Um gato castrado "marca território"?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
rakieldo
Registado: sexta mar 14, 2003 11:34 pm
Contacto:

domingo jun 19, 2005 11:35 pm

Tenho um gato com 2 anos. Mandei-o castrar aos 7 meses por sugestão da veterinária para que não "marcasse" território. No entanto ele escolhe pontos estratégicos da casa (normalmente os cantos dos tapetes) e faz xixi aí. O caixote dele é limpo todos os dias por isso não é por não ter onde fazer. Estou a desesperar com estas "partidas" que me prega.
JaneTaborda
Membro
Registado: quinta nov 20, 2003 2:42 am

segunda jun 20, 2005 1:51 am

Se está castrado não devia marcar território.

Mas é a primeira vez que faz isso?

Pode não ser marcação de território, já pensou falar com o vet e depois levá-lo lá?

Já pensou se nos últimos tempos aconteceu algo que alterasse o estado de espírito do gatinho? Não andará stressado?

Boa sorte
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 20, 2005 8:36 am

Enquanto não descobre o que se passa na cabeça maluca do seu gato, vá pondo vinagre nos sitios onde faz xixi. Não mancha, passado um pouco já não sentimos o cheiro e ele não volta a fazer xixi na zona. Convem ir fazendo pequenos testes, ele pode não gostar do sitio onde colocou o caixote, pode não apreciar o litter que lhe coloca, e, convém sempre agarrá-lo e colocá-lo dentro do caixote cada vez que o apanha em flagrante delito. Um conselho, não adianta bater, ele não vai perceber nada. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
rakieldo
Contacto:

segunda jun 20, 2005 9:26 am

[img] :? Não... não é a primeira vez que faz... Quando nos ausentamos num fim de semana por ex e pedimos a alguem que venha cá diariamente dar-lhe agua e comida é costume "ter uma prenda envenenada" de xixi na entrada.. Mas aí embora não ache piada entendo que seja uma "demonstração de desagrado" por ficar só. A questão é que agora fá-lo mesmo esrando nós em casa e já não se limita à entrada [/img] :( . Vou falar com o vet. Obrigado pelas respostas.
Nicas
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 1:12 pm

segunda jun 20, 2005 2:51 pm

Ola!

Infelizmente o meu Polly tb tem essa mania e eu ao fim de 2 ano tb ainda n percebi o porquê. As vezes até faz à porta do litter q ate esta limpo, faz na suas proprias almofadas de dormir... :(
Chego à conclusão q as x dá-lhe a preguiça... :?
N haverá gatos um tanto porquinhos? Ou a castração está mal feita???
É q no meu caso n me parece marcação de territorio.... apetece-lhe!
Este fds apanhei-o a tentar fazer na propria manta de dormir, chamei-o a atenção e ele foi direito ao litter!! :o

Nicas
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 20, 2005 2:59 pm

Há varios factores a ter em conta, como p.e., poderem ser transtornos comportamentais, alterações de ambiente, carências afectivas ou até em alguns casos ser originado por algum disturbio renal...

Fale com o seu vet e vá vigiando o gato...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
martynha2
Membro Júnior
Registado: quarta mar 30, 2005 3:41 pm

segunda jun 20, 2005 4:07 pm

olá

eu espero não estar enganada mas o me que disseram é assim:

um gato inteiro que marca o território PODE OU NAO deixar de o fazer apos a castração!

portanto apesar de castrado infelizmente não há garantias de que não o voltem a fazer!

por isso é que se costumam castrar cedo...para não terem maus habitos eh eh

mas com um pouco de sorte ele vai perder esse habito de gato "machão",
é preciso é ter paciencia e um bom desodorizante :(
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 20, 2005 6:49 pm

martynha2 Escreveu: olá

eu espero não estar enganada mas o me que disseram é assim

um gato inteiro que marca o território PODE OU NAO deixar de o fazer apos a castração!

portanto apesar de castrado infelizmente não há garantias de que não o voltem a fazer!

por isso é que se costumam castrar cedo...para não terem maus habitos eh eh

mas com um pouco de sorte ele vai perder esse habito de gato "machão",
é preciso é ter paciencia e um bom desodorizante (
Sim, é assim... só que não é generalizado... e a "demarcação" de um gato castrado ao fim de meses, já não é a verdadeira demarcação ("spray" com um cheiro intenso...) mas sim um acto a simular uma demarcação...que não é mais que urina.

De qualquer forma, no caso do gato do tópico...podem haver factores a ponderar...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rakieldo
Contacto:

segunda jun 20, 2005 7:29 pm

leonildecarvalho: "Há varios factores a ter em conta, como p.e., poderem ser transtornos comportamentais, alterações de ambiente, carências afectivas ou até em alguns casos ser originado por algum disturbio renal...
Fale com o seu vet e vá vigiando o gato...
Leo"
Sim de facto aconteceram algumas alterações cá em casa nos últimos tempos porque temos um bebé de 7 meses... mas o elvis continua o mesmo gato brincalhão que à minima festa se deita e ronrona... continua a jogar a apanhada com o dono e qualquer coisa caida ao chão dá um jogo de bola... Ate se aproxima do bebé (quando ele não tá a chorar)e já o deixou fazer-lhe festas. Se ele nunca tivesse tido este comportamento antes eu diria que era de ter o bebé cá, mas a verdade é que embora não de um modo tão frequente como agora ele já tinha o hábito de fazer xixi onde não devia...

Acho que ele nunca chegou a "marcar território" antes da castração porque tinha 7 meses quando a fez e penso que só a partir de um ano começam a demarcar não é? Tenho andado a ver se "passa" mas se calhar vou mesmo ao vet com ele.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda jun 20, 2005 8:32 pm

Tinho duas gatas que faziam chichi, (uma delas que fui tirar de uma casa de banho minúscula, onde estava maltratada e onde estavam mais sete gatos e, outra minha que fui buscar e já não saiu de minha casa) e um gato que nos donos fazia chichi.
Não vou como é óbvio, dar aqui nenhuma receita, mas explicar uma das razões porque é que muitas vezes eles fazem chichi. Alguns gatinhos têm ansiedade ou são ansiosos, normalmente, porque querem muita atenção ou nalguns casos alguma, ou até por outra razão qualquer lhes é provocada.
Como acontece em alguns seres humanos. Muitas das vezes, começam a fazer por essa razão, mas depois criam uma cistite nervosa e, não conseguem controlar. Há um medicamento,um ansiolítico, que retira a ansidade e, dessa forma acaba com a cistite e o que a provocou. Foi um dos meus vets que mo deu, O Dr. Rui Almeida e, foi ele que me deu esta explicação, dizendo que 90% das cistites são de foro nervoso e sómente 1% são de origem bacteriana, é por essa razão que este medicamento funciona muitas das vezes. Fale nisso ao seu vet pois, só o deve dar com a informação do seu veterinário.
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

terça jun 21, 2005 11:24 am

Olá rakieldo,

Os meus pais tem um gato, o Tito, que faz este ano 11 anos, foi castrado depois do primeiro cio, e o primeiro cio foi horrível , mesmo horrivel, ele marcava os tapetes, os cantos e um dia ele chegou a marcar o teclado do meu Pc, incrivel, não é, mas é verdade. Pouco depois os meus pais decidiram castra-lo a partir dai nunca mais marcou o território.

Quanto ao Grey, aos 7 meses mandei castrá-lo e até agora nunca me marcar o território.

Também acho que deve ir ao Vet, ou a operação não foi bem realizada ou é o problema que a uamori levantou.

Boa sorte e jinhos ;)
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

terça jun 21, 2005 1:42 pm

Não é assim tão raro um gato castrado marcar território.

O gato da minha irmã, que foi castrado por volta dos 4 ou 5 meses, nunca fez xixi fora do sítio. Agora, com 7 anos de idade, começou com um hábito no mínimo estranho: faz xixi na cozinha da minha mãe, que mora ao lado. Quer tenha gente a ver ou não, ele entra, cheira, marca um objecto ou outro e sai. O que vale é que o cheiro em nada se compara ao cheiro do xixi de um gato inteiro. Estamos desconfiados que é por andar por lá nos últimos tempos um gato vadio mas porque marca a casa da minha mãe e não a sua é que nos deixa perplexos.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jun 21, 2005 2:38 pm

eu estou com um problema pior. há uns tempos que a kitty decide fazer có-có fora da caixa. já a tenho há uns 5 anos e só agora começou. tenho a certeza que é uma alteração de comportamento. 1º pensei que fosse da casa ser pequena. agora, talvez tenha a ver com o nº de gatos. o serafim anda mauzinho e bate-lhe. estou para ver o que acontece quando mudar para a casa grande. de facto, o vinagre atenua esta situação. a casa pode tresandar, mas ela deixa-se disso durante uns tempos
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”