O Canil Municipal de Lisboa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Boas, eu vou apenas transmitir o que me foi dito hoje por uma pessoa que foi ao canil á procura do cão dela.
Ela t~em um cão e por vezes, pira-se atrás das cadelas, e anda a vadiar durante 2 ou 3 dias, mas desta vez ultrapassou os limites, e lá foi o dono, ao canil.
Como o cão está identificado com chip e licença, a pessoa pensava que caso o cão fosse parar ao canil da camara, que eles contactariam o proprietário, mas não, pois desenganem-se as pessoas que, como eu estavam convencidas disso, os funcionários da camara nem se dão ao trabalho de verificar se os cães tem identificação, e a desculpa é que os aparelhos ou estão avariados ou não tem pilhas.
Portanto, convém que as pessoas façam correr a informação de que, caso o cão se perca ou um gato, que se dirijam ao canil da camara que é no monsanto, e procurem lá, porque neste momento, existem vários cães de raça pura, bem estimados (não tem aspecto de terem sido abandonados, mas sim, perdidos, fugidos).
Que estão lá para adopção, e sabe-se lá os que estão chipados???, e que os donos andam aflitos á procura deles, pensando até que tenham sido roubados.
O Canil já começou com a recolha de cães e gatos, na próxima semana a carrinha, regressará para as ruas de Lisboa, e apanham todos os cães e gatos tenham ou não identificação.
Portanto, não deixem os vossos animais á solta sem andarem com os donos.
Ela t~em um cão e por vezes, pira-se atrás das cadelas, e anda a vadiar durante 2 ou 3 dias, mas desta vez ultrapassou os limites, e lá foi o dono, ao canil.
Como o cão está identificado com chip e licença, a pessoa pensava que caso o cão fosse parar ao canil da camara, que eles contactariam o proprietário, mas não, pois desenganem-se as pessoas que, como eu estavam convencidas disso, os funcionários da camara nem se dão ao trabalho de verificar se os cães tem identificação, e a desculpa é que os aparelhos ou estão avariados ou não tem pilhas.
Portanto, convém que as pessoas façam correr a informação de que, caso o cão se perca ou um gato, que se dirijam ao canil da camara que é no monsanto, e procurem lá, porque neste momento, existem vários cães de raça pura, bem estimados (não tem aspecto de terem sido abandonados, mas sim, perdidos, fugidos).
Que estão lá para adopção, e sabe-se lá os que estão chipados???, e que os donos andam aflitos á procura deles, pensando até que tenham sido roubados.
O Canil já começou com a recolha de cães e gatos, na próxima semana a carrinha, regressará para as ruas de Lisboa, e apanham todos os cães e gatos tenham ou não identificação.
Portanto, não deixem os vossos animais á solta sem andarem com os donos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Eu inocente a pensar que o canil mal apanhasse um canito iria ver se este tinha um dono preocupado que lhe colocou um chip... Pois Pois dava trabalho...
Obrigado pelo Alerta
Obrigado pelo Alerta

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
E em caso de adopção de um cão ou gato o futuro dono tem que colocar e pagar o chip, o que eu concordo plenamente, mas se depois não há verificação por parte dos serviços quando encontram um animal perdido/abandonado de que serve o chip!?!? 

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Mas geralmente há verificação. Pelo menos nos vets. Penso que se está a ponderar a utilização de leitores de chip portáteis para a polícia e funcionários dos canis municipais... Pelo menos foi o que ouvi dizer... Mas toda a gente sabe como são estas coisas...arame Escreveu: E em caso de adopção de um cão ou gato o futuro dono tem que colocar e pagar o chip, o que eu concordo plenamente, mas se depois não há verificação por parte dos serviços quando encontram um animal perdido/abandonado de que serve o chip!?!? evil

-
- Membro Veterano
Pois nos vets. que eu conheço há.Só que os animais que são apanhados pelo piquete do canil, vão directos para lá, e não passam pelos vets.
E, só o facto de não verificarem se têm proprietário, é muito mal feito, não estão para ter trabalho, porque a seguir se nós formos lá para adoptar um só sai de lá com chip, e aí eles tem que usar o aparelho para confirmarem o nº, afinal têm pilhas ou não?, é mesmo só para não terem trabalho.
Actualmente eles também não abatem todos os animais que apanham, pois as instalações são maiores e está tudo limpo, os animais apesar de estarem acorrentados, estão em compartimentos individuais, tem taças inox com ração e água, que estão presas á parede. Pelo menos as condições são melhores.
Só abatem os animais que são muito velhos e doentes, que não há possibilidade de cura. Os restantes ficam para adopção.
E, só o facto de não verificarem se têm proprietário, é muito mal feito, não estão para ter trabalho, porque a seguir se nós formos lá para adoptar um só sai de lá com chip, e aí eles tem que usar o aparelho para confirmarem o nº, afinal têm pilhas ou não?, é mesmo só para não terem trabalho.
Actualmente eles também não abatem todos os animais que apanham, pois as instalações são maiores e está tudo limpo, os animais apesar de estarem acorrentados, estão em compartimentos individuais, tem taças inox com ração e água, que estão presas á parede. Pelo menos as condições são melhores.
Só abatem os animais que são muito velhos e doentes, que não há possibilidade de cura. Os restantes ficam para adopção.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
- Contacto:
Na realidade as mudanças estão sendo feitas gradualmente, no entanto parece que a gestão destes "pequenos" espaços municipais ainda não estão a ser lá muito bem geridos no que toca a verificação veterinaria; aliás, deveria ser ali o inicio do exemplo, mas... bem vindos ao mundo real.
Sendo um canil municipal da nossa capital, assim deveriam seguir alguns outros tantos que ainda não têm infelizmente infraestruturas para acolher de melhor modo os cachorros ou perdidos, ou axados
Se na realidade eles têm os aparelhos de verificação ao chip, seria muito mais facil e até mesmo economico, o encontrarem os verdadeiros donos a fim de evitarem custos desnecessarios com alimentação e estadia num canil municipal com cães que têm na realidade donos, quando há pelo menos um dono para o mesmo efeito.
E afinal, é só mesmo passar o leitor...

Sendo um canil municipal da nossa capital, assim deveriam seguir alguns outros tantos que ainda não têm infelizmente infraestruturas para acolher de melhor modo os cachorros ou perdidos, ou axados

Se na realidade eles têm os aparelhos de verificação ao chip, seria muito mais facil e até mesmo economico, o encontrarem os verdadeiros donos a fim de evitarem custos desnecessarios com alimentação e estadia num canil municipal com cães que têm na realidade donos, quando há pelo menos um dono para o mesmo efeito.
E afinal, é só mesmo passar o leitor...

<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Eu tambem gostava que no canil municipal verificassem se os animais têm chip, e gostava ainda mais que tratassem como deve ser os que não estão muito doentes...que apenas necessitem de um antibiótico por exemplo...como aconteceu como o meu pequenino, que vinha cheio de feridas, e com uma manta compacta de nós no lombo...que nem tinha ainda sido cortada, acredito que não tenham muito tempo, mas...não era bonito de se ver...só quando disse que o queria adoptar se disponibilizaram para lhe dar o antibiótico que precisava desde o início...só me resta pensar que talvez não abatam só os caes assim tão irrecuperáveis..
Sandrape acho que já é "condição" normal dos canis, não gastar dinheiro e tempo num animal que não tem dono. Quando houver um interessado dono....ai entãoi já se faz.Eu tenho uma cadelinha com pouco mais de um ano que foi adoptada numa campanha do canil de Oeiras e vinha num estado de meter dó, com parasitas internos, externos, esfomeada e os outros dois cachorros que estavam para adoptar encontravam-se no mesmo estado. Perguntei ao vet se a iam desparazitar ao que me respondeu que não, iam só colocar o chip que era obrigatorio, nem a 1ª vacina deram.....
boas, eu acho este assunto muito pertinente e queria deixar-vos uma situação muito desagradavel que se passou comigo á pouco tempo. eu ja tinha 2 caes srd pequenos contudo, queria mais um mas que fosse grande. Nao me inportava com a raça queria um cao que pudesse fazer de guarda, como nao estava interessado em comprar comecei a procurar na net caes para adoptar. Encontrei umas cadelinhas raçadas de doberman, eram um espectaculo(pelas fotos que vi) e apaixonei-me logo por elas, telefonei á senhora e ela disse-me que tinha levadas as cadelinhas no dia anterior para o canil, isto a uma quinta, como o canil ja estava fechado( aqui fecha á 13h). fui lá no dia seguinte (sexta feira) passei a manha toda á espera do pessoal do canil que tinham saído. E quando comecei a procurar as cadelitas nas boxes comecei a ficar preocupado pois nao as encontrava então perguntei ao sr. do canil onde estavam as 3 cadelitas e ele nao me soube dizer depois de muito insistir ele lá me chamou á parte pois tava com 2 amigos meus e me disse que elas tinham sido abatidas no dia anterior, foi um choque tremendo pois até já tinha decidido o nome da cadelita, elas foram abatidas no dia seguinte a terem sido colocadas no canil. Fiquei desolado. Ainda rispotei que as cadelitas ainda eram bebes pois só tinham 3 meses ao que ele me disse que já eram grandes pela altura do joelho, pudera eram filhas de uma doberman. Bem com esta msg queria desabafar.
P.S. sr. MFR eu ainda nao coloquei as fotografiasa da minha cadelita
para comparar com a sua pois ainda nao tive tempo mas vou tentar coloca.-las o mais depressa possivel
para comparar com a sua pois ainda nao tive tempo mas vou tentar coloca.-las o mais depressa possivel
-
- Membro Veterano
Nelson eu sou Sra.

Eu espero, não tenho pressa

Mena
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Estranho...
Perguntaram as normas de funcionamento dos ditos ?
Perguntaram as normas de funcionamento dos ditos ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Eu suponho que esteja a falar para mim casadeanaval, por acaso não perguntei as normas do canil mas esta situação nao é normal, pois um amigo meu, que foi comigo, adoptou um cão uns quatro meses antes de mim.
Nessa altura encontrava-se no canil um husky branco e quando eu lá fui buscar a cadela o husky ainda se encontrava no canil.
O que eu suponho com base nos argumentos do sr. do canil é que por serem 3 cadelas de raça grande eles acharam que nao iriam arranjar donos para elas. claro que isto é a minha conclusão de tudo o que aconteceu, como é obvio não sei quais as razoes que levaram ao abate das cadelitas.
E eu fiquei tao revoltado pois existiam cães adultos em muito mau estado e eles abateram cachorros.
peço desculpa sra. MFR
Nessa altura encontrava-se no canil um husky branco e quando eu lá fui buscar a cadela o husky ainda se encontrava no canil.
O que eu suponho com base nos argumentos do sr. do canil é que por serem 3 cadelas de raça grande eles acharam que nao iriam arranjar donos para elas. claro que isto é a minha conclusão de tudo o que aconteceu, como é obvio não sei quais as razoes que levaram ao abate das cadelitas.
E eu fiquei tao revoltado pois existiam cães adultos em muito mau estado e eles abateram cachorros.
peço desculpa sra. MFR
Eu suponho que esteja a falar para mim casadeanaval, por acaso não perguntei as normas do canil mas esta situação nao é normal, pois um amigo meu, que foi comigo, adoptou um cão uns quatro meses antes de mim.
peço desculpa sra. MFR
peço desculpa sra. MFR
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Pensei que a lei fosse igual para os canis todos...8 dias de quarentena e só a abtessem ao fim desses 8 dias...em Lisboa penso que respeitem, e até vi cães com patas ligadas ou com tratamentos feitos, o meu não teve essa sorte, mas oiço coisas de outros canis onde nem os 8 dias respeitam, e abatem nesses 8 dias mesmo quando existem pessoas interessadas em adoptar...ficamos a pensar que tudo é possível...dependendo das pessoas que trabalham nestes sítios :(