Fazer as necessidades em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlosms
Membro
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm

segunda jun 20, 2005 4:41 pm

Meus amigos,
Deram-me um Yorkshire Terrier com 1 mês. As duvidas são muitas, mas para já gostaria de contar com as vossas experiências pessoais no ensino dos cães a fazerem as suas necessidades em local adequado dentro de casa.
Já naveguei neste site onde encontro muita informação preciosa, mas pouco precisa sobre o tema, não havendo nada como experiências práticas.
Fico agradecido.
Última edição por carlosms em terça jun 21, 2005 7:12 pm, editado 2 vezes no total.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda jun 20, 2005 4:47 pm

Em primeiro lugar com apenas 1 mês ainda devia estar junto da mãe.
Ele já come e bebe sozinho? Já está habituado a ração?

Como deve calcular, vai ter que ter muita paciência com o canito. Ele ainda é muito pequenino, e se o quer habituar a fazer na rua vai ter de o levar muitas vezes ao dia, especialmente depois das refeições, e de dormir.

Elogie-o quando fizer na rua, e repreenda-o quando ele fizer no local errado.
Mas atenção, nada de esfregar o focinho na sujidade.. Um não bem forte faz milgres, e leve-o ao sitio que pretende que ele faça.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
MariaSofia
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am

segunda jun 20, 2005 4:48 pm

Boa tarde
Também tenho um york e habituei-o a fazer as necessidades na marquise, começei por dar-lhe um biscoito cada vez que ele fazia no sitio certo e deu resultado, o problema foi quando foi de lua de mel e tive que o deixar com a minha sogra (por norma os avós dão muitos mimos aos "netos" e neste caso não é excepção) agora faz onde lhe apetece e ainda não o consegui habituar novamente a fazer na marquise.
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

segunda jun 20, 2005 5:08 pm

Boas,
carlosms Escreveu: Já naveguei neste site onde encontro muita informação preciosa, mas pouco precisa sobre o tema, não havendo nada como experiências práticas.
Não vai encontrar nenhuma informação "precisa" sobre este tema porque realmente esta não existe, cada caso é um caso! :?

Terá que ter é muita, muita paciência, e ter o balde de água e a esfregona sempre a mão! ;)

Boa sorte!
carlosms
Membro

segunda jun 20, 2005 5:12 pm

[quote=Rainbow]
Em primeiro lugar com apenas 1 mês ainda devia estar junto da mãe.
Ele já come e bebe sozinho? Já está habituado a ração?

Como deve calcular, vai ter que ter muita paciência com o canito. Ele ainda é muito pequenino, e se o quer habituar a fazer na rua vai ter de o levar muitas vezes ao dia, especialmente depois das refeições, e de dormir.

Elogie-o quando fizer na rua, e repreenda-o quando ele fizer no local errado.
Mas atenção, nada de esfregar o focinho na sujidade.. Um não bem forte faz milgres, e leve-o ao sitio que pretende que ele faça.
[/quote]

Na sequência da minha ida a uma loja especializada, começou ontem a comer ração... e gostou. Para já o que verificamos é que mal sai da alcofa faz logo a sua necessidade, é só pôr a pata de fora.
Paciência não nos faltará porque adoramos animais.
obrigado pela ajuda.
Carlos Santos
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 20, 2005 5:17 pm

Olá,

Não esquecer que com um mês deve beber ainda leite de substituição para cachorrinhos. Está quase na altura da primovacinação também. E com 1 mês, o melhor mesmo é ter o jornal por onde ele anda, porque ainda não se controla e dificilmente percebe que é lá que tem de fazer as necessidades. E cuidado com as idas à rua, sempre ao colo, até pelo menos ter as primeiras vacinas. Boa sorte ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Rainbow
Membro Veterano

segunda jun 20, 2005 6:05 pm

LuMaria Escreveu: E cuidado com as idas à rua, sempre ao colo, até pelo menos ter as primeiras vacinas. Boa sorte ;)
Com esta parte não concordo, mas são opiniões. Se habituarem os cães a fazer no jornal até terem o plano de vacinação completo, depois vão ter uma tarefa bastante complicada para o ensinar a fazer na rua... :roll: Isto para não falar na sociabilização do cachorro...

No meu caso comecei a levar o Rugas à rua desde o inicio, aqui em locais perto de casa, sem grandes "riscos", apenas evitei levá-lo para outros sitios mais movimentados.
Posso dizer-lhe que aos 5 meses já não fazia nada dentro de casa, e agora não faz nada nunca, nem mesmo quando esteve doente que até tinha "desculpa".

Mas o carlosms é que sabe o que é melhor para o seu cão, e como pretende educá-lo. ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 20, 2005 6:43 pm

LuMaria Escreveu: E cuidado com as idas à rua, sempre ao colo, até pelo menos ter as primeiras vacinas. Boa sorte ;)
Eu não disse a vacinação completa, disse as primeiras vacinas, ou a primeira dose, só nesta fase o cachorrinho está minimamente protegido e antes dos dois meses as primeiras vacinas estão completas, tempo mais que apropriado para ir à rua sem grande perigo de apanhar esgana ou parvovirose. Mas realmente, cada um faz o que achar melhor, eu dispenso mais esgana na minha vida, não é uma doença bonita de se ver nem de se tratar e as sequelas ficam para toda a vida.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jun 20, 2005 6:46 pm

carlosms,

posso perguntar-lhe porque é que tem um cão com 1 mês ?
Sabe que isso não é bom para ele, nem para si ?

Há muita coisa que um canito aprende com a mãe e os irmãos.
Para já, aprende que é cão (aprende as regras da hierárquia canina, aprende a fazer xixi levantando a pena, aprende a "lutar" brincando, aprende a dar-se com outros cães, etc...)

É uma das causas de problemas de sociabilização é o cachorro ser retirado à mãe cedo demais.
E depois ser isolado de todo o contacto canino até ao fim da primo vacinação.

Aconselho-o a deixar o canito dar-se com outros cães desde já.
Tomando o cuidado de saber se os outros estão vacinados (cães conhecidos, portanto).

Leve-o à rua, evitando sítios sujos (por exemplo, onde outros cães fazem as suas necessidades) e contactos com cães desconhecidos.

A melhor pessoa para o aconselhar quanto à alimentação é o seu vet.

Já o levou ao vet ?
Olha que muitos cães morrem com poucas semanas de vida porque vêm contaminados do criador (por exemplo, com parvovirose).

De resto sempre esfregona à mão e muita paciência.
Você, quando era bébé, também fazia em qualquer lado e em qualquer altura...

Seguindo o processo de recompensa e de zanga, em breve o seu canito vai ao lugar...

Muito boa sorte com ele.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
carlosms
Membro

segunda jun 20, 2005 9:07 pm

Olá Ana,
Obrigado pelas suas palavras.
Tenho o cachorro com 1 mês porque simplesmente o trouxeram do Alentejo com o intuito de me fazerem uma surpresa. Sinceramente não sei porque é que foi desmamado tão cedo. Algo me diz que terá acontecido qualquer imprevisto, mas não querem dizer.
Agora digo-lhe que está muito bem, come e bebe sózinho, está aparentemente feliz.
Chegou ontem, hoje falámos com um vet que nos mandou lá às 6 semanas para ser desparasitado e levar as vacinas. Até lá, só se notarmos algo de errado nele.
Curioso que confirmou que se já está a comer bem o granulado (Royal Canin junior)- 25-30g/dia não precisa do Leite.
Obrigado pela participação de todos e continuo atento às v/experiências.
Carlos Santos
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

terça jun 21, 2005 8:18 am

Boas, a melhor altura para se ter um cão é nas férias, como estas estão quase a chegar, aproveite e ensine ao seu cão onde fazer as necessidades, a minha cadela veio para casa em fins de julho e foram 2 semanas até aprender que o xixi e cócó era na rua, tem é de estar atento e sempre que ele fizer onde não deve dizer um NÃO forte um puxãozito no cachaço e já está, passado uns tempos ele começa-se a apreceber.
Já agora leve-o a passear à rua uns 5 min depois de ele comer ou logo que acabe de comer para criar uma rotina.
Abraço e boa sorte
carlosms
Membro

quinta jun 23, 2005 9:29 pm

Apenas para informar, que a NIKI está muito bem, come (ração seca) e bebe (água) cada vez melhor e o crescimento é diário.
Faz as necessidades quase sempre no jornal que está junto à sua alcofa, a maior parte das vezes por sua própria iniciativa. Isto tudo com 5 semanas. É espantoso.
De noite, apenas ontem pôs-se a "gemer" junto à porta da cozinha, onde tem a sua "casa", às 4h da madrugada. Demos-lhe um pouco de atenção (5/10 minutos) e ficou novamente a dormir. depois só acorda por volta das 7,30.
Para a semana vai ao vet para desparasitar e 1ªs vacinas.
Saudações Caninas
Carlos Santos D
Rainbow
Membro Veterano

quinta jun 23, 2005 10:00 pm

carlosms Escreveu: Apenas para informar, que a NIKI está muito bem, come (ração seca) e bebe (água) cada vez melhor e o crescimento é diário.
Faz as necessidades quase sempre no jornal que está junto à sua alcofa, a maior parte das vezes por sua própria iniciativa. Isto tudo com 5 semanas. É espantoso.
De noite, apenas ontem pôs-se a "gemer" junto à porta da cozinha, onde tem a sua "casa", às 4h da madrugada. Demos-lhe um pouco de atenção (5/10 minutos) e ficou novamente a dormir. depois só acorda por volta das 7,30.
Para a semana vai ao vet para desparasitar e 1ªs vacinas.
Saudações Caninas
Carlos Santos D
Ainda bem! ;)

Felicidades com a cachorra!
Responder

Voltar para “Cães”