Realmente é escandaloso... O cão é bonito, mas não é um serra.
Este Juiz claramente nunca leu o estalão do cão da serra da estrela e cometeu um erro que pode ter repercursões gravíssimas.
Tanto mais quando se sabe que a variante de pêlo curto do serra tem sido recuperada a tanto custo.
Como a CindelP e a Sealords disseram, a única coisa que os criadores podem fazer para defender a raça, é produzir animais de acordo com o estalão, quando se trata de criticar a acção de um juiz e tratando-se de uma raça autóctone, deve ser o CPC a intervir junto da FCI.
Aliás esta é uma obrigação do CPC e passo a citar algumas alineas do 2ª Artigo dos seus estatutos:
b) O reconhecimento pela Fédération Cynologique Internationale (F.C.I.), como entidade cinológica nacional;
" d) Estudar as raças caninas portuguesas, seleccioná-las, fixá-las, elaborar ou alterar os seus estalões, publicá-los e divulgá-los e, assim promover e intensificar o seu fomento;
g) Prestar auxílio técnico e material aos canicultores e às associações suas filiadas sempre que seja possível;
h) Representar Portugal junto da F.C.I., como membro associado e única entidade cinológica legítima e ainda junto do Kennel Club e American Kennel Club, bem como junto das agremiações internacionais congéneres;
i) Representar Portugal nos congressos de cinologia ou delegar a sua representação;"
Ora bem, se se dizem capazes de o fazer, então que o façam, defendam a raça Portuguesa, como entidade cinológica que são.
Numa exposição desta envergadura, não estava presente ninguém do CPC? E se estava porque não agiu? Quero ver se no site do CPC vai aparecer este "serra" como campeão da exposição?
Prestem auxilio técnico e material a este Sr canicultor ou propietário, não percebi bem, pois ele bem precisa.
Parece-me que nunca se deu ao trabalho de pesquisar o que quer que fosse sobre a raça, ou nem teria concorrido.
Imaginem se isto tivesse sucedido com um exemplar da raça Dobermman. Acham que o resultado era este? Pessoalmente tenho a certeza que não.
Temos de responsabilizar o CPC, mais que não seja para saber com o que podemos contar. Este é um assunto que pode ajudar-los a melhorar ou a piorar a sua imagem.
Contem comigo para apresentar um abaixo assinado junto do CPC, exigindo que activem os mecanismos necessários para a correcção deste "mal entendido".
Entretanto um apelo mais dirigido aos criadores, não niglegenciem o papel da internet na divulgação das raças. Apostem nos vossos websites colocando-os no máximo de linguas possível alojados em boas máquinas de rápido acesso e divulgem informação e fotografias de qualidade. É uma maneira de evitar que quem vive lá fora e adquira gato por lebre. Talvez ajude tb os Srs do AKC na compreensão dos estalões. Digo-o pelo contacto que tenho com criadores estrangeiros.
Este site por ex contém fotos de lgds, e até à poucos dias atrás não havia nem um serra. Rafeiros do alentejo, nem um, e castro laboreiro que tb penso poder enquadrar-se neste grupo de animais idem.
Actualmente já existe uma fotografia de um excelente exemplar da Suzette Veiga, mas existem mto mais criadores nacionais, com excelentes animais que tb podem e devem mostrar.
Aqui está o link, divulguem os vosso animais.
http://www.ovcharkadogs.com/pictures/sh ... 49&thumb=1