Manco outra vez...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça São Bernardo! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CostaLusa

CarolinaGuerra
Membro
Mensagens: 138
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

quinta jun 09, 2005 6:46 pm

Olá...

Não sei bem o que pensar... O Rafa tem voltado a mancar. E depois passa-lhe e fica fino. E depois volta a mancar... Acontece sairmos de casa e ele estar óptimo e depois já volta para casa a mancar. A veterinária já o viu (porque o veterinário saiu da ilha e creio que ainda não voltou) e receitou-lhe Romufen (anti-inflamatório). Outra vez!

O meu namorado é que o levou lá porque eu não estava na ilha na altura em que lhe deu outra "crise". Ele diz que o Rafa nem punha a pata no chão. Eu pedi-lhe que lhe falasse da displasia, ao que ela responde que "não, de maneira nenhuma, porque displasia é da anca e, portanto, nas patas traseiras"... Mas e a do cotovelo, pergunto eu... Não sou veterinária e como não percebo, não vou discutir com a senhora. Mas displasia também pode ser do cotovelo e é nas patas da frente, não é? Não creio que seja normal dar "maus jeitos" assim tão frequentemente... Ou será?

Alguém já passou pelo mesmo?

Obrigada...
expatriada
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta abr 28, 2005 5:43 pm

sábado jun 11, 2005 12:31 pm

Oi Carolina!

Olha, eu acho que vc deve fazer um rastreio da Displasia, antes previnir do que remediar. Eu não sei brem quais são os sintomas de Displasia, mas já ouvir falar em os cães mancarem sim...
De qualquer forma, faça um rastreio, mesmo que a medica não concorde.
Acho que é a melhor opção neste momento. Se displasia e for detectado cedo as probabilidades de cura são muito grandes.

Espero que fique tudo bem, com o seu cãozito.

Abraços,
SaoBernardo
Membro
Mensagens: 57
Registado: segunda jul 14, 2003 4:46 pm
Localização: São Bernardos ..... Muitos

domingo jun 12, 2005 4:53 pm

Olá Carolina,
O melhor conselho que lhe posso dar é ... não se preocupe.
Os São Bernardos, e especialmente aqueles que atingem alturas razoáveis têm por habito mancarem durante o crescimento. Hoje é da para da frente esquerda, amanhã da de trás direita. Este situação pode tornar-se bastante frequente durante o crescimento dos animais, e à medida que os mesmos deixam de crescer, as dores passam e o mancar desaparece.
Já tive veterinários que me aconselhavam a dar anti-inflamatórios sempre que os meus bichos mancavam, mas aquilo que descobri ao longo dos anos, é que não vale a pena sobrecarregar os bichos com anti inflamatórios, porque sem eles as dores e o mancar acabam por desaparecer naturalmente (como já disse dou sempre um regulador de cálcio).
E tão pouco se preocupe com a displasia, porue todos os meus cães que mancaram em cachorros, são hoje em adultos isentos de displasia.

O mancar é natural nesta raça gigante, por isso não se preocupe.

MA
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jun 12, 2005 5:19 pm

SaoBernardo Escreveu: O mancar é natural nesta raça gigante, por isso não se preocupe.

MA
:o :o :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
expatriada
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta abr 28, 2005 5:43 pm

domingo jun 12, 2005 8:02 pm

Cada um com a sua opinião...mas a verdade é que minha cadela nunca mancou e já tem 8 meses....
nicenice
Membro Veterano
Mensagens: 245
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Localização: Sansão (São Bernardo) Chico (melro)
Contacto:

segunda jun 13, 2005 1:14 pm

O meu cão também nunca mancou e tem agora um ano.
Era mais desequilibrado, andava sempre a cair quando era mais pequeno, depois passou-lhe.

Não tenho a experiência de quem tem ou teve vários SB ao longo da vida, mas custa-me a crer que seja normal um animal, grande ou pequeno, mancar. Penso que os devemos sempre levar ao veterinário para averiguar o que se passa.

SaoBernardo, o seu conselho até pode ser acertado, vindo de uma pessoa que tem ou teve muitos SB e tem experiência com a raça, mas por outro lado também pode levar a que os donos de SB com sinais de displasia simplesmente deixem de se preocupar. Será que é isso que quer? Eu acho que não Imagem.
SaoBernardo
Membro
Mensagens: 57
Registado: segunda jul 14, 2003 4:46 pm
Localização: São Bernardos ..... Muitos

terça jun 14, 2005 12:19 am

Bom parece que talvez não me tenha expressado da melhor maneira possível.
Quando digo que é normal que alguns jovens manquem durante a fase de crescimento, não quer dizer que todos manquem, pelo contrário. Acontece em alguns casos e especialmente nas linhas em que os animais tipicamente são maiores. Estas "dores de crescimento" são tão naturais como as existentes nos humanos, e que tão bem conhecemos. Já tive muitos SB que nunca coxearam, e alguns que de tempos a tempos coxeavam ligeiramente (e de linhas completamente diferentes e todos eles isentos de displasia), habitualmente até de membros diferentes, anteriores e posteriores.
Em qualquer dos casos, e como já disse em mais do que uma situação neste fórum, os animais devem ser sempre avaliados por um veterinário de qualidade, e preferencialmente especialista ou familiarizado com raças gigantes. O conselho que lhe dei, não dispensava de modo algum o acompanhamento veterinário, servia sim para minimizar a sua preocupação, pois descrevia uma situação que por tantas vezes passei, e felizmente sem problemas de maior.
Há que referir que sempre me bati para que fosse realizado o rastreio da displasia em todos os SB, e que a possibilidade de reprodução dos mesmos fosse condicionada pelo Clube Português de Canicultura (ou pelo clube de raça como acontece em alguns países) em função do resultado do exame de displasia (desde que realizado por uma entidade competente e de referência). Mais uma vez não penso é que se deva sujeitar um animal jovem e ainda não totalmente desenvolvido (preferencialmente e de acordo com o SBK eV, deverá ser realizada aos 18 meses), a um exame de displasia, e a uma consequente anestesia geral, sem uma explicita indicação veterinária.

MA
CarolinaGuerra
Membro
Mensagens: 138
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

terça jun 14, 2005 2:08 am

Obrigada pelas vossas ideias...

UPDATE: Fui ao veterinário (hoje consegui apanhar o senhor) e... Resultado: saí do consultório com mais uma caixa de Romefen (o tal anti-inflamatório)... A diferença é que desta vez é de 20mg porque o anterior era de 5mg. O senhor disse-me o mesmo que a sua colega: que displasia era atrás... "Mas e a do cotovelo?"... Abanou a cabeça. Enfim, está convencido que é uma "tendinite" (se não me engano no nome) e com uma dose intensiva de Romefen - diz que tem de ser porque já "é uma coisa antiga" - a situação vai estabilizar. Quem me era estar assim tão convencida... Queria ir buscar uma irmã ou um irmão do Rafa mas com a sombra da displasia a pairar, vou esperar...

Assim que sair da ilha, vou levar o Rafa comigo a uma clínica que tenha raio-x e coisas que tal... Até lá: Romefen. E vitaminas e cálcio também, quase me esquecia. Diz o senhor que é um bom suplemento.

P.S.- Eu sinto-me um bocadinho tonta. O senhor veterinário é que é o especialista, e eu acredito no que ele me diz porque creio que ele próprio acredita no que me está a dizer... Mas será que está correcto? Não estará ele a descurar outras possibilidades? É que de momento não tenho outra hipótese senão confiar, não tenho outra segunda opinião (senão as vossas ;) )... Tenho mesmo é de acreditar e pronto... Ou não?
Queen1
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça mar 29, 2005 8:47 am
Localização: Queen(São Bernardo)

terça jun 14, 2005 9:32 am

Olá Carolina.
Infelizmente parece que está numa situação complicada pois não tem a mínima hipótese de ter outra opinião. Por enquanto, a meu ver, o melhor que faz é confiar no veterinário e, quando tiver hipóteses de vir ao continente procurar um outro e expor-lhe a situação.
Agora....tem toda a razão quando diz que a displasia tanto afecta os membros posteriores como anteriores. (Diga isso ao seu veterinário pois parece que ele precisa de saber ;) ).
Julgo que ele (o veterinário), terá feito algum tipo de palpação no membro que manca não? Ele saberá se é ou não uma tendinite daí que, lhe recomendou o anti-inflamatório para diminuir a inflamação no pequeno.

O meu veterinário também diz que o mancar hoje de um membro...amanhã de outro....pode ser uma situação perfeitamente normal durante a fase de crescimento!! Digo isto porque, houve uns tempos que reparei que a Queen mancava do membro posterior esquerdo...e....passado uns tempos esse já não tinha nada e agora era o direito!! Fui ao veterinário e o que ele me disse foi o referido anteriormente.
No entanto, julgo que é sempre necessário a observação do animal por parte do veterinário independentemente de ser uma situação normal pois, existem casos que podem ser graves e têm que ser avaliados por um vet. Só eles poderão informar da gravidade ou não da situação!

Eu ando 100% alerta a todos os sinais de displasia que a Queen possa apresentar por conselho do vet., já que ela em tempos rastejou ao tentar levantar-se.

Carolina, também acho que não se deve preocupar em excesso até ter uma outra opinião. Cada caso é um caso e o seu pode realmente ser só uma tendinite.

Por falar em preocupação....no outro dia fui ao vet pois descobri que a Queen tinha um "quisto" na barriga!!! Sabem o que era??? O umbigo
:D :D :D

As melhoras para o Rafa.
Bernadinha
Membro
Mensagens: 106
Registado: sexta fev 25, 2005 12:15 pm
Localização: Estela (caniche), Leonardo (cocker), Inês (São Bernardo)

terça jun 14, 2005 5:47 pm

Olá,

quanto tempo terá de esperar para tirar a prova dos 9? E não pode falar com os donos da ninhada para saber se foram detectados alguns sinais parecidos?

QUEEN - a sério??? como se denota o umbigo? Eu nunca notei nada e agora estou muito curiosa...


Jocas e lambidelas
SaoBernardo
Membro
Mensagens: 57
Registado: segunda jul 14, 2003 4:46 pm
Localização: São Bernardos ..... Muitos

terça jun 14, 2005 5:51 pm

Carolina,
Infelizmente, e enquanto não for alterada a legislação em Portugal, sobre a reprodução dos cães em geral, e neste caso dos SB, para que a mesma tome em conta o grau de displasia dos progenitores, e só permita que cães com um determinado grau de displasia possam reproduzir, o conselho que lhe dou, quando tentar encontrar um irmão ou irmã para o seu Rafa, é que se informe junto do criador sobre os antecedentes de displasia dos progenitores, e que exija o certificado de displasia dos progenitores, preferencialmente um certificado de acordo com as normas da FCI.


MA
CarolinaGuerra
Membro
Mensagens: 138
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

terça jun 14, 2005 8:38 pm

Boas tardes!
Queen1 Escreveu: Julgo que ele (o veterinário), terá feito algum tipo de palpação no membro que manca não? Ele saberá se é ou não uma tendinite daí que, lhe recomendou o anti-inflamatório para diminuir a inflamação no pequeno.
Sim, ele fez a palpação da patinha, viu entre os dedinhos, e disse que não era problema dos ossos. Creio que ele queria dizer que não estava nada fracturado... Porque se não me engano, há coisas que escapam à palpação e que também tem a ver com o osso. Por exclusão de partes, ele diz que poderá ser uma tendinite ou outra inflamação de cujo nome não me lembro agora... Espero que daqui a duas semanas a patinha esteja curada. Foi o prazo estimado pelo vet...
Queen1 Escreveu: O meu veterinário também diz que o mancar hoje de um membro...amanhã de outro....pode ser uma situação perfeitamente normal durante a fase de crescimento!!
Mas o Rafa "queixa-se" sempre da mesma pata, a dianteira direita... "Sempre" é como quem diz... Hoje, por exemplo, já não manca tanto como ontem. ;) Ontem o mancar era tão pronunciado que quando caminhava abanava imenso a cabeça. Não tive coragem de levá-lo a passear a pé. Meti-o no carro e ele ia ora deitadinho, ora sentado a apanhar fresco na janela...
Queen1 Escreveu:Por falar em preocupação....no outro dia fui ao vet pois descobri que a Queen tinha um "quisto" na barriga!!! Sabem o que era??? O umbigo
:D :D :D
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Olá,

quanto tempo terá de esperar para tirar a prova dos 9? E não pode falar com os donos da ninhada para saber se foram detectados alguns sinais parecidos?


Não sei quando irei ao Continente mas vou para a Terceira daqui a um mês, mais ou menos. Lá há clínicas - mas clínicas mesmo - e creio que terão raio-x...

Conheço pessoalmente os pais do Rafa e muitos dos irmãos e são bastante saudáveis. Nenhum apresenta sinais de displasia, o que me tranquiliza um bocadinho...

P.S. -Dava-lhe os comprimidos com a ração mas hoje experimentei dá-los na mão. Tomou-os todos! :lol: E imagino que aquilo não saiba a camarão... Mas ele come-os como se fossem rebuçados... :lol:
SaoBernardo
Membro
Mensagens: 57
Registado: segunda jul 14, 2003 4:46 pm
Localização: São Bernardos ..... Muitos

terça jun 14, 2005 9:34 pm

Carolina,

Citando "Conheço pessoalmente os pais do Rafa e muitos dos irmãos e são bastante saudáveis. Nenhum apresenta sinais de displasia, o que me tranquiliza um bocadinho... "

O facto dos São Bernardos não apresentarem sintomatologia, não é de todo sinal da não presença da doença, e a prova disso é que existem alguns grandes campeões na história recente dos SB na Europa, que quando realizaram o exame de displasia, apresentavam grau D e mesmo E, e para serem campeões teriam, à partida, de apresentar um movimento excelente, correcto e fluente. É claro que na sua descendência, exitiram bastantes SB's com displasia, e muitos deles com problemas graves.
Para ficar mais descansada aconselho-a a que peça ao criador do Rafa, o exame de displasia dos pais, ou informação sobre o grau dos antepassados do raça, que serão um excelente indicador da possibilidade de transmissão hereditária da doença.
Recordo que a displasia não é única e exclusivamente hereditária, o meio especialmente na fase de crescimento ,nomeadamente o piso onde os animais se movimentam, a presença de escadas, inclinações grandes, etc, mas também o excesso de peso, são factores que poderão potenciar, ou mesmo gerar esta doença.

O site do Hospital Veterinário do Porto possui 2 excelentes artigos escritos pelo Dr. Mário Santos, sobre displasia da anca e displasia do cotovelo, que explicam, indiscutivelmente muito melhor do que eu, as particularidades destas doenças.

Displasia da Anca:
http://www.hospvetporto.pt/artigos/detalhe/38

Displasia do Cotovelo :
http://www.hospvetporto.pt/artigos/detalhe/39


MA
Queen1
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça mar 29, 2005 8:47 am
Localização: Queen(São Bernardo)

quinta jun 16, 2005 1:44 pm

Bernadinha,

O umbigo....era um pequeno "durãozinho" ou "quisto" que eu sentia na barriga da Queen quando lhe fazia festas. Era um caroço muito pequenino mas que eu sentia.

Talvez nunca tenha reparado pois, segundo o veterinário desaparece e em muitos casos nunca se notam.
CarolinaGuerra
Membro
Mensagens: 138
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

domingo jun 19, 2005 12:03 am

CarolinaGuerra Escreveu: Queria ir buscar uma irmã ou um irmão do Rafa mas com a sombra da displasia a pairar, vou esperar...
Lembram-se disto? Afinal não vou trazer a irmã do Rafa. Não por causa da displasia, mas porque já estive com a pessoa que me vendeu o Rafa. A cadela teve outra ninhada e ele não quis registar os cachorros... :o E vai vender as cadelas a 30 contos e os cães a 50... :o :o :o Ele pode fazer o que quiser, que os cães são dele, mas o queixo caíu-me logo ao chão. E depois queria impingir-me uma cadela quase completamente branca dizendo que era a mais bonita e tal... A opinião que tinha do senhor foi completamente alterada...

Quanto à patinha, o Rafa está um pouco melhor da pata. Não o tenho sujeito a grandes passeios nem grandes esticões para ver se ajudo... Mas ele quer é saltar e correr... Vou dando notícias...
Responder

Voltar para “São Bernardo”