Sardões!!!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta jun 23, 2005 4:24 pm

o k me ferrou era um nivito...
eu penso k isso de atacar as senhoras seja mais um mito dos portugueses tal como o de que as osgas sao venenosas.
eu NUNCA vi nenhum sardao a atacar alguem. a primeira reacção destes é fugir. ouve uma altura k eu keria tentar fotografar um perto da minha zona (era um lindo com cerca de 60cm) e nao consegui pois o zoom da maq nao era suficiente e sempre k me aproximava ele basava(infeismente foi morto por algum *** k tinha como hobby matar sardoes á espingardada.
o k me ferrou tá-se mesmo a ver porque: o macho ainda era novinho (+-40cm) e eu feito nabo tentei-o apanhar, e consegui, o pior foi a sua reacção :lol:
a especie é esta:
lacerta lepida ou Timon lepidus
Imagem
Imagem
o k me ferrou era +- como este daki debaixo:é um subadulto
Imagem
da fauna portuguesa sao os meus preferidos.
mas como digo, eles nao atacariam as galinhas pois nao eram capazes de as comer, e sendo assim, nao atacariam por prazer...
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

sexta jun 24, 2005 5:23 pm

zuca_05 Escreveu: Desculpem a minha pergunta um pouco parva, mas é que li o tópico e lembrei -me que tb já vi perto de minha casa um lagarto desses e estava em apuros enrolado numa vedação!
Por acaso consegui safar-se sozinho lá se desenrolou, mas o que queria perguntar é se é mesmo verdade que esses animais atacam as mulheres lol lol lol lol ;)
Isto q estou a perguntar pode nao ser tao descabido pois chegou a ser noticiado no telejornal, um caso lá para cima p o norte em que várias mulheres de uma aldeia já tinham sido mordidas pelos sardões!
e queriam juntar-se p os matar evil
Chegaram a ir pessoas da protecção civil pelo que me lembro, porque eram uma praga e viam-se os bichos a passsear pela estrada, por tudo o que era sítio!
Ok obrigado!
e gostei de ver as fotos nao sao assim tao feiinhos e eu ate sou do SPORTING
;)
Precisamente, Zuca!
Eu não falei no assunto das mulheres porque pensei que o pessoal me chamasse de maluco ou qualquer coisa do género! :lol:
Mas já que tu tocaste no assunto...eu também não acredito muito nisso, mas a minha mãe diz que quando era criança que houve 2 sardõe que se amandaram á minha avó e ela assistiu a tudo, daí ela ter pavor a estes bichos! Ela disse que os bichos amandaram-se ao pescoço um a seguir ao outro e que se não fosse o meu avô a acudir logo, que eles a matavam!
Mas o que é certo é que os bichos nem sequer morderam a minha avó, apenas ficou com umas arranhadelas no pescoço!
Mas para mim esta história dos sardões atacarem as mulheres é apenas um mito. ;)
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 24, 2005 5:37 pm

Imagem

É impressão minha ou este aqui está a ficar acastanhado no pescoço e no rabo?
É que a minha mãe diz que também viu sardões castanhos!! Eles mudam de cor consoante a idade ou é para se destinguirem machos de femeas ou nem uma coisa nem outra?
Tartas
Membro
Registado: quinta abr 07, 2005 9:41 pm
Localização: 2 tartarugas de face rosadas, um cão Epagneul Breton e uma rafeira dingo, a nina!

sexta jun 24, 2005 6:25 pm

por favor não os matem! isso é ilegal1 e uma pena, esses animais são valiosos e estão a desaparecer!!! eles não comem galinhas inteiras assim!!! deve ser um cão ou alguêm q vos anda a fazer isso mas se os teus pais querem mata-los po que não chamar alguêm do jardim zoologico para os ir buscar!!! eles não tem culpa de viver!!
Tartas
Membro
Localização: 2 tartarugas de face rosadas, um cão Epagneul Breton e uma rafeira dingo, a nina!

sexta jun 24, 2005 6:26 pm

por favor não os matem! isso é ilegal... e uma pena, esses animais são valiosos e estão a desaparecer!!! eles não comem galinhas inteiras assim!!! deve ser um cão ou alguêm q vos anda a fazer isso mas se os teus pais querem mata-los po que não chamar alguêm do jardim zoologico para os ir buscar!!! eles não tem culpa de viver!!
Tartas
Membro

sexta jun 24, 2005 6:28 pm

por favor não os matem! isso é ilegal... e uma pena, esses animais são valiosos e estão a desaparecer!!! eles não comem galinhas inteiras assim!!! deve ser um cão ou alguêm q vos anda a fazer isso mas se os teus pais querem mata-los po que não chamar alguêm do jardim zoologico para os ir buscar!!! eles não tem culpa de viver!!
Tartas
Membro

sexta jun 24, 2005 6:29 pm

:p :o
joaobogalhas
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 24, 2005 8:00 pm

OK, tartas!
Mas não é preciso repetir tantas vezes :lol:

Vou fazer os possiveis para que os meus pais não os matem!

...agora chamar alguém do zoológico, é impossivel! ;)
Izac
Membro Júnior
Registado: quarta mar 02, 2005 5:05 pm

terça jun 28, 2005 2:46 pm

oi pessoal,
pelo que eu ja ouvi sobre sardoes, eles costumam atacar as mulheres devido a estas terem o periodo e os sardoes sentirem o cheiro do sangue. por isso só atacarem as mulheres. Quem me disse isto foram pessoas que com alguma idade e sabedoria.
Quanto as galinhas aparecerem mortas, acho que tambem pode ser o calor ou entao uma doninha ja estas ainda sao pequenas, poeque eu tambem ja tive esse problema.
Espero que com o meu testemunho possa ajudar.
Um abraço... :)
Izac
Membro Júnior

terça jun 28, 2005 2:47 pm

oi pessoal,
pelo que eu ja ouvi sobre sardoes, eles costumam atacar as mulheres devido a estas terem o periodo e os sardoes sentirem o cheiro do sangue. por isso só atacarem as mulheres. Quem me disse isto foram pessoas que com alguma idade e sabedoria.
Quanto as galinhas aparecerem mortas, acho que tambem pode ser o calor ou entao uma doninha ja estas ainda sao pequenas, poeque eu tambem ja tive esse problema.
Izac
Membro Júnior

terça jun 28, 2005 2:47 pm

oi pessoal,
Izac
Membro Júnior

terça jun 28, 2005 2:49 pm

oi pessoal,
Izac
Membro Júnior

terça jun 28, 2005 2:50 pm

oi pessoal,
Bandycute
Membro
Registado: sábado abr 23, 2005 4:04 pm
Localização: 4 cães,2 gato,1 hamster,8 canários,1 rosicolis,2 caturra,2 rãs,48 girinos

segunda jul 04, 2005 11:22 pm

Quando era mais jovem encontrei um lagarto de mais ou menos 40 cm de comprimento cor amrelo com manchas laranjas, o lagarto estava tão imovel ke deu para lhe colocar um pacote de yogurt na cabeça ....coisas de criança...não voltei a ver outro reptil assim....será ke era um sardão??
Última edição por Bandycute em segunda jul 04, 2005 11:32 pm, editado 1 vez no total.
Bandycute
Membro
Registado: sábado abr 23, 2005 4:04 pm
Localização: 4 cães,2 gato,1 hamster,8 canários,1 rosicolis,2 caturra,2 rãs,48 girinos

segunda jul 04, 2005 11:23 pm

Existem sardões na zona de Évora??
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”