Um gato castrado "marca território"?
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: sexta mar 14, 2003 11:34 pm
- Contacto:
Tenho um gato com 2 anos. Mandei-o castrar aos 7 meses por sugestão da veterinária para que não "marcasse" território. No entanto ele escolhe pontos estratégicos da casa (normalmente os cantos dos tapetes) e faz xixi aí. O caixote dele é limpo todos os dias por isso não é por não ter onde fazer. Estou a desesperar com estas "partidas" que me prega.
-
- Membro
- Registado: quinta nov 20, 2003 2:42 am
Se está castrado não devia marcar território.
Mas é a primeira vez que faz isso?
Pode não ser marcação de território, já pensou falar com o vet e depois levá-lo lá?
Já pensou se nos últimos tempos aconteceu algo que alterasse o estado de espírito do gatinho? Não andará stressado?
Boa sorte
Mas é a primeira vez que faz isso?
Pode não ser marcação de território, já pensou falar com o vet e depois levá-lo lá?
Já pensou se nos últimos tempos aconteceu algo que alterasse o estado de espírito do gatinho? Não andará stressado?
Boa sorte
Enquanto não descobre o que se passa na cabeça maluca do seu gato, vá pondo vinagre nos sitios onde faz xixi. Não mancha, passado um pouco já não sentimos o cheiro e ele não volta a fazer xixi na zona. Convem ir fazendo pequenos testes, ele pode não gostar do sitio onde colocou o caixote, pode não apreciar o litter que lhe coloca, e, convém sempre agarrá-lo e colocá-lo dentro do caixote cada vez que o apanha em flagrante delito. Um conselho, não adianta bater, ele não vai perceber nada. 

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Contacto:
Não... não é a primeira vez que faz... Quando nos ausentamos num fim de semana por ex e pedimos a alguem que venha cá diariamente dar-lhe agua e comida é costume "ter uma prenda envenenada" de xixi na entrada.. Mas aí embora não ache piada entendo que seja uma "demonstração de desagrado" por ficar só. A questão é que agora fá-lo mesmo esrando nós em casa e já não se limita à entrada [/img]
. Vou falar com o vet. Obrigado pelas respostas.

Ola!
Infelizmente o meu Polly tb tem essa mania e eu ao fim de 2 ano tb ainda n percebi o porquê. As vezes até faz à porta do litter q ate esta limpo, faz na suas proprias almofadas de dormir...
Chego à conclusão q as x dá-lhe a preguiça...
N haverá gatos um tanto porquinhos? Ou a castração está mal feita???
É q no meu caso n me parece marcação de territorio.... apetece-lhe!
Este fds apanhei-o a tentar fazer na propria manta de dormir, chamei-o a atenção e ele foi direito ao litter!!
Nicas
Infelizmente o meu Polly tb tem essa mania e eu ao fim de 2 ano tb ainda n percebi o porquê. As vezes até faz à porta do litter q ate esta limpo, faz na suas proprias almofadas de dormir...

Chego à conclusão q as x dá-lhe a preguiça...

N haverá gatos um tanto porquinhos? Ou a castração está mal feita???
É q no meu caso n me parece marcação de territorio.... apetece-lhe!
Este fds apanhei-o a tentar fazer na propria manta de dormir, chamei-o a atenção e ele foi direito ao litter!!

Nicas
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Há varios factores a ter em conta, como p.e., poderem ser transtornos comportamentais, alterações de ambiente, carências afectivas ou até em alguns casos ser originado por algum disturbio renal...
Fale com o seu vet e vá vigiando o gato...
Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
olá
eu espero não estar enganada mas o me que disseram é assim:
um gato inteiro que marca o território PODE OU NAO deixar de o fazer apos a castração!
portanto apesar de castrado infelizmente não há garantias de que não o voltem a fazer!
por isso é que se costumam castrar cedo...para não terem maus habitos eh eh
mas com um pouco de sorte ele vai perder esse habito de gato "machão",
é preciso é ter paciencia e um bom desodorizante
eu espero não estar enganada mas o me que disseram é assim:
um gato inteiro que marca o território PODE OU NAO deixar de o fazer apos a castração!
portanto apesar de castrado infelizmente não há garantias de que não o voltem a fazer!
é preciso é ter paciencia e um bom desodorizante

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Sim, é assim... só que não é generalizado... e a "demarcação" de um gato castrado ao fim de meses, já não é a verdadeira demarcação ("spray" com um cheiro intenso...) mas sim um acto a simular uma demarcação...que não é mais que urina.martynha2 Escreveu: olá
eu espero não estar enganada mas o me que disseram é assim
é preciso é ter paciencia e um bom desodorizante (
De qualquer forma, no caso do gato do tópico...podem haver factores a ponderar...
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Contacto:
Sim de facto aconteceram algumas alterações cá em casa nos últimos tempos porque temos um bebé de 7 meses... mas o elvis continua o mesmo gato brincalhão que à minima festa se deita e ronrona... continua a jogar a apanhada com o dono e qualquer coisa caida ao chão dá um jogo de bola... Ate se aproxima do bebé (quando ele não tá a chorar)e já o deixou fazer-lhe festas. Se ele nunca tivesse tido este comportamento antes eu diria que era de ter o bebé cá, mas a verdade é que embora não de um modo tão frequente como agora ele já tinha o hábito de fazer xixi onde não devia...leonildecarvalho: "Há varios factores a ter em conta, como p.e., poderem ser transtornos comportamentais, alterações de ambiente, carências afectivas ou até em alguns casos ser originado por algum disturbio renal...
Leo"
Acho que ele nunca chegou a "marcar território" antes da castração porque tinha 7 meses quando a fez e penso que só a partir de um ano começam a demarcar não é? Tenho andado a ver se "passa" mas se calhar vou mesmo ao vet com ele.
Tinho duas gatas que faziam chichi, (uma delas que fui tirar de uma casa de banho minúscula, onde estava maltratada e onde estavam mais sete gatos e, outra minha que fui buscar e já não saiu de minha casa) e um gato que nos donos fazia chichi.
Não vou como é óbvio, dar aqui nenhuma receita, mas explicar uma das razões porque é que muitas vezes eles fazem chichi. Alguns gatinhos têm ansiedade ou são ansiosos, normalmente, porque querem muita atenção ou nalguns casos alguma, ou até por outra razão qualquer lhes é provocada.
Como acontece em alguns seres humanos. Muitas das vezes, começam a fazer por essa razão, mas depois criam uma cistite nervosa e, não conseguem controlar. Há um medicamento,um ansiolítico, que retira a ansidade e, dessa forma acaba com a cistite e o que a provocou. Foi um dos meus vets que mo deu, O Dr. Rui Almeida e, foi ele que me deu esta explicação, dizendo que 90% das cistites são de foro nervoso e sómente 1% são de origem bacteriana, é por essa razão que este medicamento funciona muitas das vezes. Fale nisso ao seu vet pois, só o deve dar com a informação do seu veterinário.
Não vou como é óbvio, dar aqui nenhuma receita, mas explicar uma das razões porque é que muitas vezes eles fazem chichi. Alguns gatinhos têm ansiedade ou são ansiosos, normalmente, porque querem muita atenção ou nalguns casos alguma, ou até por outra razão qualquer lhes é provocada.
Como acontece em alguns seres humanos. Muitas das vezes, começam a fazer por essa razão, mas depois criam uma cistite nervosa e, não conseguem controlar. Há um medicamento,um ansiolítico, que retira a ansidade e, dessa forma acaba com a cistite e o que a provocou. Foi um dos meus vets que mo deu, O Dr. Rui Almeida e, foi ele que me deu esta explicação, dizendo que 90% das cistites são de foro nervoso e sómente 1% são de origem bacteriana, é por essa razão que este medicamento funciona muitas das vezes. Fale nisso ao seu vet pois, só o deve dar com a informação do seu veterinário.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
- Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões
Olá rakieldo,
Os meus pais tem um gato, o Tito, que faz este ano 11 anos, foi castrado depois do primeiro cio, e o primeiro cio foi horrível , mesmo horrivel, ele marcava os tapetes, os cantos e um dia ele chegou a marcar o teclado do meu Pc, incrivel, não é, mas é verdade. Pouco depois os meus pais decidiram castra-lo a partir dai nunca mais marcou o território.
Quanto ao Grey, aos 7 meses mandei castrá-lo e até agora nunca me marcar o território.
Também acho que deve ir ao Vet, ou a operação não foi bem realizada ou é o problema que a uamori levantou.
Boa sorte e jinhos
Os meus pais tem um gato, o Tito, que faz este ano 11 anos, foi castrado depois do primeiro cio, e o primeiro cio foi horrível , mesmo horrivel, ele marcava os tapetes, os cantos e um dia ele chegou a marcar o teclado do meu Pc, incrivel, não é, mas é verdade. Pouco depois os meus pais decidiram castra-lo a partir dai nunca mais marcou o território.
Quanto ao Grey, aos 7 meses mandei castrá-lo e até agora nunca me marcar o território.
Também acho que deve ir ao Vet, ou a operação não foi bem realizada ou é o problema que a uamori levantou.
Boa sorte e jinhos

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Não é assim tão raro um gato castrado marcar território.
O gato da minha irmã, que foi castrado por volta dos 4 ou 5 meses, nunca fez xixi fora do sítio. Agora, com 7 anos de idade, começou com um hábito no mínimo estranho: faz xixi na cozinha da minha mãe, que mora ao lado. Quer tenha gente a ver ou não, ele entra, cheira, marca um objecto ou outro e sai. O que vale é que o cheiro em nada se compara ao cheiro do xixi de um gato inteiro. Estamos desconfiados que é por andar por lá nos últimos tempos um gato vadio mas porque marca a casa da minha mãe e não a sua é que nos deixa perplexos.
O gato da minha irmã, que foi castrado por volta dos 4 ou 5 meses, nunca fez xixi fora do sítio. Agora, com 7 anos de idade, começou com um hábito no mínimo estranho: faz xixi na cozinha da minha mãe, que mora ao lado. Quer tenha gente a ver ou não, ele entra, cheira, marca um objecto ou outro e sai. O que vale é que o cheiro em nada se compara ao cheiro do xixi de um gato inteiro. Estamos desconfiados que é por andar por lá nos últimos tempos um gato vadio mas porque marca a casa da minha mãe e não a sua é que nos deixa perplexos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
eu estou com um problema pior. há uns tempos que a kitty decide fazer có-có fora da caixa. já a tenho há uns 5 anos e só agora começou. tenho a certeza que é uma alteração de comportamento. 1º pensei que fosse da casa ser pequena. agora, talvez tenha a ver com o nº de gatos. o serafim anda mauzinho e bate-lhe. estou para ver o que acontece quando mudar para a casa grande. de facto, o vinagre atenua esta situação. a casa pode tresandar, mas ela deixa-se disso durante uns tempos
anjjazul