quarta jun 22, 2005 6:48 pm
Desculpem, não tive paciência de ler tudo.
Como disse a ladyxzeus, um dos motivos para o corte de caudas é a caça em terrenos cheios de silvas e espinheiros.
Os cães ferem-se sériamente nesses terrenos - se já viu um cão a caçar há-de notar que eles, com o entusiasmo, não ligam a nada - e voltavam-se a ferir da próxima vez que fossem caçar.
Mesmo nos países nórdicos estes cães estão dispensados da lei anti-corte de orelhas e caudas.
Nos cães de luta o corte de caudas e orelhas destina-se a eliminar pontos fracos, muito dolorosos para o cão, que podem ser aproveitados pelo outro cão no decorrer do combate (daí que as orelhas sejam cortadas rentes à cabeça).
No caso dos cães de guarda, a cauda era um ponto fraco que podia ser agarrada pelo intruso.
Além disso, o ar temível do cão servia para desentivar os ladrões (o que também era bom para o cão...).
Resumindo : há boas razões - no interesse do cão - para serem efectuados os cortes tradicionais.
É ver a história de cada raça e procurar, de boa fé, os motivos.
Agora eu, pessoalmente, confesso que um dobermann com cauda inteira e orelhas inteiras é muito menos bonito e imponente que o tardicional.
Não tem mesmo comparação.
No que me diz respeito se os cortes forem feitos na idade certa, por um vet competente, não vejo o problema.
Não me pronuncio sobre os penteados - não percebo a mínima disso...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>