Sardões!!!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

terça jun 21, 2005 9:07 pm

Olá foristas!
Eu tenho um problema na minha residência e pensei que talvez alguém me possa ajudar.
A questão é seguinte: ultimamente os meus pais têm visto sardões (2 ou 3) em volta da casa, e o que é certo é que as galinhas têm vindo a morrer, já morreram 4 galinhas.
Os meus pais estaõ desconfiados que são os sardôes que as matam.
E eu deixo aqui a pergunta: _Será que são mesmo os sardões que andam a matar as galinhas? Será que os sardões são venenosos e devemos mesmo ter medo deles? Existe algum produto no mercado que faça com que eles se afastem da casa, uma vez que eu não queria estar a fazer mal aos bichos?
Se alguém perceber do assunto, por favor ajudem-me, porque o meu pai quer mesmo mata-los.

Obrigado. ;)
joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

terça jun 21, 2005 9:13 pm

não sabia o que eram sardões! tive que ir pesquisar! ;)
aqui não lhes chamam sardões!

vi este site, por aqui não me parece que tenham algo a ver com os seus problemas, mas.....

http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.a ... &iLingua=1

espero que ajude
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jun 21, 2005 9:18 pm

nao creio k sejam os sardoes mas é possivel... já viste se nao existem ratazanbas no galinheiro? essas sim, poderao ser responsaveis pela morte das galinhas...
a base da dieta dos sardoes é principalmente insectos e podem eventualmente devorar um ovo de uma ave e até mesmo uma ave, mas enkuanto estas sao juvenis. agora adultas acho k nao, mas...

para os afastar acho k nao podes fazer mta coisa, anao ser apanha-los e levalos para outro sitio com as mesmas caracteristicas do sitio onde se encontram...
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

terça jun 21, 2005 9:25 pm

Os repteis não matam por puro prazer, nunca matam o que não podem comer, os sardões não comem galinhas pois são demasiado grandes para eles.

Sardão (Lacerta lepida)
Dimensões: 60 a 80 cm;
Alimentação: insectos, caracóis, micromamíferos, pequenas aves, cobras e outros répteis.

O calor repentino tem afectado muitos animais desde aves a mamiferos, que não resistem a estas temperaturas e morrem, possivelmente foi calor que matou as galinhas, viram se têm marcas no corpo depois de mortas, se há sangue na zona onde as encontraram mortas?
Os sardões se escolheram viver aí é porque existe muito alimento para eles, deixa que eles te ajudem a manter o quintal limpo de todos os bixinhos que fazem parte da sua alimentação.

Quanto a ti acho que tens sorte por teres uns repteis tão bonitos tão perto de casa.
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 21, 2005 9:59 pm

Obrigado a todos!
P_R Escreveu:nao creio k sejam os sardoes mas é possivel... já viste se nao existem ratazanbas no galinheiro?
Não. não existem, pelo menos nunca as vimos!
Quanto ás galinhas, ainda são frangos(jovens).
Mas, eu leva-los para outro sitio? - Acho que não consigo tocar neles!!
Nas iguanas tudo bem, mas nestes..não confio!
coldblood Escreveu:Quanto a ti acho que tens sorte por teres uns repteis tão bonitos tão perto de casa.
Os meus pais não pensam assim!!
Querem mata-los assim que for possivel!

Não existe portanto a hipotese de serem venenosos?
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 21, 2005 10:17 pm

Não são venenosos de certeza....embora quando encurralados ou se sintam em perigo, façam investidas podendo morder-nos, mas nada de grav, geralmente preferem fugir de nós.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça jun 21, 2005 11:43 pm

Os frangos não têm marcas que denunciem de alguma forma como morreram?
Kanydja
Membro Júnior
Registado: domingo ago 08, 2004 9:07 pm

quarta jun 22, 2005 1:23 pm

mais um caso para o inspector correia resolver...
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 22, 2005 2:04 pm

rbl Escreveu: Os frangos não têm marcas que denunciem de alguma forma como morreram?
Não, absolutamente nada.
Eu também desconfio que a causa seja o calor.

Os sardões que estive a ver na net são todos verdes, mas a minha mãe para além dos verdes, diz que também viu um assim meio acastanhado.
Será macho e femea, ou é outra espécie?
P_R
Membro Veterano

quarta jun 22, 2005 4:45 pm

se nao tem marcas é pk nao sao eles... os sardoes nao sao venenosos e sendo assim teriam k ter marcas de serem maltratados... deve ser é mesmo o calor...

coldblod: já foste ferrado por algum sardao? se nao, nao keiras experimentar ;)
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 23, 2005 1:00 pm

P_R Escreveu: se nao tem marcas é pk nao sao eles... os sardoes nao sao venenosos e sendo assim teriam k ter marcas de serem maltratados... deve ser é mesmo o calor...

coldblod já foste ferrado por algum sardao? se nao, nao keiras experimentar ;)
...então mas eles ferram mesmo??
P_R
Membro Veterano

quinta jun 23, 2005 1:11 pm

ah pois... mas nao eram capazes de matar galinhas...
ja fui ferrado por um e nao me kero ver metido noutra... fica a doer um bocadito [color=white](grande)[/color]
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jun 23, 2005 1:43 pm

Desculpem a minha pergunta um pouco parva, mas é que li o tópico e lembrei -me que tb já vi perto de minha casa um lagarto desses e estava em apuros enrolado numa vedação!
Por acaso consegui safar-se sozinho lá se desenrolou, mas o que queria perguntar é se é mesmo verdade que esses animais atacam as mulheres :lol: :lol: :lol: :lol: ;)
Isto q estou a perguntar pode nao ser tao descabido pois chegou a ser noticiado no telejornal, um caso lá para cima p o norte em que várias mulheres de uma aldeia já tinham sido mordidas pelos sardões!
e queriam juntar-se p os matar :evil:
Chegaram a ir pessoas da protecção civil pelo que me lembro, porque eram uma praga e viam-se os bichos a passsear pela estrada, por tudo o que era sítio!
Ok obrigado!
e gostei de ver as fotos nao sao assim tao feiinhos e eu ate sou do SPORTING
;)
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jun 23, 2005 1:44 pm

Desculpem a minha pergunta um pouco parva, mas é que li o tópico e lembrei -me que tb já vi perto de minha casa um lagarto desses e estava em apuros enrolado numa vedação!
Por acaso consegui safar-se sozinho lá se desenrolou, mas o que queria perguntar é se é mesmo verdade que esses animais atacam as mulheres :lol: :lol: :lol: :lol: ;)
Isto q estou a perguntar pode nao ser tao descabido pois chegou a ser noticiado no telejornal, um caso lá para cima p o norte em que várias mulheres de uma aldeia já tinham sido mordidas pelos sardões!
e queriam juntar-se p os matar :evil:
Chegaram a ir pessoas da protecção civil pelo que me lembro, porque eram uma praga e viam-se os bichos a passsear pela estrada, por tudo o que era sítio!
Ok obrigado!
e gostei de ver as fotos nao sao assim tao feiinhos e eu ate sou do SPORTING
;)
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 23, 2005 3:14 pm

Eu nunca fui mordido mas já fui perseguido, porque o persegui eu a ele e como tal virou-se a caça contra o caçador, já vi alguns dentitos cravados num pau depois de um de ter sido muito provocado por alguem que conheço ( que crescem novamente sem prejudicar muito o animal).
Mas em ambas as situações, foi em legitima defesa do animal, ao instincto deles ao ver algo muito maior que eles a aproximar-se ou ficam estáticos (tipo modo invisivel..LoLoL) ou fogem, quanto ao mito ou á história das mulheres, já ouvi várias histórias do género,mas não sei se é verdade, embora com iguanas é vulgar que um maxo na presença de uma senhora com o periodo se torne mais meloso e meigo com a pessoa em causa (quando já conhece a pessoa, pode não acontecer com estranhos á casa ou visitas) e na altura do cio da iguana, na mesma situação pode ser agressiva com a senhora, as iguanas têm um olfato muito sensivel e ao deitarem a lingua de fora conseguem captar do ar particulas de aromas que a nós são imperceptiveis. Voltando ao tópico talvez os sardões tenham o mesmo tipo de reacção em relação ás senhoras.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”