Definitivamente ácaros (era: Gatinha zarolha com feridas; ácaros? Desinfectante?)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ElsaTS
Membro Júnior
Registado: sexta nov 12, 2004 11:36 am

terça jun 21, 2005 9:43 am

Olá a todos!

Tenho uma gatita zarolha com umas feridas muito estranhas, porque é só por cima dos olhos, até às orelhas, e por baixo do focinhito, até ao pescoço. ?

A alergia às pulgas está excluida porque já levou um "banho" de Frontline e já não tem pulguita.

Como a coisa não melhorava, lá fui eu outra vez no Sábado para o vet (o meu carro já sabe o caminho de cor, tantas vezes lá tenho ido neste último mês...), e desta vez apanhei outro médico que me pareceu muito convicto e entendido quando disse que seria ácaros, até devido aos sítios das feridas. Deu-lhe uma injecção, que é para repetir 10 dias depois, e disse que dentro de 2/3 dias se deviam notar as melhoras.

Disse-me também para continuar a pôr o Conofite Forte para a comichão.

Mas eu não noto grandes melhoras. Ontem à noite paareciam-me estar todas secas as feridas, mas pus-lhe o Conofite, ela coçou-se, arrancou as crostas secas todas, e ficou toda ensanguentada à volta do olhinho vazio... (

Já não sei se o raio da pomada lhe faz bem ou mal. Mas estou convencida de que tem de ter alguma coisa a ver com aquele olho vazio porque é aí que está sempre pior. cry

Limpei com soro fisiológico porque não sei se posso usar alguma coisa para desinfectar as feridas, ainda mais mesmo à volta do olho vazio... sabem se posso desinfectar as feridas com Betadine ou alguma coisa assim? O meu problema é que tem de ser algo pouco agressivo porque vai inevitavelmente entrar alguma coisa para o olho que não existe...

Alguém já teve um problema parecido com os seus bichanos?
Última edição por ElsaTS em quinta jun 23, 2005 10:47 am, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 21, 2005 10:49 am

Olá Elsa, antes de mais os meus parabéns por cuidar de uma gatinha que para todos os efeitos é deficiente. Não é toda a gente que adopta um animal assim. Em relação ao problema dela não vou estar aqui a sugerir diagnósticos que não sei, mas o que sugiro é que mude de veterinário. O olho da sua gatinha não deveria estar aberto. Deveria ser cozido. O veterinário nunca o sugeriu? É que estando assim, vai ser sempre uma fonte de infecções e mal estar para a sua gatinha e isso resolve-se facilmente, cozendo a abertura. Por outro lado, disse que lhe aplicou frontline por causa das pulgas, até aqui tudo bem, mas tem de ter o cuidado de nunca colocar o produto em cima da pele com problemas, ou seja, se a sua gatinha tem peladas, feridas ou mesmo vermelhidão, não deve colocar o produto nem em cima, nem próximo da zona. Para lavar a área afectada e aliviar um pouco a comichão sugiro betadine e para não deixar alastrar as feridas, ponha-lhe halibut ou mesmo cicatrin. Mas terá que lhe colocar um colar para evitar que ela lamba ou magoe ainda mais a zona. Não sei quais as suas possibilidades, nem onde vive, mas se poder, sem dúvida nenhuma procure outro veterinário.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 21, 2005 10:53 am

Podem ser ácaros, sim e o facto de já não ter pulgas, não quer dizer nada... as picadas delas, anteriormente ao ter colocado o frontline, podem ter feito reacção alérgica à pulga e as feridas ainda serem resultado disso... fica no organismo por uns tempitos...!

Quanto ao olho... só não percebo porque o seu vet não recomendou fechar (coser) as palpebras...? É muito mais higiénico e muito mais estético... fale com ele sobre isso...evita a entrada e proliferacçao de bactérias... ;). Pergunte-lhe se o problema não virá daí... ?

Boa sorte e não se acanhe de fazer todas as perguntas que entender necessárias... ao seu vet. Afinal, é você quem lhe paga...certo?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jun 21, 2005 10:56 am

o melhor é pôr o colar para ela não se coçar. é chato, mas é o melhor
anjjazul
ElsaTS
Membro Júnior

terça jun 21, 2005 11:13 am

Olá e obrigada pelas respostas!

[quote]O olho da sua gatinha não deveria estar aberto. Deveria ser cozido. O veterinário nunca o sugeriu? É que estando assim, vai ser sempre uma fonte de infecções e mal estar para a sua gatinha e isso resolve-se facilmente, cozendo a abertura.[/quote]

[quote]Quanto ao olho... só não percebo porque o seu vet não recomendou fechar (coser) as palpebras...? [/quote]

Pois quanto ao olho eles já me disseram que claro que terá de ser cosido por causa das infecções, mas a opinião deles é que ela ainda é muito pequenina para ser operada, pois não tem três meses ainda, sequer... Eles têm tentado evitar ao máximo coisas muito agressivas e muito tóxicas por ela ainda ser bebé.

[quote]evita a entrada e proliferacçao de bactérias... . Pergunte-lhe se o problema não virá daí... ? [/quote]

Pois isso é o que eu me começa a parecer, uma vez que é sempre à volta daquele olho que ela está pior. No entanto, também pode ser que ela se coce mais aí por o olho vazio lhe fazer alguma impressão...

[quote]mas o que sugiro é que mude de veterinário[/quote]
[quote]Afinal, é você quem lhe paga...certo? [/quote]

Sinceramente, eu gosto bastante do Hospital Veterinário onde a levo. Não é uma clínica, é mesmo um hospital com todas as condições e vários veterinários. Conheço várias pessoas que lá têm tratado tanto gatos como cães e toda a gente me deu muito boas referências. Ainda há cerca de um mês uma cadela d'água de uma amiga estava na calha para abater noutro hospital também aqui na Margem Sul, e ela mudou para este hospital e eles abriram-na e conseguiram identificar o problema, ainda por cima uma doença rara, e a cadelita safou-se... Ainda por cima eles, tendo em conta as coisas que tenho ouvido de outros lados, são super simpáticos e vê-se que gostam mesmo de animais, tanto que os recolhem da rua para tentar dar, e são muuuuito simpáticos em termos de pagamentos. Se eu tivesse pago uma consulta de cada vez que lá fui com a Nina já estava a roubar carteiras no Metro. Só me têm levado os medicamentos, e mesmo assim nem sempre. Se eu visse que era um sítio pouco profissional ou sem condições, não era isso que me deixava lá, mas no cômputo geral é mais uma vantagem... :lol:

[quote]o melhor é pôr o colar para ela não se coçar. é chato, mas é o melhor[/quote]

Pois também começo a pensar que a solução passará por aí. Pois as feridas parecem estar a secar bem, ela é que as volta a abrir quando se coça. :(

Vamos ver o que me dizem logo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 21, 2005 11:32 am

Em qualquer vet, seja clínica, Hospital, etc... é bom que sejam simpáticos, mas o que mais conta é o profissionalismo...! Se está satisfeita, tudo bem... ;) . Tem é de ir vendo resultados... ;) .

A dica do colar é boa. A do cicatrin, cuidado porque não sabendo ao certo a razão das lesões (feridas)... podem fechar em falso por o cicatrin ter uma acção muito rápida... e depois era pior a emenda que o soneto...!
Nada como desinfectar SEMPRE muito bem e antes de tudo perguntar ao seu vet que pomada a aplicar...já que o que ele recomendou, pelos vistos...não está a surtir efeitos desejaveis...!
Há loções desinfectantes e que atenuam a comichão. Fale com o vet ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 21, 2005 11:39 am

:D Pronto Elsa, está explicada a situação do olho. Realmente com 3 meses só seria sujeita a uma cirurgia em caso de muita gravidade. Não sei se o colar é indicado para um animal tão jovem, mas seria o ideal, fale com o veterinário. E se está contente com os médicos então, é claro, não mude. Por experiência, tenho sentido que os hospitais veterinários, são excelentes nos cuidados prestados aos nossos amigos. O único senão, é que raramente somos atendidos pelo mesmo médico. Boa sorte com a sua zarolhinha, ambas merecem! ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça jun 21, 2005 6:52 pm

Olá:

O ciclo dos ácaros é de 13 dias, para além das injecções do vet, deveria colocar durante 3 meses o stongold que é exactamente para esse problema, são pipetas e não custam nada a colocar,...era mais segura.
Sorte para si e para a gatinha.
ElsaTS
Membro Júnior

quarta jun 22, 2005 11:12 am

Olá!

Pois deixei de pôr a pomada que ele me tinha dado e comecei a desinfectar-lhe as feridas só com Betadine.

Estão a secar e as crostas a caírem por si. Trazem o pêlo atrás, fica uma peladita onde estava a crosta, mas a pele por baixo é branquinha e de aspecto normal, não está vermelha nem parece ter mais feridas.

À volta do olho ainda está com mais mau aspecto, apesar de também já não haver feridas em carne viva, mas penso que é natural porque era onde estava pior, onde ela todos os dias arrancava as crostas e deixava a ferida a sangrar :(

Como a coisa parece estar a normalizar, vou deixar passar mais um ou dois dias para ver como é a reacção à mudança de tratamento.
ElsaTS
Membro Júnior

quinta jun 23, 2005 10:49 am

Pois as feridas estavam outra vez a sangrar, não aguentei e lá fui eu outra vez para o vet. O facto de ser um hospital veterinário implica que nem sempre é o mesmo médico que a vê, mas isso por um lado até é bom porque escuso de ir a outro lado pedir segundas opiniões...

Desta vez foi uma doutora que lhe tirou uma amostra de dentro das orelhas e viu ao microscópio. Definitivamente ácaros. Só viu ovos dos ditos cujos, porque a injecção de Sábado serve precisamente para ir matando os adultos, daí ter de se dar três vezes porque entretanto vão nascendo mais, mas cada vez menos porque são caçados antes de poderem pôr mais ovos. (As coisas que uma pessoa aprende...)

Ela pôs-me uma gota de outra coisa (Taktic?) dentro do Conofite, para pôr uma gotita em cada orelha 2 vezes por dia, continuar com as injecções e ir lavando as feridas com soro... E esperar...

Ainda experimentámos por-lhe o colar, mas vou ter de tentar usar as minhas capacidades de artesanato (que são nulas, devo dizer) para o apertar mais porque aquilo sai com um sopro, ela é tão pequenina...
Responder

Voltar para “Gatos”