O peso é medido com um aparelho que transforma a força/pressão em Kilogramas. o cão ao morder (exerce pressão nesse aparelho) e aí é feita a medição.
Imagine o seu braço preso numa prensa e alguém vai fechando essa prensa até que ela esteja a exercer uma pressão no seu braço equivalente ao peso de 60kg.
Ou então outro exemplo, têm o seu braço em cima de uma mesa e cai-lhe em cima um objecto com 57/60kg de peso está a imaginar o estrago nos ossos?, é que neste caso julgo até que não é necessário o objecto ter este peso, depende da altura a que ele cai.
armas de assalto
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Pelos dados a que tive acesso... de um estudo da universidade da Florida, seriam Kg/cm2... se nalguns animais como o crocodilo foi possível utilizar apraelhos de medida (quando morde o crocodilo usa sempre a força total) noutros foi por extrapolação de factores morfológicos... como foi no caso dos mamíferos (homem incluido)...Nocturnus Escreveu: Quando se fala em força da mandibula de 60 kg (ou 57) falamos de quê exactamente? Kg/cm2? A força necessária para obrigar o cão a abrir a mandíbula? É que sinceramente nunca consegui perceber muito bem como se mede a pressão em kg...![]()
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Estou mais esclarecido, ainda que não tenha percebido muito bem como determinaram a superfície de contacto (os cm2), para dividirem os Kg pela área...
Se usaram um sensor rígido, é óvio que a superfície de contacto é muito menor, porque o material não se adapta à mandibula do cão, reduzindo (drasticamente) a superfície de contato, o que levará a que a pressão exercida seja muito maior.
Se usaram um material deformável, a mesma força (em Kg) será dividida por uma área muito maior e portanto a pressão exercida (Kg/cm2) será muito menor.
Está um pouco confuso, mas espero que tenham entendido as minhas duvidas...
Se usaram um sensor rígido, é óvio que a superfície de contacto é muito menor, porque o material não se adapta à mandibula do cão, reduzindo (drasticamente) a superfície de contato, o que levará a que a pressão exercida seja muito maior.
Se usaram um material deformável, a mesma força (em Kg) será dividida por uma área muito maior e portanto a pressão exercida (Kg/cm2) será muito menor.
Está um pouco confuso, mas espero que tenham entendido as minhas duvidas...
Última edição por Nocturnus em quinta jun 16, 2005 11:02 am, editado 3 vezes no total.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois... eu confesso que a matemática da coisa também me ultrapassa um bocadinho... mas e se me recordo bem a tabela era assim:Nocturnus Escreveu: Estou mais esclarecido, ainda que não tenha percebido muito bem como determinaram a superfície de contacto (os cm2), para dividirem os Kg pela área... se forem apenas os caninos, é uma coisa... se for a dentição completa (o que só acontece se a medição fôr efectuada com a mandibula completamente fechada) é outra, totalmente diferente...
Crocodilo - perto da tonelada
Hiena - cerca de 500kg
Leão - cerca de 450kg
Tubarão - 300 e tal
Homem - por volta dos 70kg
Cão - 57kg
Tenho os números correctos em casa... logo à noite coloco-os
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Alguns números são surpreendentes - pelo menos a hierarquia.casadiscaes Escreveu: Pois... eu confesso que a matemática da coisa também me ultrapassa um bocadinho... mas e se me recordo bem a tabela era assim:
Crocodilo - perto da tonelada
Hiena - cerca de 500kg
Leão - cerca de 450kg
Tubarão - 300 e tal
Homem - por volta dos 70kg
Cão - 57kg
Tenho os números correctos em casa... logo à noite coloco-os
Se puderes postar mais alguns dados (como chegaram aos números, por ex.) agradecia.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu não acho... o que fazemos é menos dano devido à configuração da dentição... de resto somos animais bem mais potentes em média que qualquer cão... apesar de sermos de tracção às duaspuroacaso Escreveu: Nao tenho dados para poder discutir, mas acho estranho um homem ter mais poder de "dentada" que um cao...

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>