O meu primeiro canário

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
xlifes
Registado: quarta jun 22, 2005 8:31 pm

quinta jun 23, 2005 12:44 am

Boa noite :)
Acabei de me registar e é a primeira vez que visito este fórum.
No domingo recebi um canário e como não sei muito sobre eles resolvi vir perguntar e aprender com os experts ;)

A minha primeira questão é sobre o relacionamento dos canários com os donos. Disseram-me que os canários não são animais que se habituem ao contacto com o dono, ou seja, ao contrário dos piriquitos, não se habituam a ser pegados, a festas, a pousarem no dedo, etc

Gostava de saber se isto é verdade porque queria habituar o meu, logo de inicio, a não ter medo de mim. Gostava que ele se habituasse a ser pegado, a andar mais ou menos livre no quarto, etc.

Qualquer outra dica que queira fornecr será bem vinda! :D ;)

Obrigado!
sergiumcostae
Membro Júnior
Registado: sexta fev 25, 2005 9:51 pm

quinta jun 23, 2005 8:08 am

Sem ser nada parecido com um "expert" posso apenas dizer que apenas um canário que tenha sido habituado desde muito novo a andar solto e ser agarrado pelo dono o aceita naturalmente e se comporta devidamente.

Isto não invalida que o canário possa ser solto no quarto, se tiver uma espécie de plataforma (estilo as que se usam para papagaios) onde se alimenta e descança.

Quanto a ser agarrado ou mesmo responder ao chamamento, o tempo, a paciência e a persistência podem fazer milagres.

Boa sorte com a ave!
xlifes

segunda jun 27, 2005 7:57 pm

Obrigado pela resposta :)

Já agora outra dúvida: posso ter um casal de canários na mesma gaiola, sem qualquer problema?
A gaiola tem cerca de 35 cm de comprimento 25 largura e 35 de altura.

E dois machos, é possível?

Obrigado
sergiumcostae
Membro Júnior

terça jun 28, 2005 10:47 am

Ambas as situações são desaconselhadas.

No caso do casal, basta que uma das aves entre no cio e a outra não para que surjam "guerras".

No caso dos machos, numa gaiola/viveiro maior poderia conviver mas com essas dimensões estou em crer que as questões territorias resultariam em confusão e ataques constantes.

É a minha opinião mas poderão sempre surgir outras de pessoas mais experientes :lol:

Cumprimentos ao fórum,
xlifes

sexta jul 01, 2005 12:06 pm

Mais uma vez obrigado pela resposta sergiumcostae :)

No entanto gostava que mais pessoas partilhassem experiencias...
Conheço pessoas que tiveram casais de canários juntos sem nunca terem problemas, eles punham inclusive ovos (apesar de nunca terem chegado a nascer)

É que me custa ver o pássaro sozinho na gaiola... :(
songohan
Membro Júnior
Registado: domingo abr 03, 2005 11:10 pm
Localização: 2 cadelas, 2 canários, 4 peixes, 1 porquinho da índia e 1 melro bebé

segunda jul 11, 2005 10:59 am

Eu tenho uma canária que estava junta com 2 canários num viveiro, mas algo de mal se passou com os canários que morreram os 2 com intervalo de menos de uma semana.
Isto aconteceu em Abril, a canária fugia para o canto mais distante da gaiola o mais depressa que podia, mas há pouco tempo começou a não se importar que eu fosse lá mudar a gaiola, pôr comer.... e algures a meio da semana passada encontrei-a a apanhar os pedaçinhos que sobravam das verduras que ia comendo e ia fazendo um montinho lá num canto da gaiola.
Pensei que se calhar ela queria-se deitar num sítio fofo e pus-lhe o ninho. Ela pouco a pouco tem montado o ninho como se fosse pôr ovos.... agora anda muito calada, só saí do ninho para vir comer e beber... e deixou de comer verduras, nem a maça que ela adorava agora come.
Mas é engraçado vê-la lá a cuidar com todo o cuidado do ninho.
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

segunda jul 11, 2005 5:53 pm

Carlosepar
Registado: sexta jul 22, 2005 10:03 am

sexta jul 22, 2005 10:30 am

seiq que esta altura não é a mais adequada mas so hoje ´
que me informei disso... ja tenho os canarios juntos a cerca de3 dias e parece-m que eles estao a fazer o ninho... meti um pouquinho de palha e algodão na gaiola e eles andam a acartarla para o ninho... acham que va resultar? :)
sergiumcostae
Membro Júnior

sexta jul 22, 2005 10:35 am

Depende do que entender ser "resultar"

Se resultar for a canária pôr ovos, chocar, ter crias e criá-las sim é capaz de resultar.

Na minha opinião é demasiado tarde pois a canária vai passar demasiado calor a chocar e as aves reém nascidas vão ficar fora do ciclo e não vão estar em condições de procriar no próximo ano ou só o farão demasiado tarde, igualmente.

É a minha opinião mas outras poderão haver discordantes...

Cumprimentos ao Fórum,
Carlosepar
Registado: sexta jul 22, 2005 10:03 am

sexta jul 22, 2005 10:56 am

eu apenas os juntei, porque o pobre do canario andava a galar o recipiente da comida... acreditem que é verdade ... lol... mesmo que n faça criação, afoga as magoas com a canária :lol:
sergiumcostae
Membro Júnior

sexta jul 22, 2005 11:03 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Aves”