experiência pode dizer, com algum grau de segurança, se um determinado cachorro de 2 meses é ou não um bom exemplar. Aliás, reparem bem na diferença de linguagem entre criador e os "outros": para o primeiro os cães são ou não "bons", para os outros são "lindos" (mas não são bonitos todos os cães?)

Há por aí preços inflaccionados? Pois eu acho muitíssimo mais caro um cachorro a 120 contos criado na varanda (bem, seguramente) que um bom cão a 200 num bom criador.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Responder

Voltar para “Cães”