Vergonha para Portugal em Paris

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 14, 2002 8:48 am

Boas,

Em geral não me ponho a difundir estas vergonhas, mas desta vez o caso foi tão ridiculo que convém divulgar, so para ficarem a saber como andam as coisas pelo mundo fora.

Como sabem, este ultimo fim de semana, foi o Euro Dog show (Campeonato Europeu), e realizou-se em Paris.

Diversos criadores de raças portuguesas, e falando do que tenho conhecimento, Serras de pelo comprido ( Rui e Paula Reis, e Edgar Veiga), Serras de pelo curto - Francisco Mello com o seu campeão portugues Beethveon D'Aca (cão que mts de voçes devem conhecer) deslocaram-se a Paris de forma a participarem no referido evento.
A juiz foi Mrs Kirschbichler, da Austria

Bom, a confusao passa-se nos Serras de pelo curto. Concorrem o Beethveon (campeão portugues) e um cão vindo de Italia, propriedade de Massimiliano Madia (q afirma ter encontrado o cão em Faro, e ter feito o RI). Até o momento tudo estaria normal, não fosse este cão italiano totalmente atipico.
Vejam a foto
Imagem

Reparei especialmente na máscara escura que o cão possui ...

Moral da historia : um cão que nada tem a ver com os Serras de pelo curto ganha o CAC - CACIB - BOB, passando à frente do campeão portugues .... Uma oportunidade para divulgar os Serras de pelo curto acaba assim, desta forma, uma palhaçada de todo o tamanho !

De referir que este mesmo cão anda a ganhar em Itália

E depois, ficamos admirados quando damos de caras com cada "Serra" (que de Serra só têm o nome)

Enfim, um triste fim de semana para as raças portuguesas ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta nov 14, 2002 9:34 am

Olá Cindel,

Infelizmente já se sabe que as exposições têm muito que se lhes diga e nem sempre ganha efectivamente o melhor exemplar da raça.
Pessoalmente até à data não tenho razões de queixa, pois o Oscaar quando concorre tem ganho sempre, mas garanto-lhe que se um Dogue Alemão que concorresse com ele e ganhasse, não tendo nada a ver com o estalão da raça, eu ficava no mínimo frustrada.
É o que eu costumo dizer, chega a um certo ponto que já são outras guerras...........

PS. Sabe alguma coisa dos Bobtails do Pedro de La Rue?
Ele também lá esteve.
SeaLords
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 10:37 am

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:50 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 14, 2002 12:35 pm

Mas que raio de Serra da Estrela é este???
Será que os representantes da raça em Portugal (Raças Portugueses em Geral e Serras da Estrela em Particular) não têm nada a dizer sobre este escândalo?
Esse cão se está fora do estalão não deveria sequer ter obtido o RI!!! Em última instância, deveria ir apurar-se responsabilidades junto de quem lho atribuiu! (se é que me entendem!).
E será que essa senhora "Mrs Kirschbichler" conhece a raça Serra da Estrela e tem capacidade para a Julgar?

É por estas, e por outras, que eu não participo em exposições e nunca seria criador! Não tenho estômago para isso!

Abraços
Paulo C.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta nov 14, 2002 12:42 pm

Lembram-se do tópico do fabarm sobre raças portuguesas?

Ainda bem que as raças portuguesas não são muito divulgadas... se o fossem então ainda seria mais bonito...
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

quinta nov 14, 2002 1:04 pm

Não entendo como é que esse cão obteve o RI, até mesmo porque agora segundo onovo regulamento do CPC só se pode Registar uma ninhada quando os pais (mae e pai, cadela e cão) têm ambos LOP... :o :o :? :o sinceramente não entendo. Acho isso muito estranho. ah... mas com as raças portuguesas realmente ainda há a possibilidade de reconhecimento..:
"Regulamento do Registo Inicial - R.I.
Artigo 3º

Objectivos do Registo Inicial

1. O R.I., destina-se a fomentar o desenvolvimento das raças caninas, permitindo conservar a sua pureza até à admissão no Livro de Origens.
2. O R.I., por exame, destina-se essencialmente a fomentar o desenvolvimento das raças caninas portuguesas, bem como a promover e conservar a pureza dessas raças.

Artigo 4º

Admissão ao Registo Inicial por exame

A admissão ao R.I. por exame, é permitida aos cães de raças portuguesas:

a) Que se encontrem devidamente identificados;
b) Que, tendo sido examinados por dois juizes da raça, indicados pelo C.P.C., os julgue em condições de serem admitidos por apresentarem qualidades éténicas bem definidas;»

Se não apr4esenta as qualidades da raça como é que passou no art4ºb) ??

Só não entendo como é que deixam passar uma coisa assim. Se continuarmos a ignorar as qualidades das nossas raças desta maneira, não sei onde vamos parar. Em vez de lutarmos por conseguir divulgar as nossas raças em condiçoes deixamos um cão que não tem nada a ver com a raça subir ao pódio e nem fazemos nada. Tudo bem que o cão pode até ser bonito, mas nem que fosse o mais bonito dos caes, afinal de contas o que estava em jogo era a representaçao de uma raça, e não do cao mais giro no geral.

E ainda dizem que as exposiçoes servem para mostrar as raças no seu mais puro, e mostrar belos exemplares de cada raça. Isso mais me parece uma fantochada. Como é que apuram as raças, se participam exemplarem que nada tem a ver com elas nas exposiçoes???
Ainda por cima se +percebi bem isto acontece em muitos concurso... nao tinha essa ideia... fiquei mesmo desiludida.

De qualquer forma não sei porque ,mas não consegui ver a foto podias colocar outravez, pf??

beijinhos e desculpa estar tao desapontada... (parece que tb n conhecia esta realidade...)

Rute
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta nov 14, 2002 1:26 pm

Não sei se é só comigo, mas não consigo ver a foto. Se me puderem mostrar agradecia.
rutegabi
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 1:27 pm

Eu também não consigo... não aparece nada... só um X a vermelho
SeaLords
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 2:15 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:51 pm, editado 1 vez no total.
rutegabi
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 2:23 pm

Ah bem!! É que eu tinha percebido que o cao tinha vindo de espanha sido encontrado em faro e feito o RI no CPC. :oops: :oops:
E o que quer dizer OESs????
As pessoas que vão julgar deviam ser conmpetentes para faze-lo e não escolhidas à batatada!... :evil:
enfim...
Costumas ir lá fora com os teus caes a concursos???? Conta, conta!!!

Rute
SeaLords
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 2:41 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:52 pm, editado 1 vez no total.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta nov 14, 2002 2:50 pm

[quote=SeaLords]

Eu levei o meu cão ao Euro-OES em França (190 inscritos) e teve Exc. em Junior, e ao Euro-OES na Alemanha (e teve Exc. em Campeão). Para o ano é em Espanha e, se nada de estranho acontecer, lá estarei caída.

[/quote]

Olá SeaLords,

Parabéns pelo seu cão, deve ser um exemplar lindíssimo.
O Oscaar também obteve um Excelente em Júnior, mas foi na exposição de Lisboa. Ganhou o prémio da raça entre 15 Dogues Alemães.

Já agora, e não me leve a mal a pergunta, porque é que se referiu daquela forma ao Luís Pinto Teixeira? Ele julgou o Oscaar na 1ª vez que ele entrou, ainda em cachorro, e deu-lhe o prémio de melhor cachorro da raça. Pessoalmente não tenho razão de queixa.

Desculpe a minha pergunta, mas como ainda agora comecei nestas andanças, gostava de saber mais pormenores :roll: :roll: :roll:
rutegabi
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 2:53 pm

Não sabia que os OESs estavam em extinção... :( :( e porquê que dizes que é devido aos fundamentalistas dos direitos dos animais??? não percebo???
Ainda há pouco tempo vi nos anuncios dos classificados bobtails bebes absolutamente maravilhosos, estava la um com a macha só de um lado do corpo que ficava lindo!!! :) Estava agora a ver se encontrava o anuncio mas não vejo :( :oops: se vir digo-te a mando-te a morada para veres a fotografias!

beijinhos

Rute
rutegabi
Membro Veterano

quinta nov 14, 2002 2:57 pm

CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 14, 2002 3:06 pm

Boas,

Paquita : Resultados de outros portugueses lá presentes não faço ideia. Só sei mesmo os das raças Serra da Estrela e Rafeiro do Alentejo.

Paulo, se há algo a fazer, sinceramente não estou dentro do assunto e não sei quais são as medidas que podem ser accionadas. Sei que isto nao caiu bem dentro do mundo dos Serras, mas o que irá ser feito para impedir que isto volte a acontecer não faço ideia
Sealords e restantes
Todos sabemos, especialmente os frequentadores habituais de expos que "a coisa não anda boa" e mts são os factos, desde pequenos favores a grande ignorantes que não percebem nada das raças

O que se passou aqui, não se deve nada a favores, mas sim à pura ignorancia do juiz ! Uma juiz que não percebe corno de Serras. Reza a lenda , que vossa excelencia ja fez mts cães ch. , caes esses que nada tem a ver com Serras.

No entanto errar, e errar com tamanha indiscrição é supreendente e ridiculo para a canicultura !!

Bem sei que ela nunca deve ter visto uns Serras a sério (deve ter andando pelo lados nordicos e ingleses), mas entao, põe em causa a FCI, a organização deste europeu por atribuir raças a juizes que nada percebem ....

Daqui a dias temos é um novo campeão italiano ......

Enfim, como diz e bem a Sealords, vale mt mais ter o nosso cão examinado por um juiz que perceba da raça, do que andar a fazer campeões a torto e a direito lá fora, sem concorrencia nenhuma e com juizes q nada percebem da raça. E lá vamos aumentand a nossa lista de juizes ... já não basta os juizes portugueses, a julgar dentro de Portugal raçs portugueses por vezes (demasiada vezes) a não terem o cuidado que deviam, agora lá fora cometem-se isto .... Sinceramente, inda não percebo pq me espanto com isto

E lá vamos andando nesta verginha autentica ... Eu a pensar, qd soube quais os Serras que iam lá fora, que os de pelo curto finalmente iam ter o seu momento de fama ....... não podia estar mais enganada. Nos de pelo comprido, parece que já foi mais coerente, se bem que tenha se "enganado" nuns pontos fundamentais do estalão .....

Aqui ficam mais umas fotos do novo campeao europeu :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por CindelP em quinta nov 14, 2002 3:17 pm, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”