.......

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quarta jun 22, 2005 6:19 pm

ruka_retriever Escreveu: .............

Felizmente há pessoas interessante neste forum. Se fossem todos como voce isto estava ás moscas.

Passar bem.
Mas espere, que breve aparecem mais. A malta do verdadeiro "picanço" costuma a aparecer lá mais para o fim do dia :D
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta jun 22, 2005 6:19 pm

Se as raças foram "inventadas" pelo homem para seu proveito. Alguém me consegue explicar o motivo de se cortar a cauda a algumas delas á nascença?
Ok, vamos explicar devagarinho:
existem cães que foram "inventados" para ajudar a caçar, por exemplo. Esses cães andam em sítios com erva alta e dura. Se tiverem cauda, esta bate nas ervas e rasga-se, deixando grandes feridas ao animal que lhe causam muito sofrimento. Por isso, cortam-se as caudas aos cachorros quando eles têm alguns dias de idade, para evitar preocupações futuras.
A meu ver a "invenção" de novas raças desde k os seus fins sejam benéficos para todos e nunca prejudiciais para o animal eu sou a favor. Que isto fique bem explícito.
Tipo... o próprio cão é uma invenção humana. Temos todo o direito de o usar e ele não se prejudica com isso. Ou você morria se lhe cortassem uma orelha numa sala de operações esterilizada, com analgésicos próprios?
ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

quarta jun 22, 2005 6:26 pm

.........
Última edição por ruka_retriever em quinta jun 23, 2005 1:51 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 22, 2005 6:37 pm

Ruka, você pediu polémica... Estão a dar-lha. Não é capaz de lidar com ela? Então porque pediu? É que entre polémica e debate vai uma enoooorme distância ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 22, 2005 6:48 pm

Desculpem, não tive paciência de ler tudo.
Como disse a ladyxzeus, um dos motivos para o corte de caudas é a caça em terrenos cheios de silvas e espinheiros.
Os cães ferem-se sériamente nesses terrenos - se já viu um cão a caçar há-de notar que eles, com o entusiasmo, não ligam a nada - e voltavam-se a ferir da próxima vez que fossem caçar.

Mesmo nos países nórdicos estes cães estão dispensados da lei anti-corte de orelhas e caudas.

Nos cães de luta o corte de caudas e orelhas destina-se a eliminar pontos fracos, muito dolorosos para o cão, que podem ser aproveitados pelo outro cão no decorrer do combate (daí que as orelhas sejam cortadas rentes à cabeça).

No caso dos cães de guarda, a cauda era um ponto fraco que podia ser agarrada pelo intruso.
Além disso, o ar temível do cão servia para desentivar os ladrões (o que também era bom para o cão...).

Resumindo : há boas razões - no interesse do cão - para serem efectuados os cortes tradicionais.
É ver a história de cada raça e procurar, de boa fé, os motivos.

Agora eu, pessoalmente, confesso que um dobermann com cauda inteira e orelhas inteiras é muito menos bonito e imponente que o tardicional.
Não tem mesmo comparação.

No que me diz respeito se os cortes forem feitos na idade certa, por um vet competente, não vejo o problema.

Não me pronuncio sobre os penteados - não percebo a mínima disso...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
vitor_neto
Membro Veterano

quarta jun 22, 2005 6:55 pm

aisd Escreveu: Como disse a ladyxzeus, um dos motivos para o corte de caudas é a caça em terrenos cheios de silvas e espinheiros.
Os cães ferem-se sériamente nesses terrenos - se já viu um cão a caçar há-de notar que eles, com o entusiasmo, não ligam a nada - e voltavam-se a ferir da próxima vez que fossem caçar.
Mas aisd, e o labrador? Não é um cão vocacionado para a caça também? No entanto o rabo e as orelhas continuam lá... :|
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta jun 22, 2005 7:08 pm

[quote=vitor_neto]
[quote=aisd]
Como disse a ladyxzeus, um dos motivos para o corte de caudas é a caça em terrenos cheios de silvas e espinheiros.
[/quote]

Mas aisd, e o labrador? Não é um cão vocacionado para a caça também? No entanto o rabo e as orelhas continuam lá... :|
[/quote]

para quem se gosta de passar por inteligente e é possuidor de 3 pochettes conhece mal a utilidade que eles desempenham na caça ó Vitor !

Nelson

P. S. e ñ se você ñ sabe tb ñ sou eu que lho vou ensinar que ñ tenho pachorra 8) 8)
vitor_neto
Membro Veterano

quarta jun 22, 2005 7:13 pm

vitor_neto Escreveu: Mas aisd, e o labrador? Não é um cão vocacionado para a caça também? No entanto o rabo e as orelhas continuam lá... |
A pergunta foi dirigida a aisd. Tá cá um eco... :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 22, 2005 7:14 pm

O labrador foi concebido para ser retriever de caça em lagos e pântanos.
É usado, em especial, na caça ao pato.
Nada bem, né ?

Vê-se isso nas provas de trabalho para labradores - o boneco é atirado para dentro de água, num lago, e o lab vai buscá-lo e deve entregá-lo sem uma marca de dentes nas mãos do dono.

O meu cunhado usava o dele para a caça ao pato (agora já não há patos selvagens para caçar...).

Já o perdigueiro é um caso típico de caça em terrenos de silvas.
O cocker em caça rasteira também em terrenos difíceis, etc, etc.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
everlast
Membro
Registado: terça abr 12, 2005 6:17 pm

quarta jun 22, 2005 7:28 pm

[quote=ruka_retriever]
lololololol

Voces n perdoam uma......

Eu na net tenho a mania de escrever rapido e depois dou erros k é uma coisa por demais.

[b]Labrador[/b]

Seria esta a palavra k tentei escrever.

:oops: esta malta n perdoa uma
[/quote]

:D
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

quarta jun 22, 2005 8:06 pm

...Tou a ver que isto está a ficar exitante :lol:

Passou-se muita coisa desde que fui dar um mergulho com o meu béubéu!!
Ainda agora estive ao pé de um perdigueiro que tinha a cauda curta, mas esta não foi amputada...é natural! E o que é natural (nacional) é bom! :D :lol:
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta jun 22, 2005 8:30 pm

vitor_neto Escreveu:
vitor_neto Escreveu: Mas aisd, e o labrador? Não é um cão vocacionado para a caça também? No entanto o rabo e as orelhas continuam lá... |
ñ meu caroa partir do momento em que você mete uma pergunta num forum publico tenho todo o direito de lhe responder . se queria colocar uma pergunta somente á Ana tinha colocado por pm :D

embora ñ entenda a pergunta pq você sabia perfeitamente a resposta á mesma 8)

Nelson

P.S. peço desculpa dizer que tem 3 pochettes quando na realidade têm 4
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quarta jun 22, 2005 8:51 pm

joaobogalhas Escreveu: ...Tou a ver que isto está a ficar exitante :lol:

Passou-se muita coisa desde que fui dar um mergulho com o meu béubéu!!
Ainda agora estive ao pé de um perdigueiro que tinha a cauda curta, mas esta não foi amputada...é natural! E o que é natural (nacional) é bom! :D :lol:
Foi amputada foi :P Só um irmão de ninhada (que eu me lembre) que foi para a Finlândia é que ficou com ela inteira ;)
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
vitor_neto
Membro Veterano

quarta jun 22, 2005 9:14 pm

nelsonk Escreveu:
vitor_neto Escreveu:
ñ meu caroa partir do momento em que você mete uma pergunta num forum publico tenho todo o direito de lhe responder . se queria colocar uma pergunta somente á Ana tinha colocado por pm :D

embora ñ entenda a pergunta pq você sabia perfeitamente a resposta á mesma 8)

Nelson

P.S. peço desculpa dizer que tem 3 pochettes quando na realidade têm 4
E vc por acaso respondeu?? :o vc sabia perfeitamente que eu sabia a resposta? porque? vc me conhece? :D tô a ficar desconfiado... :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 22, 2005 9:29 pm

ruka_retriever Escreveu: Do pouco tempo em k tenho estado em contacto com o mundo canino reparei em várias coisas.

Não resisto a dizer que é bem pouco tempo... :)
ruka_retriever Escreveu:

Qual a beleza k tem ver 1 cão com a cauda cortada? Se ele nasceu com ela isso devia ser algo aceite. Por esta lógica algumas partes do corpo humano deviam ser mutiladas também.
Não é beleza, é funcionalidade. Os cortes de cauda e oelhas não surgiram por moda, mas no tempo em que os cães serviam para algo além de passear as patas. Se se der ao trabalho de pesquisar encontrará aqui 999999 tópicos sobre esse assunto
ruka_retriever Escreveu: Cortes de cabelo. Uma coisa é tosquiarem o pelo ao cão devido ao calor. Outra é ver cães k levam com cada corte mais anti-natura só porque no concurso isso é considerado "lindo".
Mais uma calinada... Os cortes de pêlo e não de "cabelo" têm funções definidas em alguns casos....
ruka_retriever Escreveu: Se o cão tem pelo comprido (ex: golden, etc.) deixem o animal ser tal como seria naturalmente.
Corta-se o pelo aos Goldens ? Essa é nova...
ruka_retriever Escreveu: Será que um cão não deveria antes ser avaliado pela sua beleza natural?
UM cão é avaliado segundo o estalão, ou no caso de não ser de raça definida pela sua funcionalidade
ruka_retriever Escreveu: Com este post não quero ofender ninguém, apenas queria que se pensasse um pouco naquilo que fazemos aos "nossos" cães pela dita beleza........
Fale por si... e desculpe, não quer ofender ninguém e coloca polémica no título ? :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”