A minha cadela - já com fotos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

terça jun 21, 2005 7:36 pm

Boas!

Já agora, uma curiosidade acerca do que a MFR disse...
MFR Escreveu: os rafeiros são cães mais resistentes, menos achacados a doenças, com maior imunidade.
Por experiência pessoal, também fiquei com essa impressão. Os SRD que tive tinham "todo o terreno"... Aqueles bichinhos estavam sempre bem! Agora, os de raça pura achava-os mais dados a "achaques e doenças", como refere... Será coincidência? Ou há uma explicação científica para isto? Se há, qual é?

Obrigada!
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

terça jun 21, 2005 7:54 pm

CarolinaGuerra Escreveu: Boas!

Já agora, uma curiosidade acerca do que a MFR disse...
MFR Escreveu: os rafeiros são cães mais resistentes, menos achacados a doenças, com maior imunidade.
Por experiência pessoal, também fiquei com essa impressão. Os SRD que tive tinham "todo o terreno"... Aqueles bichinhos estavam sempre bem! Agora, os de raça pura achava-os mais dados a "achaques e doenças", como refere... Será coincidência? Ou há uma explicação científica para isto? Se há, qual é?

Obrigada!

Esta frase não é minha, mas pelo que os intendidos dizem, as raças quanto mais apuradas, mais problemas de saúde tem, porque são transmitidas de geração para geração, defeitos genéticos, que ao apurar-se a raça também se apuram os defeitos.

os cães sem raça, não tem esses problemas (salvo raras excepções, claro), porque se vão perdendo ou diluindo com as cruzas.

Mas deixo este tema para os mais intendidos.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça jun 21, 2005 8:06 pm

Na verdade têm a resistência igualinha. Ou vão dizer que um cão sem raça fica doente menos vezes? (um dos meus rafeiros já teve uma pneumonia bem grave, por exemplo...)
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

terça jun 21, 2005 8:06 pm

MFR Escreveu:Esta frase não é minha
Desculpe, estava distraída... :oops:

MFR Escreveu:mas pelo que os intendidos dizem, as raças quanto mais apuradas, mais problemas de saúde tem, porque são transmitidas de geração para geração, defeitos genéticos, que ao apurar-se a raça também se apuram os defeitos.

os cães sem raça, não tem esses problemas (salvo raras excepções, claro), porque se vão perdendo ou diluindo com as cruzas.
Faz bastante sentido...
MFR
Membro Veterano

terça jun 21, 2005 9:55 pm

ladyxzeus Escreveu: Na verdade têm a resistência igualinha. Ou vão dizer que um cão sem raça fica doente menos vezes? (um dos meus rafeiros já teve uma pneumonia bem grave, por exemplo...)
Ladyxzeus
dá-me a sensação que não quer perceber o que eu escrevi :(

nenhum cão é imune á doença, mas que as doenças hereditárias desaparecem quando se cruzam com cães SRD isso acontece, e que os cães SRD, são mais resistentes que os de raça pura, também, nos gatos isso é um facto real, e os cães é a mesma coisa.

Porque é que cães de raça com displasia, não devem de servir para cruzas? - porque é um defeito (de algumas raças e que raramente um SRD têm)que será transmitido genéticamente ás gerações seguintes
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quarta jun 22, 2005 12:24 am

MFR Escreveu: nenhum cão é imune á doença, mas que as doenças hereditárias desaparecem quando se cruzam com cães SRD isso acontece, e que os cães SRD, são mais resistentes que os de raça pura, também, nos gatos isso é um facto real, e os cães é a mesma coisa.

Porque é que cães de raça com displasia, não devem de servir para cruzas? - porque é um defeito (de algumas raças e que raramente um SRD têm)que será transmitido genéticamente ás gerações seguintes
Será que é mesmo assim? Nos cães de raça já se sabe as doenças que normalmente atingem a raça, é esta a diferença. Agora com os SRD consegue-se prever alguma coisa? Mesmo muitas doenças nos cães de raça resultam da constante má selecção de reprodutores, à custa de "criadeiros".

Quanto à displasia, aqui fica um artigo

editado o último parágrafo
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 22, 2005 8:37 am

"Será que os cães rafeiros são melhores?
Não se pode fazer uma afirmação destas com 100% de segurança. No entanto existe uma grande probabilidade do cão rafeiro ser forte, flexível no comportamento e ter uma forte capacidade de adaptação. Isto explica-se pelo facto de que quando existem cruzamentos se dá uma espécie de revitalização do sangue, que tem um efeito positivo dado que evita o cruzamento consanguíneo. Um cão rafeiro não é automaticamente saudável ou de bom carácter, mas as probabilidades de o ser são de facto grandes: assim o dita a sua variada herança genética. Mas não precisamos de dizer muito mais. Afinal todos os donos de rafeiros sabem que ter classe não tem nada a ver com a raça!"

Retirei este excerto aqui da arca. Parece lógico, não parece?
;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 22, 2005 9:46 am

São justamente os criadores que enfraquecem a sua raça.

Uns porque para obterem o cão ideal recorrem ao in-breeding sistemáticamente, outros porque está ali à mão e é muito cómodo.

Ora - está provado à saciedade - os cruzamentos consaguíneos na espécie humana resultam em taras diversas (desde mentais a físicas - pe, a hemofilia).

Mas os criadores não querem saber disto quando se trata de obter mais um prémio...

Além de que estes cães não são trabalhados, nem expostos à natureza, não desenvolvem defesas contra doenças, nem técnicas de sobrevivência como qualquer vadio que se preze faz.
É claro que tudo isto se inscreve na memória genética do animal e é passado à descendência.

Sim, na minha opinião, um srd (e dentro destes, os vadios) está em melhores condições para sobreviver do que um cão de raça.
Embora tudo dependa da educação do mesmo e da educação da sua ascendência...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta jun 22, 2005 10:38 am

Há aqui uma coisa que não está a ser percebida:
os rafeiros têm mais variabilidade genética. Logo podem ter uma miscelênia de doenças hereditárias e nunca vamos adivinhar. Mas também podem não as ter.
Os cães de raça podem apresentar doenças características, devido a in-breeding sistemático. Mas também podem não as apresentar: esse in-breeding pode ser orientado para a eleminação de doenças genéticas de uma linha. Isto tem tudo a haver com genes, mais nada.
1989
Membro Júnior
Registado: domingo dez 07, 2003 12:34 pm
Contacto:

quarta jun 22, 2005 10:42 am

Na minha opinião embora vendo-o ao vivo dá outra visão penso que é traçado de pastor belga.
Mas se fizer questão de saber ao certo dirija-se ao veterenário, sempre lhe pode ser uma mãozinha. ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jun 22, 2005 10:44 am

nenhum cão é imune á doença, mas que as doenças hereditárias desaparecem quando se cruzam com cães SRD isso acontece, e que os cães SRD, são mais resistentes que os de raça pura, também, nos gatos isso é um facto real, e os cães é a mesma coisa.
pois, a d.carlota é uma rafeira pura, mas um florzinha de estufa. no inverno, quando chove, não gosta de vir à rua para não molhar as patinhas :lol:
quanto a saúde...enfim, é saudável, mas eu tenho gasto rios de dinheiro por causa daquela coceira. já corri tudo e fiz tudo, e a maldita coceira não passa. agora, até alergia fez com a scalibor.
isto de generalizações :o
anjjazul
MFR
Membro Veterano

quarta jun 22, 2005 2:29 pm

1989 Escreveu: Na minha opinião embora vendo-o ao vivo dá outra visão penso que é traçado de pastor belga.
Mas se fizer questão de saber ao certo dirija-se ao veterenário, sempre lhe pode ser uma mãozinha. ;)
A vet. também está indecisa emtre o P.A e o P.B, eu inclino-me mais para o P.B, apesar de nas minhas fotos estar P.A x Husky,
mas a cabeça, orelhas e o pelo muito sedoso com subpelo cinza é mais P.B

LuMaria, a mim também me parece lógico, os vets. também o dizem, e quem sou eu, para contrariar, mas é como tudo na vida, existem as excepções ;)

Mas quem sabe se daqui a mais 5/6 anos eu coloco aqui um futuro Biólogo Genético a conversar e a tirar duvidas.
Isto se até lá não mudar de ideias e optar por biólogo doutra area.
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quarta jun 22, 2005 8:40 pm

Olá MFR,

Eu, sinceramente, não lhe sei dizer que cruzamento de raças tem a sua cadela :p . Mas que ela é lindissima, ai isso é ;) :)

Bjs ;)
MFR
Membro Veterano

quarta jun 22, 2005 11:42 pm

pirralha
Membro Veterano
Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm

sexta jun 24, 2005 2:33 pm

Olá
Não pude deixar de dizer que é lindissima, tem uns olhos espectaculares, e aquele porte, uma autentica rainha.
Mas a duvida mantem-se, na minha opinião, pelas fotos, o corpo é sem duvida P.A. Mas a cabeça já tem traços de P.B.
Parabens ;)
Responder

Voltar para “Cães”