Meus amigos,
Deram-me um Yorkshire Terrier com 1 mês. As duvidas são muitas, mas para já gostaria de contar com as vossas experiências pessoais no ensino dos cães a fazerem as suas necessidades em local adequado dentro de casa.
Já naveguei neste site onde encontro muita informação preciosa, mas pouco precisa sobre o tema, não havendo nada como experiências práticas.
Fico agradecido.
Fazer as necessidades em casa
Moderador: mcerqueira
-
Rainbow
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Em primeiro lugar com apenas 1 mês ainda devia estar junto da mãe.
Ele já come e bebe sozinho? Já está habituado a ração?
Como deve calcular, vai ter que ter muita paciência com o canito. Ele ainda é muito pequenino, e se o quer habituar a fazer na rua vai ter de o levar muitas vezes ao dia, especialmente depois das refeições, e de dormir.
Elogie-o quando fizer na rua, e repreenda-o quando ele fizer no local errado.
Mas atenção, nada de esfregar o focinho na sujidade.. Um não bem forte faz milgres, e leve-o ao sitio que pretende que ele faça.
Como deve calcular, vai ter que ter muita paciência com o canito. Ele ainda é muito pequenino, e se o quer habituar a fazer na rua vai ter de o levar muitas vezes ao dia, especialmente depois das refeições, e de dormir.
Mas atenção, nada de esfregar o focinho na sujidade.. Um não bem forte faz milgres, e leve-o ao sitio que pretende que ele faça.
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
MariaSofia
- Membro
- Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am
Boa tarde
Também tenho um york e habituei-o a fazer as necessidades na marquise, começei por dar-lhe um biscoito cada vez que ele fazia no sitio certo e deu resultado, o problema foi quando foi de lua de mel e tive que o deixar com a minha sogra (por norma os avós dão muitos mimos aos "netos" e neste caso não é excepção) agora faz onde lhe apetece e ainda não o consegui habituar novamente a fazer na marquise.
Também tenho um york e habituei-o a fazer as necessidades na marquise, começei por dar-lhe um biscoito cada vez que ele fazia no sitio certo e deu resultado, o problema foi quando foi de lua de mel e tive que o deixar com a minha sogra (por norma os avós dão muitos mimos aos "netos" e neste caso não é excepção) agora faz onde lhe apetece e ainda não o consegui habituar novamente a fazer na marquise.
-
vitor_neto
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am
Boas,
Terá que ter é muita, muita paciência, e ter o balde de água e a esfregona sempre a mão!
Boa sorte!
Não vai encontrar nenhuma informação "precisa" sobre este tema porque realmente esta não existe, cada caso é um caso!carlosms Escreveu: Já naveguei neste site onde encontro muita informação preciosa, mas pouco precisa sobre o tema, não havendo nada como experiências práticas.
Terá que ter é muita, muita paciência, e ter o balde de água e a esfregona sempre a mão!
Boa sorte!
[quote=Rainbow]
[/quote]
Carlos Santos
[/quote]
Carlos Santos
Olá,
Não esquecer que com um mês deve beber ainda leite de substituição para cachorrinhos. Está quase na altura da primovacinação também. E com 1 mês, o melhor mesmo é ter o jornal por onde ele anda, porque ainda não se controla e dificilmente percebe que é lá que tem de fazer as necessidades. E cuidado com as idas à rua, sempre ao colo, até pelo menos ter as primeiras vacinas. Boa sorte
Não esquecer que com um mês deve beber ainda leite de substituição para cachorrinhos. Está quase na altura da primovacinação também. E com 1 mês, o melhor mesmo é ter o jornal por onde ele anda, porque ainda não se controla e dificilmente percebe que é lá que tem de fazer as necessidades. E cuidado com as idas à rua, sempre ao colo, até pelo menos ter as primeiras vacinas. Boa sorte
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
Rainbow
- Membro Veterano
Com esta parte não concordo, mas são opiniões. Se habituarem os cães a fazer no jornal até terem o plano de vacinação completo, depois vão ter uma tarefa bastante complicada para o ensinar a fazer na rua...LuMaria Escreveu: E cuidado com as idas à rua, sempre ao colo, até pelo menos ter as primeiras vacinas. Boa sorte![]()
No meu caso comecei a levar o Rugas à rua desde o inicio, aqui em locais perto de casa, sem grandes "riscos", apenas evitei levá-lo para outros sitios mais movimentados.
Posso dizer-lhe que aos 5 meses já não fazia nada dentro de casa, e agora não faz nada nunca, nem mesmo quando esteve doente que até tinha "desculpa".
Mas o carlosms é que sabe o que é melhor para o seu cão, e como pretende educá-lo.
Eu não disse a vacinação completa, disse as primeiras vacinas, ou a primeira dose, só nesta fase o cachorrinho está minimamente protegido e antes dos dois meses as primeiras vacinas estão completas, tempo mais que apropriado para ir à rua sem grande perigo de apanhar esgana ou parvovirose. Mas realmente, cada um faz o que achar melhor, eu dispenso mais esgana na minha vida, não é uma doença bonita de se ver nem de se tratar e as sequelas ficam para toda a vida.LuMaria Escreveu: E cuidado com as idas à rua, sempre ao colo, até pelo menos ter as primeiras vacinas. Boa sorte![]()
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
carlosms,
posso perguntar-lhe porque é que tem um cão com 1 mês ?
Sabe que isso não é bom para ele, nem para si ?
Há muita coisa que um canito aprende com a mãe e os irmãos.
Para já, aprende que é cão (aprende as regras da hierárquia canina, aprende a fazer xixi levantando a pena, aprende a "lutar" brincando, aprende a dar-se com outros cães, etc...)
É uma das causas de problemas de sociabilização é o cachorro ser retirado à mãe cedo demais.
E depois ser isolado de todo o contacto canino até ao fim da primo vacinação.
Aconselho-o a deixar o canito dar-se com outros cães desde já.
Tomando o cuidado de saber se os outros estão vacinados (cães conhecidos, portanto).
Leve-o à rua, evitando sítios sujos (por exemplo, onde outros cães fazem as suas necessidades) e contactos com cães desconhecidos.
A melhor pessoa para o aconselhar quanto à alimentação é o seu vet.
Já o levou ao vet ?
Olha que muitos cães morrem com poucas semanas de vida porque vêm contaminados do criador (por exemplo, com parvovirose).
De resto sempre esfregona à mão e muita paciência.
Você, quando era bébé, também fazia em qualquer lado e em qualquer altura...
Seguindo o processo de recompensa e de zanga, em breve o seu canito vai ao lugar...
Muito boa sorte com ele.
posso perguntar-lhe porque é que tem um cão com 1 mês ?
Sabe que isso não é bom para ele, nem para si ?
Há muita coisa que um canito aprende com a mãe e os irmãos.
Para já, aprende que é cão (aprende as regras da hierárquia canina, aprende a fazer xixi levantando a pena, aprende a "lutar" brincando, aprende a dar-se com outros cães, etc...)
É uma das causas de problemas de sociabilização é o cachorro ser retirado à mãe cedo demais.
E depois ser isolado de todo o contacto canino até ao fim da primo vacinação.
Aconselho-o a deixar o canito dar-se com outros cães desde já.
Tomando o cuidado de saber se os outros estão vacinados (cães conhecidos, portanto).
Leve-o à rua, evitando sítios sujos (por exemplo, onde outros cães fazem as suas necessidades) e contactos com cães desconhecidos.
A melhor pessoa para o aconselhar quanto à alimentação é o seu vet.
Já o levou ao vet ?
Olha que muitos cães morrem com poucas semanas de vida porque vêm contaminados do criador (por exemplo, com parvovirose).
De resto sempre esfregona à mão e muita paciência.
Você, quando era bébé, também fazia em qualquer lado e em qualquer altura...
Seguindo o processo de recompensa e de zanga, em breve o seu canito vai ao lugar...
Muito boa sorte com ele.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Olá Ana,
Obrigado pelas suas palavras.
Tenho o cachorro com 1 mês porque simplesmente o trouxeram do Alentejo com o intuito de me fazerem uma surpresa. Sinceramente não sei porque é que foi desmamado tão cedo. Algo me diz que terá acontecido qualquer imprevisto, mas não querem dizer.
Agora digo-lhe que está muito bem, come e bebe sózinho, está aparentemente feliz.
Chegou ontem, hoje falámos com um vet que nos mandou lá às 6 semanas para ser desparasitado e levar as vacinas. Até lá, só se notarmos algo de errado nele.
Curioso que confirmou que se já está a comer bem o granulado (Royal Canin junior)- 25-30g/dia não precisa do Leite.
Obrigado pela participação de todos e continuo atento às v/experiências.
Carlos Santos
Obrigado pelas suas palavras.
Tenho o cachorro com 1 mês porque simplesmente o trouxeram do Alentejo com o intuito de me fazerem uma surpresa. Sinceramente não sei porque é que foi desmamado tão cedo. Algo me diz que terá acontecido qualquer imprevisto, mas não querem dizer.
Agora digo-lhe que está muito bem, come e bebe sózinho, está aparentemente feliz.
Chegou ontem, hoje falámos com um vet que nos mandou lá às 6 semanas para ser desparasitado e levar as vacinas. Até lá, só se notarmos algo de errado nele.
Curioso que confirmou que se já está a comer bem o granulado (Royal Canin junior)- 25-30g/dia não precisa do Leite.
Obrigado pela participação de todos e continuo atento às v/experiências.
Carlos Santos
-
PJFS
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am
Boas, a melhor altura para se ter um cão é nas férias, como estas estão quase a chegar, aproveite e ensine ao seu cão onde fazer as necessidades, a minha cadela veio para casa em fins de julho e foram 2 semanas até aprender que o xixi e cócó era na rua, tem é de estar atento e sempre que ele fizer onde não deve dizer um NÃO forte um puxãozito no cachaço e já está, passado uns tempos ele começa-se a apreceber.
Já agora leve-o a passear à rua uns 5 min depois de ele comer ou logo que acabe de comer para criar uma rotina.
Abraço e boa sorte
Já agora leve-o a passear à rua uns 5 min depois de ele comer ou logo que acabe de comer para criar uma rotina.
Abraço e boa sorte
Apenas para informar, que a NIKI está muito bem, come (ração seca) e bebe (água) cada vez melhor e o crescimento é diário.
Faz as necessidades quase sempre no jornal que está junto à sua alcofa, a maior parte das vezes por sua própria iniciativa. Isto tudo com 5 semanas. É espantoso.
De noite, apenas ontem pôs-se a "gemer" junto à porta da cozinha, onde tem a sua "casa", às 4h da madrugada. Demos-lhe um pouco de atenção (5/10 minutos) e ficou novamente a dormir. depois só acorda por volta das 7,30.
Para a semana vai ao vet para desparasitar e 1ªs vacinas.
Saudações Caninas
Carlos Santos D
Faz as necessidades quase sempre no jornal que está junto à sua alcofa, a maior parte das vezes por sua própria iniciativa. Isto tudo com 5 semanas. É espantoso.
De noite, apenas ontem pôs-se a "gemer" junto à porta da cozinha, onde tem a sua "casa", às 4h da madrugada. Demos-lhe um pouco de atenção (5/10 minutos) e ficou novamente a dormir. depois só acorda por volta das 7,30.
Saudações Caninas
Carlos Santos D
-
Rainbow
- Membro Veterano
Ainda bem!carlosms Escreveu: Apenas para informar, que a NIKI está muito bem, come (ração seca) e bebe (água) cada vez melhor e o crescimento é diário.
Saudações Caninas
Carlos Santos D
Felicidades com a cachorra!