Gato apavorado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sahid
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2005 3:25 pm

quarta jun 15, 2005 9:21 am

Boas a todos os amigos dos bichos. É a primeira vez que escrevo aqui, e também a primeira vez que tenho um gato em casa. Ontem recebi um lindo gato branco com 1 mês de existência. O bicho vinha de uma quinta...resultado...um saco de pulgas. Catei as pulgas todas, limpei-lhe as orelhas e os olhos, mas foi mais de uma hora com o gato a miar e a espernear. Como não tinha a certeza se já não tinha pulgas deixei-o fechado na cozinha com a luz do terraço acesa. Hoje de manhã, o meu marido acordo-me aflito. - "Não consigo encontrar o gato!". Quando fui á cozinha ouvia miar mas não o consegui ver. O desgraçado enfiou-se debaixo dos móveis da cozinha que são de encastrar. Desde as 7 da manhã que estou a tentar que ele saia e nada. Eu acho que depois da esfrega que levou ontem está cheio de medo. A minha esperança é que tenha mais fome que medo e resolva sair. Se souberem algum truque para o conseguir tirar...Bem hajam.
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quarta jun 15, 2005 9:42 am

Olá é normal que alguns gatos reagam assim.
Há cerca de 1 ano dei 1 da rua a um casal amigo e ele esteve cerca de 1 semana e meia refugiado debaixo dos móveis da cozinha.
Eles saiam para trabalhar de manhã e deixavam a comidinha e a areia, e quando regressavam á noite viam que apesar de ele estar escondido tinha comido e tina utilizado a areia.
Todos os dias perdiam um bocado de tempo a chama-lo, punham comida perto dos armários e nada.
Já estavam quase a desistir de o ter quando ele começou a vir ter com eles á sala a medo até que se tornou um gato meigo e sociável.
Técnica é ter paciência acho eu
Boa sorte
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta jun 15, 2005 10:28 am

Deixe comida, água e areia. Ele sairá quando não estiver ninguém à vista e acabará por perder o medo.
Falem sempre com ele em voz calma e baixa (doce).

Coloquem um desparasitante de ambiente na cozinha, não vá o gato ainda ter pulgas.
sahid
Membro Júnior

quarta jun 15, 2005 1:12 pm

Olá outra vez. Bem hajam pelos v/ conselhos. Quando fui almoçar tentei tirá-lo do esconderijo e consegui. Acho que já sei por que não queria sair. Ontem tinha a máq. a lavar a loiça e por de trás devia estar muito quente. Acho que não saíu por que deve ter apanhado um escaldão e não queria passar pela máq. outravez. Agora já saíu, já usou a caixa mas não quer comer. Acho que é ainda muito pequeno, se bem me parece não tem ainda 1 mês. Acho que vou levá-lo ao veterinário.

Mais uma vez bem haja e saudações albicastrenses.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 16, 2005 7:37 pm

ladyxzeus Escreveu: Coloquem um desparasitante de ambiente na cozinha, não vá o gato ainda ter pulgas.
Num ambiente fechado, lady...? :roll: :o

Nunca se devem usar ambientadores sejam eles quais forem, na presença de animais que se encontrem em recintos fechados 8)

sahid,

Se o gatinho é muito jovem, claro que ainda não come ração seca. Dê-lhe ração para gatos bebés que se vende nas clínicas veterinárias ou lojas da especialidade e demolhe a ração por uns minutos antes de lha dar.

Bos sorte,

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quinta jun 16, 2005 8:52 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jun 16, 2005 7:45 pm

O gatinho nao parava de espernear porque estava cheio de fome de certeza! :( se é assim muito pequenino são precisos cuidados extras com ele ! ese ainda nao deve ter um mes ainda deve mamar e nao comer !
Mas tente dar-lhe [size=10]ROYAL CANIN[/size] baby cat pois as bolinhas sao muito pequeninas e molhe-as e experimemte însistir para que ele coma!
Boa sorte se o levar ao vet ele explica-lhe muito melhor como cuidar dele!
zuca_05
Membro Veterano

quinta jun 16, 2005 7:45 pm

O gatinho nao parava de espernear porque estava cheio de fome de certeza! :( se é assim muito pequenino são precisos cuidados extras com ele ! ese ainda nao deve ter um mes ainda deve mamar e nao comer !
Mas tente dar-lhe [size=10]ROYAL CANIN[/size] baby cat pois as bolinhas sao muito pequeninas e molhe-as e experimemte însistir para que ele coma!
zuca_05
Membro Veterano

quinta jun 16, 2005 7:46 pm

uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jun 16, 2005 11:37 pm

O seu gatinho se tem um mês, tem que ter cuidado para ver se já come bem,... é essencial.
Há vários tópicos aqui que falam disso na primeira e segunada página, no entanto colocoaqui este que já lhe dará uma ajuda, pelo menos o suficiente para o gatinho ter os cuidados necessários,...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=25246
sahid
Membro Júnior

sexta jun 17, 2005 8:42 am

Olá a todos e bem haja pelos vossos comentários.
O "Xico" já foi ao vet e está de excelente saúde. Em relação às pulgas, o vet não encontrou qualquer vestígio, o que já não é mau. Também já come bem, embora não queira ainda ração seca. Já não se esconde e já vem para justo de nós quando o chamamos. Como vêm, o Xico está fixe.
Para a próxima<semana leva a primeira vacina.
Beijinhos e saudações albicastrenses. :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”