Amina Escreveu:
No Brasil há uma novela chamada América, que retrata a vida de peões e rodeios. Antes da novela começar, a escritora da novela recebeu milhares de emails com protestos de ativistas e pessoas comuns, indignadas com o fato. Acontece que a novela não mostra a realidade de um rodeiro, e sim o lado "bonito", como as festas, as danças...
Se todas as pessoas se unirem com certeza muita coisas pode mudar.Basta união. E os políticos trabalham pra nós, o povo! Então eles devem adptar as leis de maneira justa!
O que mais me indigna é que eles ficam mostrando a cultura norte americana de rodeio onde eles literalmente massacram o boi!
Sempre pensei que os cavalos usados nos rodeios eram cavalos selvagens que nunca tinha sido montados e por isso é que saltavam assim.
Antes de mais nada gostaria de mencionar novamente que sou contra os rodeios. Mas Ladyxzeus,eu moro no Rio Grande do Sul(Brasil) e não é bem assim que as coisas acontecem. O Rodeio é baseado na lida campeira, na maneira em que os antigos fazendeiros viviam. Há rodeios em que realmente existem bois e cavalos selvagens, mas a grande maioria dos rodeos são feitos com cavalos domados,que tem seus próprios propietários, e que ganham muito dinheiro para colocá-los nestes "shows". O rodeo não é só montar no boi o máximo de tempo que conseguir, também tem a modalidade de laçar o boi pelas pernas( o que não machuca),ginetiada...
Nunca ouvi falar em choques na barriga do boi, o que pode ser usado é amarrar os testículos do animal.
Eu não gosto de rodeos, mas também não pensem que os animais saem quebrados, feridos, quase mortos,pois aqueles animais valem muito dinheiro, e seus proprietários perderiam muito com isso
Os cavalos usados em rodeios gaúchos ou são selvagens ou são cavalos considerados indomaveis , que não aceitam que alguém monte neles, então basta que o cara monte no cavalo para ele sair pulando, as esporas são proebidas (nem as redondas sem pontas podem entrar nessa prova) o animal vale uma fortuna e tem uma vida que muitos pediriam pra ter quando está fora dos rodeios.
Aqui existem um abatedouro de cavalos selecionados que trouxe muito problema para que os gaúchos aceitassem que ele simplesmente vendesse a carne do cavalo, os gaúchos mais tradicionalistas discordam disso pq pra eles o cavalo é muito mais que um amigo.
Aqui no sul não se ve pra vender carne de cavalo (eu pelomenos já procurei e nunca vi), mesmo pq até mesmo quem mora nas cidades e nunca teve contato com um cavalo não comeria.
Os gaúchos também são conhecidos como orelhanos, isso porque quando o pessoal de fora domava o cavalo a força, o gaúcho montava no cavalo mais para perto do pescoço se agarrava (parecia que estava cochichando na orelha do cavalo) para que o animal selvagem se acostumasse com o peso da pessoa e parasse de pular, quando o cavalo parava eles iam se acomodando cada vez mais pra baixo até montarem normalmente.
A mesma historia do cavalo vale para o boi, eles atiram uma coisa chamada bolhadeira nas patas dos bois, o tombo não é forte o animal não chega a se machucar, caso ele se machuque é descontado pontos dos ginetes, a mesma coisa vale para a laçada.
Existem motivos para tantos cuidados com os bois, é mais do que comprovado que um animal que sofre não dá bom churrasco, isso também vale para os abatedouros, e quem vende peles de coelhos (cuja a carne também é vendida) nesses casos o animal nem sabe como morreu, se ele se estressar antes de morrer ou sentir qualquer dor ele se irrigesse e a carne acaba ficando extremamente dura.
Outro dos motivos é que a maioria dos animais que participam dos rodeios gaúchos vão para a expointer (é uma em cima da outra), lá o animal não pode apresentar sinais de maus tratos pois desmoraliza completamente o criador (na expointer também tem as mesmas provas ainda de presente o final da prova mais cobiçada chamada de Freio de Ouro.